Home Sistemas de Armas Windows XP no controle dos submarinos nucleares da Royal Navy

Windows XP no controle dos submarinos nucleares da Royal Navy

538
36

HMS VANGAURD

windows_xp_logoA Royal Navy e BAE Systems anunciaram no dia 15/12 que implementaram com sucesso a instalação do primeiro sistema Windows for Submarines™, antes do previsto. A partir de agora sistemas operacionais Windows, conectados por uma rede ethernet, estão no controle do submarinos nucleares do Reino Unido.

O sistema é chamado de Submarine Command System Next Generation (SMCS-NG), e usa vários consoles multifunção com duas telas LCD. As primeiras informações sobre o sistema desenvolvido sugeria o uso do Windows 2000 como SO, como ocorre em sistemas semelhantes em outras marinhas, mas aqueles que trabalharam na implantação informaram que, na verdade, o sistema se baseia no Windows XP.

O sistema de comando e controle anterior do HMS Vigilant, um SSBN classe “Vanguard”, dotado de mísseis balísticos nucleares Trident, foi trocado pelo novo SMCS-NG baseado em Windows, em apenas 18 dias.
Calcula-se que o uso de software “off-the-shelf” no lugar dos sistemas especializados vai proporcionar economia aos contribuintes na ordem de £22 milhões em suporte, nos próximos 10 anos.

Muitos na comunidade de software vêem com preocupação a adoção do Windows XP pela Royal Navy, como base para seus sistemas de comando e controle, pois a economia não compensaria as eventuais perdas em termos de segurança e confiabilidade. Além dos submarinos nucleares, a RN vai utilizar sistema semelhante ao SMCS-NG nos seus novos destróieres Type 45, e na próxima classe de submarinos classe “Astute“.

Subscribe
Notify of
guest
36 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Nautilus
Nautilus
11 anos atrás

Wolfpack, Essa história de que “se o Mac OS X tivesse a mesma base instalada do Windows” estaria sujeito ás mesmas ameaças de vírus e cavalos de tróia a que o Windows está sujeito é a maior balela! Se os hackers gostam tanto de desafios, porque nunca conseguiram sabotar o site das lojas americanas na internet, todo baseado em Mac OS X Server, rodando em máquinas Apple X-Server (que são, basicamente, PowerMacs G5 servidores)? Lembram do ataque de hackers brasileiros ao servidores do siste do US Army, que fez com que o range de IPs usado no Brasil ficasse um… Read more »

Getulio - São Paulo
11 anos atrás

Concordo com vocês, mas penso que deve ser um Windows militar e não esse que testamos todo dia, que é o “para inglês ver”.

Mauro Lima
Mauro Lima
11 anos atrás

Sem dúvida… mas o problema é que é Windows… por mais versões que o tio Bill lance… muitas das quais não apresentam sequer qualquer diferença visível… Ainda acho que deveriam usar um sistema como Unix, já comprovado… ou mesmo desenvolver um S.O. próprio, o que não é tão difícil assim… Numa questão estratégica tão importante quanto esta, se deixar levar por lobbistas pode ser desastroso em todos os sentidos que se possa imaginar! Esta notícia me remete à paródia do Tio Bill (a Microsoft, é claro!) dominar o mundo… já é um começo, certo?!

Mauro Lima
Mauro Lima
11 anos atrás

Pensem pelo lado bom… a manutenção fica incrivelmente facilitada… quando o sistema der pane… basta chamar um nerd civil de 14 anos que ele resolve o problema quase “de grátis” (pensando bem, hoje em dia estes moleques cobram caro pra kct!) Mas vai ser engraçado se algum dia alguém mandar apagar um joguinho de paciência, e apagar junto o drive de lançamento de torpedos de superfície ou de mísseis… ou ter que aprender aqueles códigos para falar pelo MSN… vlw!??? Só uma coisa justifica… a enorme quantidade de jogos que os caras poderão usar pelos longos períodos de submarsão! hehehe!!… Read more »

Vassily Zaitsev
Vassily Zaitsev
11 anos atrás

Continuando a piadinha sem graça:

– Mas, para podermos fazer isso, temos que desativar o FireWal, e depois limpar o Histórico.
– Mas, se desativarmos o FireWal, ficaremos vulneráveis à vírus.
– Ah, dá nada não, isso é um mero detalhe. Qualquer coisa, é só ir na 25 de Março e comprar uma cópia e reinstalar.

