Home Noticiário Internacional Chile: visita de ministro peruano à EXPONAVAL é ‘inoportuna’

Chile: visita de ministro peruano à EXPONAVAL é ‘inoportuna’

141
3

O Chile qualificou nesta sexta-feira de “inoportuna” a visita ao país do ministro peruano da Defesa, Antero Flores Aráoz, para participar de uma exposição naval, na próxima semana.

Segundo o porta-voz Francisco Vidal, “o governo do Chile não julga oportuna a visita ao nosso país do ministro da Defesa do Peru para participar da Exponaval”.

“A tradição do Chile é a de manter e preservar as melhores relações entre países e povos com história comum, mas há situações em que é preciso dizer não, como é o caso das declarações do general peruano”, destacou Vidal.

O comandante do Exército peruano, general Edwin Donayre, apareceu em um vídeo gravado em 2006 e divulgado esta semana no portal YouTube, afirmando que não deixaria sair vivo qualquer chileno que entrasse no Peru.

Fonte: AFP

Nota do Blog: para uma breve visão histórica sobre as feridas que não fecham na relação Chile – Peru, clique aqui  para acessar matéria do Blog do Poder Naval sobre a memória peruana da Guerra do Pacífico (século XIX)

3
Deixe um comentário

avatar
3 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
Garcia substitui comandante do Exército e considera superado conflito com ChileHornetVassily Zaitsev Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Vassily Zaitsev
Visitante
Vassily Zaitsev

Declaração forte essa do General peruano. Mas são palavras jogadas ao vento, pois duvido que o Chile tenha pretensões de invadir o Peru. Tá certo que os dois não se bicam, mas não vejo o Chile como um “agressor” de fronteiras, seja ela peruana, argentina ou boliviana. São racionais o suficiente para saber que não teriam apoio externo, que ficariam sozinhos desde o começo.

Hornet
Visitante
Hornet

Acho que o Chapolin está fazendo escola, agora na modalidade: discursos contundentes que não levam a lugar nenhum e só mostram o quão ridículos são os pronunciadores de tais palavras… Sempre acho que quem faz esse tipo de ameaça, como a feita pelo comandante do exército peruano, só perdeu mais uma grande oportunidade de ficar calado…ou então que a cumpra de fato. Não fica com essa coisinha de discurso só não…Quem quer brigar briga logo, não fica enrolando. Ué, se o cara é o bom da boca, se ele está querendo arrumar confusão, se ele acha que tem poder (político,… Read more »

trackback

[…] Donayre pelo comentário e retirou o convite ao ministro da Defesa peruano, Antero Flores Aráoz, que assistiria a exposição naval no Chile, dizendo não considerar a visita “oportuna”. García pediu desculpas pelo incidente, mas se recusou a antecipar a saída de Donayre do cargo, […]