209s-turkish-navy

mapgreeceturkeyA maior operadora de submarinos IKL-209 é a Turquia, com 14 unidades na ativa. São seis navios da classe “Ay” (U209-1200), quatro da classe “Preveze” (U209-1400) e quatro “Gür” (U209-1400 Mod), estes últimos muito parecidos com o Tikuna brasileiro.

ay-atilay-type-209-1200

Boa parte dos submarinos turcos foi construída localmente, com pacotes de materiais e assistência fornecidos pela Alemanha. Os últimos oito IKL-209/1400 são equipados com o míssil antinavio Sub-Harpoon.

gur-class-209-submarine

A Grécia, tradicional rival, também possui 8 submarinos 209s e está construindo localmente três Type 214. A Turquia, por sua vez, também encomendou 6 unidades do 214, em 2006.

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Vassili Zaitsev

Bosco,

Eu sabia desse fato. Só coloquei dessa forma para “exagerar” mesmo.

O outro modelo citado por você (peacekeeper) não está mais em operação. Isso , ppor causa do Tratado START II, desde 2005, os EUA contam somente com os Minutemam (lançados de silos), pois a US Navy conta com o Trident II, com alcance de 12000 km.

E os Topol, os Bulava, o que poderiamos falar deles??????

Hornet

Vassili,

o Dalton já está aceito, ao menos de minha parte, sem problemas…

depois a gente consulta o Ulisses.

Mas eu pensei que vc fosse o segundo em comando?!!!

Resistance, Sabotage…hehehe

abração

Vassili Zaitsev

Hornet,

Essa eu não poderia deixar de responder. E vou responder de acordo:

Bravo!!! Bravo!!!! Bravo!!!!

Só que a sogra merece algo maior que um Tomahawk. Merece um Minutemam com trocentas MIRV bem no meio da cachola.

O negócio tá ficando sério. Um Minutemam leva umas dez MIRV.

A segunda parte do comentário vai para o Dalton.

Vassili Zaitsev

Dalton, Tô achando que as colinas não são tão seguras assim mesmo. Estou bem propenso à aceitar sua oferta. E, é bom que o bunker tenha paredes reforçadas com chumbo, pois o Minutemam da sogra fará um estrago e tanto, rs,rs,rs. Já que o Dalton sugeriu essa maravilha de idéia, voto para que ele entre na RESISTANCE. Quem sabe assim, eu possa dar ordens para alguém; pois o Ulisses é o primeiro-comandante; o Hornet é o segundo-comandante, e eu sou o subalterno faz tudo. Tô doido para alcançar a diretoria. Tenho que subir na vida, nem que seja em uma… Read more »

Bosco

Vassili,
eu sei que você deve ter brincado quando falou das 10 ogivas dos Minuteman, mas caso esteja errado, só de curiosidade, cada Minuteman III levava 3 ogivas (335 kt cada) e se não me engano, todos agora (450) foram dotados de apenas 1 ogiva.
Quem levava 10 era o Peacekeeper (MX)
Um abraço meu caro.

Hornet

Vassili e Dalton,

22 mísseis é exagero, não precisa disso tudo, não!…hehehe

Se bem que 6 achei pouco.

8 mísseis resolveriam o problema e ainda quebrariam o galho meu e do Vassili:

os 6 mísseis para os alvos que o Vassili determinou, mais um na cabeça do meu chefe e um outro pra sogra do Vassili, não ficaria melhor?!!!!…hehehe

Brincadeira.

Concordo plenamente com vcs. Como eu disse, este aspecto é muito falho em nossa defesa. Espero que resolvamos isso em breve.

abração pros dois

Vassili Zaitsev

Hornet, É por isso quie gosto de discutir esses assuntos com vc. Aprendo mais e mais. Concordo plenamente sobre a nossa capacidade de conseguir interceptar um míssil de cruzeiro. Não temos um modelo de míssil anti-míssil no inventário de nenhuma das FFAA. A AAA é, quase toda, guiada por mira “zóião”, coisa da II GM. Temos quantos Centros de Comandos para a FAB???? pelo que sei, seria apenas 1. Um simples Tomahawk e a nossa querida FAB ficaria sem qualquer capacidade de agir de forma coordenada. Os CINDACTAS ficariam por si sós. A MB, está reunida em um único local,… Read more »

Vassili Zaitsev

Só restaria corrermos para as colinas, e iniciarmos a RESISTANCE!!!

abraços.

