s-10-guanabara.jpg
S 10 Guanabara – vela preservada na Base Naval Almirante Castro e Silva (Rio de Janeiro)

greenfish.jpg
S 14 Ceará – Próximo ao portão principal de entrada do Porto de Mucuripe (Fortaleza/Ceará).

greenfish.jpg
S 12 Bahia – Museu Nacional do Mar de São Francisco do Sul (Santa Catarina).

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Ozawa

Bem, à luz do meu comentário no post anterior, vejo, “semi-satisfeito”, alguns poucos guppy’s “semi-submersos”, rsrs… Mas meu conceito iria um pouco além, pois queria tais navios-monumento em seus respectivos estados de nome-batismo, em praças públicas, para dinamizar, divulgar a cultura marinheira na comunidade local, mais interessada em ver o “seu” Bahia, Rio Grande do Sul, etc…, com lãminas d’água “interagindo” com o navio, simulando deslocamento, com passagens subterrâneas nas praças que conduzissem ao interior da vela, talvez com alguma ante-sala com fotos, histórico do navio, financiado pela inicitaiva privada ou pelas respectivas prefeituras, das capitais, e operacionalizado por pessoal… Read more »

André

Esse foi o primeiro submarino que visitei, em Recife, entre 1982/1983.

Nunão

Resolvi comentar todos os últimos posts aqui neste. Preservar navios como museus tem um custo não desprezível, mas que diferença eles fazem pra mentalidade marinha da gurizada! Tudo bem, no Rio tem o Riachuelo, o Bauru, e agora até um SH3, fora a galeota, motor de tripla expansão do Parnaíba e outras relíquias, fora o Laurindo Pitta, um COC completo de uma Niterói (esse o Galante me falou mas eu não vi ainda, quem sabe da próxima vez que eu visitar o Rio…) Mas tudo isso numa só cidade. Ah, tem a Solimões, em Belém. Mas tudo isso é muito… Read more »

Rodrigo

Não sei se cabe no blog, talvez sela mais adequado ao Poder Naval Online, mas fica aqui a sugestão de criar um roteiro com as atrações turísticas/históricas/culturais relacionadas ao tema. Por exemplo, no Rio de Janeiro, indicar os locais, horários de visitação, vias de acesso; dos navios-museu, fortes, Ilha Fiscal, etc.

Quando for ao Rio, tenho a idéia de visitar o MUSAL, a Ilha Fiscal e o Museu Conde de Linhares.

Está dada a idéia, quem sabe o pessoal se empolga e começa a catalogar essas atrações.

Abraços

Marcelo Ostra

Um dos problemas chama-se a coisa certa no local errado

Me diz uma coisa, quem vi ao Rio e visita o CC da Marinha ?

E roteiro turistico de alguem ? sejam sinceros nas respostas, inclusivel geograficamente galando, em teros de locais exposto x probabilidade dos turistas / população visualizar natural mente dividido por segurança do local para vc ir tranquilo ….

MO

Nunão

E falando no assunto, O Globo de hoje: RIO SHOW – RECREAÇÃO Espaço Cultural da Marinha Há exposições permanentes sobre navegação. Pode-se fazer um passeio pela Baía de Guanabara, no rebocador Laurindo Pitta, e até a Ilha Fiscal. Aos sábados e domingos, às 14h30m e às 16h, até o fim do mês, tem a peça “Dom João e Dona Carlota viajando na galeota”. Espaço Cultural da Marinha: Av. Alfred Agache s/no, Praça Quinze — 2233-9165. Ter a dom, do meio-dia às 17h. Passeio (rebocador): qui a dom, às 13h15m e às 15h15m. Ilha Fiscal: qui a dom, 13h, 14h30m e… Read more »

Nunão

Rodrigo, sua sugestão está anotada. Devo dizer que sua escolha de locais pra visitar é muito boa e, se ainda não conhece nenhum, provavelmente vai gostar. Recomendo que não deixe de verificar antes se o Laurindo Pitta está em atividade normal no Centro Cultural da Marinha e se o Bauru já voltou da manutenção. https://www.mar.mil.br/sdm/ Há muito mais o que ver, e se ficar tempo suficiente na cidade, recomendo visita aos fortes. Além da história, arquitetura etc eles têm a favor as vistas sensacionais, o que (deveria pelo menos) servir de atrativo para o público em geral, não só o… Read more »

Nunão

MO, até que vai bastante gente no Espaço Cultural da Marinha, mas certamente poderia ir muito mais. A localização até que é fácil, central, do lado da Estação das Barcas, mas para o acesso tem que passar por baixo de um elevado ou contornar umas vielas que as pessoas em geral torcem o nariz. E até que vai muita criança de escola passear no Laurindo Pitta. O Espaço Cultural da MB, o MUSAL e o Museu de Conde de Linhares, citados pelo Rodrigo, aparecem no guia 4 Rodas, o que é alguma coisa. Mas concordo contigo que visita-se muito pouco,… Read more »

Rodrigo

Obrigado pelas dicas, minha idéia é passar apenas um final de semana na cidade. Minha sugestão é de criar um roteiro temático, juntando todas essas informações que estão dispersas pelos sites das FFAA, secretaria de turismo, etc.

[]s