kiel-site-hdw.jpg

A imprensa brasileira foi convidada para conhecer as instalações do estaleiro alemão HDW em Kiel na Alemanha. Foram selecionados três veículos de comunicação, sendo um periódico diário, uma revista voltada ao segmento de defesa e um representante da mídia eletrônica (internet).

O Poder Naval OnLine foi escolhido neste terceiro segmento e o nosso editor Alexandre Galante está na Alemanha, numa visita de cinco dias promovida pela HDW, para conhecer de perto a maneira alemã de se fazer submarinos. Junto com ele estão Leonel Rocha, jornalista do Correio Brasiliense, André Mileski, da revista Tecnologia e Defesa e Romulo Federici, da R. Federici & Associados.

Com a palavra o nosso editor:

“Estou teclando aqui de Kiel, finalmente com internet. Ontem não tivemos internet porque o link aqui do hotel tinha caído.
Acabei de voltar do estaleiro HDW, onde passamos a manhã e a tarde, assistindo a palestras sobre os produtos e a história da HDW, e vendo de perto os submarinos 212 e 214 fora dágua e em construção. Também tivemos a oportunidade única de ir a bordo do Papanikolis, o 214 da Grécia.
Infelizmente não fomos autorizados a fotografar nada dentro da parte industrial da HDW. Mas amanhã de manhã, vamos tentar fotografar os submarinos usando uma teleobjetiva, pois o hotel onde estamos fica bem perto do estaleiro. Como aqui é inverno e está anoitecendo bem cedo, não pudemos fazer fotos hoje.
As avaliações iniciais dão conta que o submarino não guarda nenhuma semelhança com a família 209 (tanto externamente como internamente). O índice de automação é bastante elevado. Para carregar um torpedo no tubo são necessários apenas três homens. Este nível de sofisticação também está presente no COC.”

Aguardem. Em breve teremos mais informações para postar aos nossos leitores.

Foto: HDW

Subscribe
Notify of
guest

21 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Leo

Parabéns ao Galante, Poggio e aos colegas do Poder Naval. Isto é um reconhecimento da qualidade do trabalho de vocês.

Abraços

Leo

Douglas

Parabéns!!!!!!!!!!!!!!!

Galante se vc estiver lendo, procure saber do antigo acordo da siderurgica alema costurado com compra de subs HDW.

ARCANJO

Sensacional! Levante todas informações e repasse porque esta é a única maneira de colocar em cheque o lobby francês e rediscutir o assunto à luz de fatos e não de versões … até que enfim!

Norberto Pontes

Parabenizo toda a equipe do Poder Naval por esse mérito.
Vcs merecem
Parabéns a todos os envolvidos pelo empenho em manter o site e além disso a disposição pelo assunto bem como nos deixar informados do que rola pelo mundo e aqui no BRasil.

Sergio

ARCANJO! Correto seu entendimento, mas penso que fica faltando agora uma visita à França, claro, com o convite da DCN.

Claudio

Aproveitando o tema, segue esta notícia. Polónia pode comprar submarinos U-214 Recusa grega em aceitar navio, pode ser negócio interessante. 24.11.2008 A imprensa alemã fez-se eco de rumores que correm no país, em sectores ligados à construção naval, sobre a possibilidade de o submarino do tipo U-214 «Papanikolis» da marinha da Grécia que está presentemente em Kiel em testes, por ter sido recusado pelos gregos, vir a ser vendido a outro país. O submarino Papanikolis, idêntico ao submarino da classe U-209PN que se encontra na mesma cidade em testes e aprestos para entrega futura à marinha portuguesa, é o primeiro… Read more »

RL

Muitas vezes digo que fico orgulhoso pelo profissionalismo de todos os integrantes das FA´s Brasileiras.

Más desta vez, minha congratulação vai para os mentores do PN on line.

Tenham certeza, de que, se não fossem pelo gráu de profissionalismo com o qual regem e explicitam as matérias abordadas pelo público brasileiro, esse convite não teria sido visto com bons olhos de outra nação, especialmente em se tratando de uma nação com fortes vinculos históricos e atuais no campo militar.

Parabéns Galante e a todos do PN on line.
Votos de crescimento contínuo e inestinguivel.

Abraços.

direto do fundo do mar

Parabéns! Traga um AIP pra nós!

Ulisses

Se trazer então um AIP para nós,quem será o comandante(Hornet com certeza estaria enteressado).

André

Meus parábens pelo convite, Galante.
Sds a todos.

Adler Medrado

Vocês são os caras!!!

ARCANJO

Sérgio,

Está certo. Já foi tanta gente passear na França por conta da DCNS que a presença de mais um, desta vez focado técnicamente, não faria mal.

cesar

Parabéns a todos do Poder Naval.
Esse convite vem apenas corroborar a seriedade e a competência de vcs. Parodiando a galera: traz um AIP!!!

Sds.

cesar

OOPS. no lugar de “traz”, leiam trás.

Henrique Sousa

Mais que merecido o reconhecimento ao Blog do Poder Naval. Uma longa história de amor ao mar.

Coralsea

Oi Galante Se tiver um tempinho sobrando; vale a pena fazer um passeio de barco em Kiel. No verão esses passeios saem a cada meia hora; não sei dizer se são feitos agora no inverno. Os barcos passam bem perto da base naval; que fica do outro lado do estaleiro da HDW alguns poucos kilômetros acima, em direção ao mar aberto. Também vale a pena visitar o monumento aos submarinistas mortos na II Guerra Mundial. E já que está aí, também merece uma visita o canal que liga o Báltico ao Mar do Norte. E se na volta você passar… Read more »

LUIZ BRAZIL  (DT)

Parabéns Galante, não vá se exceder no chucrutz. O meio ambiente agradece. Agora, falando sério! Tu é um cara muito “chic” hein… a turma aqui babando pelo teu passeio-a-trabalho ou vice-versa, não importa a ordem dos fatores e tu ai, só no “solovox”. Mas é o que dá ter competência no que faz. É pena que o MD não reconheça isso e não te indique para receberes uma medalha meritória. BRAVO ZULU! Os teus companheiros daqui do blog e os nautas entusiastas torcem sempre pelo teu sucesso e reconhecem o teu valor. “A caravana segue”

Baschera

Haaaááá´…. agora tô entendendo por que tantas matérias sobre o assunto “submarinos”….
Sds.

welignton

Parabéns ao BLOG este é o reconhecimento que vocês merecem parabéns.

Bosco

Parabéns Galante!
Sem dúvida você faz por merecer.
Sem querer ser inconveniente, mas se você encontrar por acaso aquela loirinha magricela que posou ao lado do Leopard II por aí, avisa que eu quero bater um lero com ela, de responsa.
Cama, comida, roupa lavada e milão por mês pra gastar com abobrinha!
Um abraço e boa sorte.

Taer

Meus parabéns ao Galante e toda equipe que faz o Poder Naval on line pelo reconhecimento de um longo trabalho em prol dos assuntos ligados aos meios navais dentro e fora do Brasil. Vida longa ao Blog Naval!
Saudações.