Encontrado o Danton, encouraçado francês da I Guerra Mundial

0

danton

Um navio de guerra francês da Primeira Guerra Mundial, o Danton, foi encontrado em ótimas condições de preservação no fundo do Mar Mediterrâneo.

O Danton foi afundado por um submarino alemão em 1917 e foi descoberto pela companhia de pesquisas geológicas Fugro durante uma pesquisa para a construção de um gasoduto entre a Argélia e a Itália, a mil metros de profundidade.

O encouraçado foi encontrado em ótimas condições, com suas torres de tiro ainda intactas. Os detalhes da descoberta foram divulgados nesta quinta-feira em uma entrevista coletiva no Museu de Ciência e Tecnologia em Milão, Itália.

“Suas condições são extraordinárias”, disse Rob Hawkins, diretor de projeto da Fugro GeoConsulting Limited, ao anunciar a descoberta nesta quinta-feira.

“Depois que foi atingido por torpedos, o Danton virou e rodou várias vezes. Você pode ver onde parte da infraestrutura caiu e, então, o local de impacto no fundo do mar. É possível ver onde ele deslizou pelo fundo do mar antes de parar”, disse Hawkins à BBC.

O Danton afundou com 296 marinheiros ainda a bordo e está a 35 km a sudoeste da Sardenha, alguns quilômetros de onde todos pensavam que o navio tinha afundado.

“O comando naval francês discutiu por um tempo, afirmando que o navio devia estar a várias milhas marítimas de onde está, mas lembramos a eles que métodos modernos de (localização por) GPS são mais precisos do que os instrumentos usados naquela época”, acrescentou.

Desvio

Uma comparação entre com a planta original do encouraçado, principalmente com suas armas de 240 milímetros, confirmou a identidade do Danton.

Agora o governo da França quer a proteção do local onde está a embarcação.

O navio de guerra tinha menos de dez anos quando afundou, pesava 19 mil toneladas e tinha 150 m de extensão. Ele levava mais de mil homens quando foi atacado pelo submarino U-64 da Alemanha.

Barcos de patrulha e um destróier conseguiram salvar a maioria dos que estavam a bordo.

O Danton viajava entre a cidade francesa de Toulon e a ilha grega de Corfu, onde deveria se reunir a outros navios da frota da França. Muitos dos que viajavam no navio de guerra eram na verdade tripulantes de outros navios que já estavam em Corfu.

A descoberta do encouraçado, que recebeu o nome do revolucionário francês Georges Danton, significa que o gasoduto de 66 centímetros de diâmetro que passará pela região terá que fazer um pequeno desvio para evitar o navio.

O gasoduto está sendo construído pelo consórcio Galsi (Gasdotto Algeria Sardegna Itália) e será o mais profundo já construído quando ficar pronto em 2012.

Assista o vídeo da UOL.

FONTE: BBC Brasil

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
jorge

zuera ébom pacas achei tudo q eu queria aqui

Fernando-Canoas

Srs…
Tem mais alguma belonave afundada na 1º ou 2º guerra, do porte de cruzador para cima, ainda por ser localizada??

Vassili Zaitsev

Fernando,

Não faço idéia se ainda existe algum navio de guerra que tenha operado entre 1914 e 1945 ainda esperando ser localizado. Porêm, se existir, com certeza estará no Pacífico, pois foi lá, que na Segunda Guerra Mundial uma enorme quantidade de navios foram afundados, tanto japoneses, quanto americanos.

abraços.

Dalton

Vassily e Fernando…

Pode apostar que existem muitos navios de guerra ainda nao localizados e vc, Vassily, está certo, a maioria encontra-se no Pacifico, muito, muito fundo.

Como exemplo, cito que,tres dos quatro porta-avioes japoneses afundados em Midway nao foram localizados, e apenas uma parte do unico encontrado foi localizado.

abraços

Antonio

Bem que poderiam tentar encontrar o Bahia a fim de dirimir a dúvida se ele foi torpedeado por um sub alemão ou se afundou devido a um erro grosseiro durante um treinamento com tiros de metralhadoras (que supostamente teriam atingido bombas de profundidade).

Com o advento das modernas técnicas de pesquisa geofísica utilizadas nas prospecções de petróleo seria “baba” vasculhar o fundo do mar à procura do Bahia.

dani

quero saber como o encouraçado foi usado na 1ºguerra mundial e pra que ele serviu