sar_sub-tikuna1O Comando da Força de Submarinos (ComForS) realizou, no início de fevereiro, em Angra dos Reis (RJ), a Operação “SARSUB-TIKUNA 2009”.

No dia 12, foi registrado um marco histórico para este tipo de exercício: o resgate de quatro tripulantes do Submarino “Tikuna” (S-34), sendo dois deles oficiais observadores da Marinha Americana e da Armada do Chile.

A operação consiste em: localizar o submarino sinistrado; passagem de ar e material para prover suporte à vida dos tripulantes; escape individual pela guarita de salvamento; e acoplamento do sino de resgate à escotilha de salvamento do submarino pousado no fundo do mar, em simulação a um acidente.

Neste exercício, após a abertura da escotilha, um médico passou para o interior do submarino e quatro tripulantes passaram para o sino de resgate. Em seguida, os tripulantes foram trazidos à superfície e desembarcados no Navio de Socorro Submarino “Felinto Perry” (NSS), onde passaram, simuladamente, aos cuidados da equipe de médicos e enfermeiros hiperbáricos.

Esta foi a primeira vez que o NSS “Felinto Perry” realizou o acoplamento do seu sino de resgate no “Tikuna”, após já ter realizado em todos os submarinos da Classe “Tupi”.

O exercício foi acompanhado pelo Comandante-em-Chefe da Esquadra, Vice-Almirante Fernando Eduardo Studart Wiemer, e pelo Comandante da Força de Submarinos, Contra-Almirante Bento Costa Lima Leite de Albuquerque Junior.

A operação “SARSUB-TIKUNA” foi um sucesso, qualificando e capacitando os meios navais participantes, incluindo a Marinha do Brasil no seleto grupo de países que possuem a capacidade de prestar socorro à tripulação de submarinos sinistrados.

sar_sub-tikunasar_sub-tikuna2

Fonte e fotos: MB

Nota do Blog: Mais uma vez notamos que, apesar de todos os problemas com falta de recursos, nossos marinheiros conseguem se capacitar para realizar uma das operações mais delicadas que uma Esquadra pode enfrentar: resgatar a tripulação presa em um submarino acidentado no fundo do mar. Bravo Zulu ComForS!

Subscribe
Notify of
guest

18 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Jorge

BRAVOS MARINHEIROS! BRAVA MARINHA DO BRASIL!

Apesar dos marxistas e entreguistas que vem se perpetuando no poder nos últimos anos.

direto do fundo do mar

BRAVO ZULU AO TIKUNA e sua tripulação!

Só um detakhe que está escrito mas que merece destaque. Por ser uma operação arriscada, convém ressaltar que os oficiais estrangeiros foram voluntários e isso demonstra a total confiança que tanto a US NAVY quanto a Armada Chilena tem na MARINHA DO BRASIL e sua Força de Submarinos.
Aos “malhadores” de plantão, que nada sabem e só ficam escrevendo bobagens, espero sinceramente, que isso faça brotar dentro dos mesmos um pouco de LUZ e Sabedoria.

Democracia

Quanto ao Felinto Perry, devo dizer que quando o vi no ultimo sábado atracado em santos ele parecia bem conservado.

Viva a República!!!

gaspar

esse traje de “escape” laranja e util ate que que profundidade ???
li uma vez que a USNAVY tem trajes de escapes que sao uteis ate 80 metros ??(isso se se nao estiver errado). os trajes protegem os marinheiros quanto a pressao e outras coisas…
alguem saberia dar mais info sobre os equipamentos de fuga de um sub ??

direto do fundo do mar

Em breve saberemos isso e muito mais! 🙂

Guilherme Wiltgen

Boa observação do Direto do Fundo do Mar!
Abraços,

Walderson

Como vcs dizem: BRAVO ZULU Direto do Fundo do Mar.
Um abraço.

Democracia

Sou meio novo, então: o que significa “BRAVO ZULU” ? aqui é muito escrito mas eu não sei o significado alguem sabe explicar ?

Viva a República!!!

Dalton

Democracia…

Nao sei se serei o primeiro a responder…mas…bravo zulu é um codigo naval que significa ” bem feito” ou ” Well done “em ingles, ou seja, uma congratulaçao por algo bem executado.

abraços

Dom Joao

uma pergunta, a que profundidade tikuna estava?

Democracia

Dalton,

valeu por matar essa curiosidade.

Viva a República!!!

JSilva

Não muito fundo e não muito raso. É apenas um exercicio mas mesmo assim elvolve muito risco seja lá qual profundidade o navio estiver.

Esses exercicios sao realizados normalmente na Baia da Ilha Grande e em Ilha Bela/São Sebastião, o lugar que tem mais carioca por m2 quadrado do Brasil, nao perde nem pro Rio.

Lá pra cima o “Estrela Solitaria”, quer dizer o Direto do Fundo do Balde estava bravo heimmm!? ;-).

Depois do exercicio o Tikuna ficou em “São Seba” e o Felinto veio pra Santos.

Madara "Flanker"

Eles estão de parabéns!!

Muito importante um treinamento deste nível.

direto do fundo do mar

Alias, solitária aquela estrela hein? Foi eleita a mais bela de todo o mundo.hehehehehe ( O Escudo do Fogão é o mais lido do mundo ).
Mas, voltando aos assuntos navais, eu não tou bravo, só fico chateado por que estamos aqui para repassar conhecimento e as vezes só lemos asneiras de pessoas que parecem entrar no Blog apenas com o intuito de escrachar a MB.
Por isso as vezes estou azedo. O MO está sempre e o JSilva, quase nunca está.
Enfim, BZ para nós!

direto do fundo do mar

O Escudo do Fogão é o mais lindo do mundo ).

Cinquini

Walderson,

Aqui nesse link tem uma explicação bem legal.

http://www.panzermodel.com/Forum/index.php?topic=7302.0

Abração

Cinquini

Cação

Gaspar, mesmo estando um pouco atrasado em relação à data do post vou tentar responder sua pergunta. O macacão de salvamento MK-10 atualmente em uso na MB, é normalmente utilizado para escape de submarinos até a profundidade de 150m. Não sei te responder qual tipo é usado na US Navy, mas acredito que seja um modelo parecido com uma profundidade máxima de operação também da ordem de 150 a 200m. Quanto aos equipamentos de salvamento, os principais são: balsas salva-vidas para uso da tripulação após chegar à superfície; bóia marcadora de posição e que emite um sinal de rádio com… Read more »

[…] O salvamento de tripulações de submarinos sinistrados sempre esbarrou em limitações técnicas concernentes às profundidades de escape e o suprimento de gases. Com o HABETaS, a profundidade máxima de escape é dobrado. […]