constituicao-magalhaes1

A Fragata “Constituição” (F42) suspendeu de Punta Arenas com destino a Talcahuano (Chile), no dia 15 de novembro, continuando sua travessia para realizar a Operação “BOGATUN-2008”. Navegando em águas interiores, A F42 passou pelos “Canais Chilenos” e pelo “Estreito de Magalhães”.

O “Estreito de Magalhães” é uma passagem navegável, situado ao sul da América do Sul, entre o continente, a “Terra do Fogo” e o “Cabo Horn”, registrando-se como a maior e mais importante passagem natural entre os oceanos Atlântico e Pacífico. Antes da criação do Canal do Panamá, o “Estreito de Magalhães” era a única passagem utilizada para atravessar do Atlântico ao Pacífico evitando-se, assim, o tempestuoso “Cabo Horn”.

A F42 realizará, ao todo, 90 horas de navegação pelo “Estreito de Magalhães” e pelos “Canais Chilenos”. A região dos canais possui um clima instável e suscetível a constantes mudanças em poucas horas.

Durante toda a travessia, o navio foi acompanhado por dois práticos militares, oficiais da Marinha do Chile, que proveram assessoramento durante o transcurso dos estreitos, angusturas e canais.

Após a saída dos “Canais Chilenos”, o navio atingirá o Oceano Pacífico e demandará o porto de Talcahuano, de onde iniciará os preparativos para realizar a Operação “BOGATUN-2008”.

Fotografias são raras

As fotografias da F42 foram tiradas por meio de sobrevôo de sua aeronave orgânica (“Lynx”), quando o navio encontrava-se navegando pelos “Canais Chilenos”, após ter sido obtida autorização para sobrevôo, junto à Força Aero-Tática (FAT) chilena.

As excelentes imagens e filmes feitos na ocasião podem ser consideradas raras, pelo fato de, nem sempre, as condições de tempo naquela área serem favoráveis, de forma a proporcionar a oportunidade de se navegar em um verdadeiro “espelho d´água”. Os próprios Oficiais da Marinha do Chile (práticos que auxiliaram na navegação) ficaram impressionados com as fotos tiradas.

Foto: Marinha do Brasil / via Fabio MC

NOTA DO BLOG: Clique na foto acima para ver uma versão ampliada. Excelente foto (com boa resolução) para ser utilizada como “plano de fundo” da área de trabalho da tela do seu computador.

Subscribe
Notify of
guest

24 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
NETUNO

Ao elo que nos une! Ao URSO !!!!!
100 anos de vida pra quem serviu nela.

rodrigo rauta

Belissima foto de um belissimo navio!

Voluntário da Pátria

Bela foto! Lugar perigoso para se navegar,não? Inclusive, parece que a Marinha Imperial do Brasil já perdeu uma importante unidade nestas pairagens.Agora, o cabo Horn e o estreito de Drake têm toda uma mítica, não é mesmo? Ainda existe a tradição da argola para aqueles que os cruzam (em tempo de retorno da pirataria…) ?

joao

O F-18 Hornet esta ganhando a concorrencia…Faca seu voto;
http://defensesystemsbrasil.blogspot.com/

Guilherme Wiltgen

Belo achado Poggio, a foto está muito bonita!
Abraços,

Medeiros

Foto sensacional!!!

LUIZ BRAZIL  (DT)

Muito, muito bela foto: a montanha refletida no espelho d’água e a esteira em leque deixada pela Fragata são o toque de beleza sem dúvida alguma. Deixa até a imagem principal (F 42) em segundo plano. Não sou fotógrafo profissional e muito menos amador, mas esses detalhes à parte me deixaram contemplador. Parabéns ao fotógrafo que registrou essa paisagem.

LUIZ BRAZIL  (DT)

Voltei: Além do refllexo da própria Fragata, fazendo um “negativo” de proa para baixo.

edilson

Pqp… esta é sem dúvida a foto mais linda que eu já vi.
olha gostei da idéia concurso fotográfico
e olha só, para os portugueses este era o cabo das tormentas, parece uma piscina… pelo menos nesta foto.
e constituição parece uma katana cortando água, sem espuma ou maromba…
vou salvar no meu desktop

Alfredo_Araujo

Edilson, o cabo das tormentas nao era no sul da africa ???
Pelo q me lembro, depois das viagens bem sucedidas de Vasco da Gama, o cabo das tormentas virou o cabo da boa esperança…

Correto? Ou fiz confusão?

Alfredo_Araujo

Essa foto ficaria perfeita se ao inves de uma Niteroi, fosse uma das futuras FREEM!!

Alexandre F.

Parabéns ao fotografo, ficou perfeita a foto, esse concerteza vae expor para ganhar um premio e um cascalho ;), mereçe por a foto em um quadro e por no passadiço.

Agora ficou faltando algo para o 101% uma bandeira maior do Brasil, nao sei poor que nao confeccionamos bandeiras maiores para por nos mastros dos navios, assim como os EUA, Koreia do Sul, França, UK e outros… será um pouco de vergonha de mostrar o pavilhao, e denuunciar de que país é o barco? Bom, nao é uma critica… só um comentario.

Norberto Pontes

PUTZ PARECE UM Modelo em escala

edilson

Nossa Alfredo Araujo, esquece o que falei. que zebrada, como diz o macaco simão (vou pingar o meu colírio de alucinógeno)…

McNamara

A imagem é espetacular. Condição de mar e tempo são mesmo atípicas para aquelas latitudes. Muitíssimo bem sucedido o fotógrafo.

Excel

Belíssima foto. E o navio também.

Vassily Zaitsev

Norberto Pontes,

Ia falar a mesma coisa. Nem parece “real” de tão bonita que ficou essa foto.

Que o fotógafro agradeça à São Pedro.

Baschera

Magnífica foto. Perfeição de nitidez….
Bem que poderia ser uma foto de umas vinte Tipe 22 atravessando o canal…..hehehehe….. esse meu colírio alucinógeno !!
Sds.

Baschera

…é o colírio alucinógeno…. onde se lê Tipe 22, leia-se Tipe 21.
Sds.

LOBO DO MAR

Parece que foi ontem, quando adentrei em um galpão gigantesco do Estaleiro Vosper e vi a F-42 no nascedouro. Acompanhei a construção e os testes de mar desta fragata, e, servi nela nos primeiros anos de vida da mesma (Bravo 3 e 2). Hoje acompanho a agonia da nossa gloriosa Marinha, que pouco a pouca definha. Espero que esta tempestade passe logo! Saudações aos colegas do Blog!

EDMILSON COELHO AUTO

Bem esta foto linda que todos conteplam foi eu que tirei e gostaria que vocês registra-se meu nome na minha foto. E gostaria de saber se ganhei algum concurso com a foto.

Obrigado.

VALÉRIO DE SOUZA

Muitos anos de vida para que estava lá quando a foto foi batida!!!!!!!! Eu estava lá. Ao Urso!!!!

luizgonzaga

estive na missão team work south 2009 no chile, agora estou indo para o BICENTÉNARIO DA INDEPENDENCIA CHILENA que saíra no dia 30/08/ a 17/10/2010, esse canal chileno é muito lindo,com certeza varias fotos virão. fui!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

luizgonzaga

ai wiltgen é o gonzaga fiel do super lynx,vou te mandar algumas fotos muito maneiras me aguarde! um grande abraço meu amigo!