Vassily Zaitsev
Vassily Zaitsev
11 anos atrás

Um marinheiro inglês comenta com outro:
– Tomara que venha com o Internet Explorer!
– Prefiro mais o Mozzila Fire Fox!
– Ah! tanto faz, o que importa é que, à partir de agora, vamos poder “baixar” pornografia à 400 metros abaixo da superfície do mar! Os períodos de patrulha ficarão bem menos entediantes, poi é, pois é, pois é.

Roberto Rosário
Roberto Rosário
11 anos atrás

Ooo Getulio – São Paulo em 26 Dez, 2008 às 11:27 … Acho que sua intenção foi boa, mas o VINDOWS só revolucionou porque foi dado quase de graça na década de 90. Assim fica fácil, né!!! E economizar 22 milhões de Libras usando um SO de uma empresa que tem fama de criar softwares temperamentais é uma irresponsabilidade!!! Acho que alguns leitores aqui do blog, assim como eu, já passaram pelas “batalhas” Windows 95, 98, ME, XP (SP 1, 2 e agora 3) e Vista. Deviam ter ficado com o 2000 que é bem melhor, na minha opinião, e… Read more »

Getulio - São Paulo
11 anos atrás

A aliança estratégica americana=o-britânica é umbilical. O “sir”Bill Gates foi condecorado cavaleiro pela Rainha Elizabeth em 02.03.2005, pelos seus méritos. É preciso reconhecer que o seu programa revolucionou a informática e facilitou a vida de milhões de pessoas pelo mundo. Com o gasto que a marinha inglesa teve com os super sub nucleares, um desconto com os programas é de boa política pública.

douglas
douglas
11 anos atrás

Deve ser uma versão especifica para Royal Navy, bem diferente da do uso domestico e claro lobie do Sr Gates.

Cinquini
Cinquini
11 anos atrás

Já falaram tudo por aqui, nao preciso dizer mais nada…..

Henrique Sousa
Henrique Sousa
11 anos atrás

Reza a lenda que no Independence Day o vírus que o Will Smith e o “The Fly” implantaram na nave-mãe alienígina era o Windows Me….:o

Ricardo
Ricardo
11 anos atrás

É a famosa economia besta.

Moriah
Moriah
11 anos atrás

Bom, acredito que então que eles usando XP não vao precisar de Deep Siren, é só usar o Outlook ou msn pra se comunicarem com o resto da frota…heheh Ah! Será que o XP deles vem com PinBall para matar um pouco do stress de um sub nuclear em missões longuissimas? hahahaa

Hornet
Hornet
11 anos atrás

O XP vai completo, com pinball, freecell, paciência, paciência spider, campo minado, copas etc…mas ouvi dizer que a Royal Navy está negociando com o Bill Gates um joguinho adicional: Batalha Naval….kkkk

abraços a todos

Excel
Excel
11 anos atrás

Sem drama. Havendo algum problema é só clicar o “Ctrl+Alt+Del” e tudo resolvido.
Será que o Microsoft tentou atrelar a venda do XP ao uso do seu browser “internet explorer” e do “windows media player” no submarino também?

Vassily Zaitsev
Vassily Zaitsev
11 anos atrás

Se ao menos fosse o Linux……

Mauricio R.
Mauricio R.
11 anos atrás

Cuidado c/ a “tela azul” dos erros gerais de proteção!!!

Wolfpack
Wolfpack
11 anos atrás

Então, mais uma daquelas lendas. Já ouvi falarem que as Forças Armadas da Suiça são uma das mais capacitadas do Mundo, assim como que a Alemanha Nazista não a invandiu por temer seu exército. Dizem que vc continuamente precisa reiniciar um OS Windows, pelo menos uma vez ao dia. Se você tratar seu arquivos e registros de uma forma organizada e não enche-lo de porcarias, é bem capaz de não precisar reiniciá-lo com tanta frequência. Isso só ocorre devido a grande utilização deste OS, e nada mais. Se o Mac OS tivesse a mesma penetração nos lares como o Windows,… Read more »

Virtual XI
Virtual XI
11 anos atrás

Um submarino com mísseis Trident sendo controlado por uma plataforma Ruindows é o fim.

Que a Royal Navy se prepare para os “Service pack” da vida….

