Os maiores vendedores de armas do mundo e seus maiores clientes

9

Quatro países, dos cinco permanentes que compõem o Conselho de Segurança da ONU, são os maiores vendedores de armas do mundo.

Tabela 1. Maiores vendedores, 1996-2003

Posição

Fornecedor

Valor das vendas
(US$ milhões)

% das
vendas totais

1

EUA

151.867

49

2

Reino Unido

43.000

14

3

França

30.200

10

4

Rússia

26.200

8

5

Alemanha

10.800

3

6

China

5.600

2

7

Ucrânia

5.200

2

8

Suécia

4.900

2

9

Israel

4.100

1

10

Itália

2.700

1

Tabela 2. Os países que mais compraram, 1996-2003:

Posição

Cliente

Valores
(US$ milhões)

1

Arábia Saudita

61.100

2

Taiwan

19.400

3

China

10.200

4

Egito

9.800

5

Coréia do Sul

8.300

6

Israel

7.700

7

Emirados Árabes

7.700

8

Kuwait

6.500

9

Índia

6.000

10

Paquistão

4.300

FONTE: Congressional Research Service, ‘Conventional Arms Transfers to Developing Nations, 1996-2003’, 26 August, 2004

Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
MN HIL

Nossa é de impresionar qualquer um porem em ql colocação nosso pais deve esta nisso tudo com a minha opinião só com oque o Paquistão gastou dava pra fazer um novo “Opalão” e de brinde colocar nele uns F-18

Antonio

É impresionante a falta de visão dos governos pós revolução em não fomentarem a indústria de defesa nesse país. A indústria bélica não é uma indústria da morte como pensam alguns “cegos”, mas pelo contrário é uma indústria que gera emprego, renda, divisas para o país e, sobretudo, desenvolvimento tecnológico. A procura por produtos de defesa de alta tecnologia e a baixo custo é altíssima em países do Oriente Médio e da África, lugares onde produtos brasileiros são muito bem vistos. O incentivo estatal é de suma importância para que empresas brasileiras possam investir novamente em novas tecnologias. As FFAA… Read more »

Vassily Zaitsev

Só a Arábia Saudita gastou 61 bi de verdinhas. Isso é que é “petro-dóllares” em abundância. Se tivéssemos um Governo com vísão de longo prazo, aposto que pelo menos uma pequena parcela desse montante viria para a contabilidade de empresas tupiniquins.

LEMBREM-SE QUE OS SAUDITAS USAM, HÁ MUITO TEMPO, O CONHECIDO SISTEMA ASTROS.

Hornet

Percebam que só Israel figura nas duas listas. Não sei quanto aos amigos, mas eu não quero ver o Brasil na segunda lista, não. De jeito nenhum. Quero ver o Brasil na primeira lista. Estar na segunda lista, e apenas nela, denota uma coisa: esses países são dependentes dos países da primeira lista. Então, quero estar na primeira lista, e só nela. Gostaria que o Brasil fosse o último país da lista dos compradores, que não comprasse quase nada…mas o primeiro, ou um dos primeiros, na lista dos produtores. Essa é a idéia que eu acho que temos que defender… Read more »

João-Curitiba

Caro Hornet
A China também figura nas duas listas.
Concordo com seu ponto de vista. Nós precisamos estar na primeira lista. Aliás, acho que esse é o ponto de vista do Jobim e do Unger. Mas como nós deixamos a lavoura secar, teremos de começar tudo de novo do zero, para atingirmos o patamar dos anos 80.
Abraços

Galante

Já pensaram que para figurarmos na primeira lista precisaremos antes passar pela segunda?
Como Israel e a China tornaram-se exportares de material militar?
Não conseguiremos nos tornar exportadores sem aumentarmos nossos investimentos em Defesa e depois na cópia/aperfeiçoamento dos sistemas importados.

Hornet

Caro João-Curitiba, obrigado pela correção. Não percebi que tinha a China também. amigo Galante, concordo em partes com seu argumento. Concordo, na medida em que houver a preocupação de sermos um grande produtor, ou pelo menos sermos o mais independentes possível na produção dos equipamentos de nossa Defesa. A Arábia Saudita, por exemplo, é um grande comprador de armas (lidera a lista), já há décadas, e acho que não tem condições de produzir nem sequer um parafuso da asa de um avião. O que precisamos é projetar e planejar o futuro. Se nesse planejamento estiver computado certas compras para serem… Read more »

Galante

Sim, Hornet… as compras devem objetivar a absorção de tecnologia, nem que seja por engenharia reversa…rs

gilvany

Meus amigos o que eu acho é que o dinheiro dos países deveriam ser gastos era com alimentos escolas saúde cidadania trazendo o bem estar da populaçao.