Home Noticiário Internacional Paquistão incorpora submarino AIP

Paquistão incorpora submarino AIP

442
12

hamza-agosta-a90b.jpg

A Marinha do Paquistão finalmente concluiu a construção do seu segundo submarino Agosta 90B, de construção local. O Hamza, foi construído no estaleiro da Marinha em Carachi e incorporado à frota em 26 de setembro.

Ele é o terceiro submarino Agosta 90B do contrato de US$ 1 bilhão, assinado em setembro de 1994 com a DCNI da França, para a transferência de tecnologia na construção de submarinos.

O Agosta 90B tem 76 metros de comprimento e 2.000 toneladas de deslocamento, sendo a primeira classe de submarino convencional equipada com o sistema AIP francês MESMA, que aumenta a sua capacidade de permanecer submerso por longos períodos. Ele pode permanecer no mar continuamente por 60 dias e é dotado de um sistema de combate no “estado-da-arte” SUBTICS (sistema tático integrado de combate para submarino).

O submarino é armado com mísseis antinavio Exocet SM-39 e torpedos guiados a fio F17P Mod.2. Segundo a Marinha do Paquistão, o Hamza será o primeiro submarino AIP a operar no Mar Arábico.

NOTA DO BLOG: O primeiro afundamento de navio de guerra por um submarino, depois da Segunda Guerra Mundial, foi realizado por um submarino paquistanês. Veja a história aqui.

12
Deixe um comentário

avatar
12 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
9 Comment authors
Força de submarinos da Índia em declínioÍndia emitirá RFP para submarinos AIP em 2009Marinha do Paquistão com capacidade estratégicaEMERSON FULLYMarko Ramius Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
pablo
Visitante
pablo

sera que a diferenca( $$$$$) de sub’s com AIP e sub’s convencionais e tao grande assim ??
por que so o Brasil opta por um modelo sem AIP ??? Sera que e so questao de custo mesmo ????
um sistema AIP aguenta quantos dias submerso ??

FALCON
Visitante

É por isso q as vezes me revolto c/ a mentalidade do nosso governo,parece q até o Paquistão é mais competente q nós p/ comprar equipamentos militares,o maior problema q o nosso país tem é q a grande maioria das nossas compras são a medio e a longo prazo,vejam só os nossos subs.E qdo compramos pagamos valores absurdos (SH-70).abraços a todos.

direto do fundo do mar
Visitante
direto do fundo do mar

Sugiro uma rapida pesquisada no Blog, nos posts anteriores, aonde vc verá esse assunto amplamente debatido e suas duvidas serão sanadas.:)

mario
Visitante
mario

Pouca vergonha! Típica de brasileiros! Até o Paquistão, que, apesar de ter bombas atômicas, não é potência, longe disso, está mais adiantado (e muito!) do que o Brasil em termos de submarinos e outros meios militares – eles já têm caças supersônicos construídos lá, por exemplo. Já construíram um submarino próprio, moderno, com as melhores armas e com AIP, ainda por cima! E o Brasil, como sempre, a passos de tartaruga e pensando pequeno: nossas autoridades não querem o Scorpéne com AIP… Assim não dá!

Walderson
Visitante
Walderson

Galera,
60 dias no mar, não é muito? Com certeza não deve ser submerso, né?
Desculpem a ignorância (sou da turma do aviãozinho, mas tentando aprender um pouco).
Um abraço.

Galante
Visitante

Pode ficar 60 submerso sim, Walderson, usando snorkel em intervalos de 2 a 4 dias, dependendo do consumo das baterias.

Vassily Zaitsev
Visitante
Vassily Zaitsev

Desde 1994 para se contruir os 3 subs??? Pelo que se vê, não é só aqui que se leva uma eternidade para fabricar uma arma de guerra. E olha que o Paquistão vive trocando tiros com a Índia por causa da Caxemira.

Marko Ramius
Visitante
Marko Ramius

Esse submarino está uma geração atrás do Scorpène, mas será perigoso com AIP, por isso os indianos querem o MESMA nos seus submarinos também.

EMERSON FULLY
Visitante

PAÍSES EM RELAÇÕES DE CONFLITO COMO PAQUISTÃO E ÍNDIA,OBVIAMENTE IRÃO DESENVOLVER OU ADQUIRIR,MATERIAL BÉLICO UM MAIS MODERNO DO QUE O OUTRO.PORÉM,ISSO NÃO SIGNIFICA QUE O PAÍS ESTEJA OU SEJA DESENVOLVIDO!O BRASIL APESAR DE NÃO TER A METADE DO PODER BÉLICO DESSES PAÍSES,É BEM MAIS DESENVOLVIDO ECONOMICAMENTE,SOCIALMENTE,E ATÉ TECNOLÓGICAMENTE.PODERIO MILITAR SEM DEMOCRACIA NÃO DÁ!!

trackback

[…] navio-aeródromo. Talvez o almirante paquistanês esteja se referindo à grande autonomia dos seus novos submarinos com AIP. Os submarinos paquistaneses são armados com mísseis antinavio Harpoon e AM-39 Exocet e possuem […]

trackback

[…] França foi assinado em 2005. A transferência de tecnologia ao Paquistão dos submarinos franceses Agosta 90B, também apresentou atrasos significativos. Os atrasos podem favorecer o U-214 da HDW (foto acima) […]

trackback

[…] Paquistão incorpora submarino com AIP […]