Ulisses
Ulisses
11 anos atrás

Aperte e segure Alt e F4 e verão algo incrível!

adler medrado
11 anos atrás

Olha, na boa, os comentários desse post sáo feitos em sua maioria por leigos mal-informados. É comum incautos acusarem o sistema operacional windows por _________feitas por eles mesmos. Na boa, nem sempre linux é solução…

Hornet
Hornet
11 anos atrás

Poxa, pessoal! Vcs estão sendo ingratos…vcs já viram alguma vez algum produto do Bill Gates dar problema?

Moço tão bão!!! Incapaz de deixar o cliente na mão na hora que ele mais precisa…incapaz de jogar um produto deficiente no mercado só para o usuário ter que fazer atualizações depois…um cara bão, mesmo!!!

xiii! essa nhaca aqui travou de novo…oh sheet!!!

abraços a todos

Hornet
Hornet
11 anos atrás

Ah! Esqueci…

Boa sorte Royal Navy!!!…certamente os ingleses vão precisar, e de muita….hehehe

Mauro Lima
Mauro Lima
11 anos atrás

Ainda bem que não temos contrato de compra de submarinos nucleares ingleses! Devido à quantidade absurda de vírus, acho que seria inteligente desenvolver um sistema operacional próprio… não é tão difícil assim não… Ou então usar um cavalo de batalha já conhecido, como Unix… mas Win XP… desse jeito até o Brasil vai dar tapa na cara deles… nossos Hackers estão entre os melhores do mundo… certamente conseguiriam entrar no sistema deles (na rede de combate) e plantar um ótimo vírus incapacitante, ou mesmo redesignando os alvos para navios de sua própria força tarefa… desse jeito até o Navios Patrulha… Read more »

Idi
Idi
11 anos atrás

Putz quero estar longe quando for necessario executar um comando de segurança qualquer do reator ouevitar um lançamento erratico e aparecer a seguinte frase ” ESTE PROGRAMA EXECUTOU UMA OPERAÇÃO ILEGAL E TERA QUE SER FECHADO”

FD
FD
11 anos atrás

Ou então, o navio estiver a 450 pés de profundidade, no meio do ártico, e aparecer a habitual tela azul.

Antonio
Antonio
11 anos atrás

qualquer coisa é só dar um ctrl alt del e esperar reiniciar

F-15
F-15
11 anos atrás

UIAHIuahIAUHiauhUIH Imagina as noticias nos jornais dizendo que os submarinos afundaram porq o sistema travo kkkkk, Economia que com certeza vai sair cara mais tarde

Luciano Baqueiro
Luciano Baqueiro
11 anos atrás

Idi,

tive o mesmo pensamento ao ler o post.

Dunga
Dunga
11 anos atrás

Tem que ter um compartimento com varios discos de BOOT para este WINDOWS XP que ta dando sempre pal…

Francisco Pessoa
Francisco Pessoa
11 anos atrás

Ave maria cheia de graça , o senhor é convosco ……. Deus me ajude !

thais nova de lima
thais nova de lima
10 anos atrás

oi gostaria de saber qual a importancia da utilizacao do submarino nuclear na protecao de nossa costa.
me ajudem e pra me fazer uma redacao
muito obrigado.beijos

trackback
10 anos atrás

[…] Windows XP no controle dos submarinos nucleares da Royal Navy […]

Tiago
Tiago
10 anos atrás

Pelo menos vai ser uma tela azul-marinha!

Felipe Cps
Felipe Cps
10 anos atrás

Caraca, sorte que esses submarinos não têm armas nucleares à bordo… 🙂

defourt
defourt
10 anos atrás

“O Linux seria mais adequado e barato, mas não existe garantia legal e suporte a esta aplicação, especialmente para uso militar.” NUNCA ouvi nada mais ABSURDO que isso de um “especialista”. Estou a me urinar de rir… desculpe-me tá? As Fragatas já usam LINUX no gerenciamento de tiro, sem contar o data-center implementado pela MB. Ao contrário: Justo por se poder ter acesso a todo o código (ser Aberto) é que se tem mais SEGURANÇA ante ao sistema do que um código proprietário (FECHADO) que não se sabe TUDO do que se tem lá… Comprove Sr. especialista: http://www.b2bmagazine.com.br/web/interna.asp?id_canais=4&id_subcanais=23&id_noticia=8541&nome=&descricao=&foto=&colunista=1&pg=