O site El Snorkel informou no último dia 10 de Janeiro que a Marinha do México estaria estudando a criação de uma força submarina. Em função dos recursos escassos seriam eventualmente adquiridas poucas unidades de segunda-mão. Dentre os possíveis candidatos estariam dois submarinos Type 540 (classe “Gal”, baseados no projeto alemão 206) que pertenceram à Marinha de Israel, mas deram baixa quando a classe “Dolphin” entrou em atividade.

Os três submarinos da classe “Gal” foram retirados de serviço em 1999 e encaminhados à Alemanha em 2003 visando a modernização dos mesmos e posterior revenda. Negociações com o Equador ainda em 1999 não vingaram e o possível interesse da Polônia foi desfeito em 2001.

Passados alguns anos, Israel entrou novamente em contato com os alemães e acabou reavendo um dos submarinos para transformá-lo em museu. Em 2007 o INS Gal foi transformado em submarino-museu e encontra-se em exposição na cidade portuária de Haifa.

FOTO: Historic Naval Ships Association

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
marujo

Que será que a Marinha do México quer com uma arma submarina? Com os submarinos ex-israelenses. Negar o uso do mar a um eventual agressor? Implantar uma doutrina de operações? Combater traficantes e contrabandistas? Quem pode dar uma dica?

Dunga

Sao obviamente outra “Marinha Mosquito” procurando novas unidades para o patrulhamento das suas aguas territoriais, igual a tantas outras da América “Latrina”…

Vassily Zaitsev

Marujo,

Acho eu, que primeiro de tudo criar uma “doutrina” de uso de equipamento sub-marino, pois a classe 206 só permite isso.

Quem sabe uns 10 ou 15 anos depois, quando eles souberem como se opera esse tipo de equipamento, não avancem mais um degrau: a compra de alguns SSK modernos. Pois para tudo deve ter um início.

ViniciusModolo

Cor estranha para um submarino…….

Vassily Zaitsev

Vinicius,

Este sub, o INS GAL é um navio-museu, por isso essa cor diferente.

abraços.

Wilson Johann

Deve ser bem apertado ali dentro. São muito pequenos, muito menores que os U-Boats alemães da II Guerra. Quanto tempo uma tripulação agüenta dentro de um espaço tão diminuto assim? Deve ser um tanto glaustrofóbico… Imagine-se sendo caçado por unidades de superfície e tendo que passar mais tempo do que o necessário submerso.
Submarinistas devem ser uma classe especial de marinheiros, muito bem treinados e com “nervos de aço”. Não é para qualquer um.

Abraços!!!

RL

Eu olhei este SUb da foto e me veio o Marinheiro Popeye.

O bixo parece um Cachimbo.

JACUBÃO

Só falta o URUGUAI entrar na onda e querer comprar o nosso SUB classe OBERON que atualmente é um sub museo, qual é mesmo o nome dele?

Nunão

Submarino-Museu Riachuelo:

http://www.naval.com.br/blog/?p=1953

Nunão

Sobre o espaço, certamente é menor que o dos IKL 209, mas não se deve esquecer que a tripulação também é reduzida: 22 homens
Mais sobre a classe no link:

http://www.naval.com.br/blog/?p=2281

Vassily Zaitsev

Jacubão,

Vc está se referindo ao Tonelero?

JACUBÃO

Valeu NUNÃO, não estava lembrando.

Um forte abraço.

JACUBÃO

Opa, esperem um pouco.
NUNÃO e VASSLY, é RIACHUELO ou TONELERO?

JSilva

Riachuelo pessoal, Riachuelo!

Dalton

Quanto a cor do submarino…ele é esverdeado para torna-lo menos visivel nas condiçoes do mar mediterraneo proximo a Israel.

Seria bom se o nosso sub-museu Riachuelo tambem fosse retirado da agua, assim duraria por toda a eternidade. Agua salgada nao é bom…e a longo prazo ele precisará de manutençao.

Espero que sobre algum !!

Sds

The Captain

Convenhamos: Coisinha feita e redícula. Contudo de acordo com parte das cores do México. Seria a própia bandeira do México se a vela fosse pintada de um vermelho “sangre”.

Ricardo

Sinceramente, às vezes achamos que o Brasil está mal das pernas no quesito forças armadas, mas eis que paises esquivalentes estão pior ainda!

Vassily Zaitsev

Jacubão,

desculpa aí. Imaginei que vc estava falando do sub classe Oberon que afundou enquanto estava atracado. Seria o Tonelero.

Sub-museu mesmo só o Riachuelo.

abraços.

Moriah

Os Dolphin eu já vi na cor tb. Bom, mas com tanta patrulha americana nas caraibas e no pacifico, realmente não há muito o que fazer com eles no México.

Moriah

Ops! Golfo do Mexico…heheh

Dalton

Sinceramente nao entendo o porquë da incredulidade de tantos aqui sobre a aquisiçao de submarinos pelo Mexico.

Vcs querem meio melhor para levar emigrantes ilegais para os EUA ?

Sds

JACUBÃO

Meu caro VASSILY, um outro abraço p/ vç meu caro.

[…] desmentiu oficialmente que estivesse interessada na criação de uma força submarina e numa eventual aquisição da unidades usadas. Respondendo ao site ElSnorkel.com o Contra-Almirante Vergara Ibarra disse […]