a12ecvn76.jpg

No dia 8 de junho de 2004, o NAe São Paulo (A12) realizou a Operação PASSEX, com o USS Ronald Reagan (CVN76), em passagem pelo Brasil, rumo ao Pacífico.
Na ocasião, aviões AF-1 Skyhawk da MB realizaram toques e arremetidas no convôo do Reagan.
O NAe São Paulo aparece nas fotos com apenas um jato Skyhawk no convôo, denotando a grande diferença de poder de fogo dos navios.

a12ecvn76a.jpg

a12ecvn76b.jpg a12ecvn76c.jpg a12ecvn76d.jpg

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Mahan

O mar estava tão “espelhado” que parecem dois nautimodelos.O SP é uma grande nave, não fica muito a dever, ao menos em tamanho, ao NAe norte-americano.

Raphael

Voce esta achando que o Sao Paulo nao fica muito a dever por que as fotos foram tiradas com o Sao Paulo na frente, isto faz uma ilusao de otica. Gostaria de ver uma foto com o USS Ronald Reagan na frete.

Aqui voce pode ver eles de cima:
http://www.globalsecurity.org/military/world/carriers.htm

CorsarioDF

Mahan, se vc tivesse visto de perto vc não diria isso. A diferença é muito grande. Raphael excelente link, deu para notar que só o Kurnetsov (Russo) e o Charles D’Gaule (Francês) e que chegam um pouco perto, mas mesmo assim os Nae Americanos são verdadeiras cidades flutuante. Acho que para o Brasil, um Nae(dois na minha opnião pessoal, um no Rio e outro em Belém) do tamanho do SP (Porém moderno, e se possível nuclear, pois o mais difícil nós já temos, o REATOR) ou do Charles D’Gaule já estariam mais do que suficiente, pois também não temos muito… Read more »

Marcelo R

EEEEE,

Os Estados Unidos não estão “Deitados eternamente em berço explêndido”, como diz a letra do Hino Nacional.
O problema é que os estrangeiros nunca estiveram deitados eternamente em berço explêndido, eles estão sempre trabalhando para garantir os seus direitos num Mundo em que é “uma conversa fiada” o termo Civilização, isto tudo não passa de uma competição em que o mais forte ganha (lei da Natureza).
Quando é que pelo menos vamos rever este conceito de “deitados”?

RL

Galante. Realmente, parece que foi ontem.

Depois de 4 anos, o Reagan contínua operacional, enquanto o São Paulo de certa forma agoniza pra se fazer presente em intermináveis recuperações.

Da até um gelo no estomago quando se nota a clara diferença de apenas um único de nossos guerreiros no convés de vôo sabendo que ao mesmo tempo, do outro lado, como você bem disse, tem uma frota capaz de destruir todas as FA´s da américa latina.
Não que tivessemos que ter algo superior, más no minímo perto a altura.

Abraços.

João-Curitiba

Um Tarawa ou Wasp já chega para por a pique o SP. Nem precisa NAe.

Cinquini

Saudoso dia em que sonhávamos que tinhamos um PA 🙁

McNamara

O comentário do Mahan só pode ser irônico. O São Paulo ( Opalão velho de Guerra), fica em tudo a dever ao Ronald Reagan: Tamanho, deslocamento, armamento etc. etc. etc. Em um conflito contemporâneo, é melhor mantê-lo no Arsenal do que ter que se preocupar em escoltá-lo. Seu poder de fogo não vale o risco que vai correr navegando. É um desrespeito para com o contribuinte brasileiro, a ridícula situação em que se encontra.
É um Porta-Aviões de Fachada, não serve para nada, nem para treinamento, pois não funciona, e os aviões também não voam!

Hornet

Galante, não seja “maldoso”. No convés do Opalão, além de UM Skyhawk, tem também 3 helis, 4 “tratorzinho amarelo” (que eu não sei o nome) e acho que um “guincho”, bem ao lado esquerdo da “ilha”. Ou seja, não estamos tãaao mal na foto como vc disse… Dava pra ter encarado o USS Ronald Reagan numa boa!!!.rs.rs.rs…

um forte abraço

Baschera

Putz !!! Sem comentários, não vale o esforço….
Sds.

Mahan

Amigos, eu vi o USS Ronald Reagan (nome mais que merecido!)bem de perto na baia da Guanabara. Reafirmo, não me pareceu ser tão maior, entendeu? Não estou comparando poderio. Mesmo nas fotos acima,descontando, claro, o efeito da perspectiva. A diferença é gritante quando n’uma outra foto estão grupados os Nae americanos, o CDG e o porta-harrier Britãnico.Dá até pena do último!

Marcelo Ostra

Mahan, acredite, fomos a bordo dele, os Nimitz (o Reagan) é muito grande, as noções de espaço comparativos com o SP soa nitidamente difeentes, um bom exenplo é seu hangar

Até a impressão do espaço (e olha que os Hornets são muito maiores que o AF1) na disposição proporcional no convoo é diferente, a sensação de tamanho e espaço

(PS: tambem particularmente até então não imaginav que o Hornet era tão grande, olhando ele de frente, 3/4 e de perfil o bixo é muito grandão, mas o espço que sobra em volta é enorme tambem)

MO

ViniciusModolo

Alguém sabe o poder de fogo dos “tratorzinhos amareslos”??? srsrsrsr

Brincadeiras a parte, quando o NAE volta?

Hornet

É só encher os “tratorzinhos amarelos” de explosivos e lançá-los pelas catapultas do Opalão…se acertar o alvo (o sistema de mira talvez não tenha muita precisão, mas não se pode querer tudo perfeito, né?) já fará um certo estrago…Os “tratorzinhos amarelos” são nossa arma secreta!!! rs.rs.rs.

abraços

McNamara

Bom, para quem tem Porta-Aviões que não navega e aviões que não voam, armados com duas MK-82 de exercício, a idéia do Hornet não é ruim não… Surpresa é tudo numa guerra.

Pinchas Landisbergis

Aparentemente a diferença de proporções é equivalente à do NAAe São Paulo para o NAAe Minas Gerais.
O São Paulo ,modernizado e equipado com caças de verdade faz uma bela e efetiva presença.

Vassily Zaitsev

E isso foi em 2004. Agora, nem presença infelismente ele consegue fazer, quanto mais operar algum caça que esteja disponivel. Realmente uma pena.

Vassily Zaitsev

Mahan, Já que você citou porta-harrier, me esclarece uma coisa: O que você acha do fato de alguns argentinos alegarem tê-lo atingido (Invencible) com bombas MK-82 em 82????? Choro de perdedor ou poderia ter algum ponto de verdade? Falo isto pq uma vez li uma entrevista que falava o seguinte: em meados de agosto de 82, o Invencible estava, já ao menos duas semanas ancourado om Portsmount( sei lá se é assim que se escreve), com um grande plástico cobrindo uma porção de um dos lados da proa, e no mesmo, operários trabalhavam em ritmo acelerado ao som de martelos… Read more »