Dalton

Vassily, desculpa entrar de ” sola ” na sua conversa com o Hornet, que evidentemente citou meia duzia de misseis de cruzeiro apenas para exemplificar, agora vc imagine, o que um submarino americano como os USS Georgia e Florida, baseados na costa leste americana equipados cada um com 154 misseis de cruzeiro, sete misseis em cada um dos 22 silos seriam capazes de fazer?

Melhor vcs correrem para um bunker bem reforçado.rs

abraços

Hornet

Vassili, só pra exemplificar: “estaciona” um sub qualquer de uma Royal Navy qualquer da vida (que não é nenhuma Turquia, longe disso…senão estávamos perdidos…hehehe), nas nossas costas, e pronto..já era. Uma “meia dúzia” de Tomahawks já resolvem o problema. Não o problema de “invasão”, de tomada da capital e essas coisas…mas esses mísseis arrebentariam com nosso parque industrial rapidamente. E depois disso, o que fazemos? por isso, que ao meu ver, não adianta muito pensarmos em coisas muito grandiosas e nem tão pouco adianta ficvar comparando o Brasil a outros países que estão em situaçoes diferentes da nossa…precisamos primeiro tentar… Read more »

Hornet

Vassily, só vi seu comentário agora. Desculpa se não respondi antes. são coisas diferentes, mais uma vez. Eu estava discutindo a questão dos Subs. E, por decorrência, a questão da indústria bélica, que só a temos parcialmente. Mas estamos no caminho certo para desenvolvê-la corretamente. Aliás, isso pra mim é tranquilo, pois não vejo esta questão do ponto de vista político partidário, como eu acho que alguns veem. Vejo do ponto de vista racional, até por estar acostumado a discutir isso no NEE da Unicamp. Já no caso de mísseis, como vc citou, nós somos totalmente vulneráveis. E esta questão… Read more »

Hornet

Caro Nimitz, Bem, aqui voltamos para a velha discussão já feita anteriormente, a respeito do sub nuclear. Mas no meu modo de ver, ainda fico com a opção da MB pelos subs franceses, visando o nuclear. Os subs alemães são ótimos, mas não nos ajudariam muito no caso do nuclear. Os subs franceses são um degrau a mais na escadinha tecnológica que o Brasil vem desenvolvendo rumo a uma maior capacitação em relação aos subs. Do ponto de vista militar, o amigo LM já explicou aqui o sentido de termos uma frota mista, baseada em subs convencionais e nucleares. E… Read more »

Nimitz

Hornet, o Brasil construiu só quatro submarinos localmente, agora quer reinventar a roda fazendo submarino francês, jogando fora tudo o que aprendeu com os alemães, em nome de um programa nuclear que se arrasta há 3 décadas. Primeiro deveríamos ter aprendido a fazer submarinos, em quantidade mínima para um país do tamanho do Brasil, para depois pensar em fazer o submarino nuclear. Lembre-se que cancelamos dois projetos de submarinos no Brasil, SNAC-1 e SMB-10, e passando a construção para uma empresa que nunca construiu submarinos (Odebrecht), é que a Marinha não vai dominar a tecnologia mesmo. O submarino nuclear é… Read more »

Vassili Zaitsev

Nimitz, 17:17hs,

“E o Brasil, vai fazer o quê”…………………

Simples: aceitar a 4ª Frota no nosso quintal. O que mais poderia fazer?????

Vassili Zaitsev

Hornet, Essa, se não me engano, é a primeira vez que não concordo plenamente com vc. E explico pq. Se, na II GM, o Brasil era uma nação agrária e não conseguia produzir equipamentos com alto valor agregado, fato esse que o impedia de ter as forças armadas bem equipadas, hoje, por sua vez, mesmo tendo uma indústria de base sólida e bem diversificada, a mesma, em caso de conflito com uma nação mais poderosa, esta conseguria destruir ou inutilizar a parte dessa indústria que poderia ser usada para fins militares, tais como: siderúrgicas pesadas, indústria automobilistica, estaleiros, Embraer, Avibrás,etc.… Read more »

Tiago Jeronimo

Adoro comparações do tipo: A Turquia tem e nós não!

Faz realmente toda discussão ficar mais profunda.

Ninguém pára pra pensar em porque a Turquia tem os Subs e nós não, acham que a situação geopolitica dos paises são iguais em todo os lugares do globo.

Se for pra pensar assim, vamos sonhar alto, parem de reclamar que a Turquia, Índia, Arábia Saudita e etc tem e vamos reclamar de verdade tipo:

Os USA são a maior potência do mundo e nós não!

Queremos F-22s!

Queremos bombas atômicas!

E por ae vai 😉

Hornet

Nimitz, entendo…mas são situações muito diferentes. Estar sempre alerta e preparado eu vejo com bons olhos…e me parece que é visando um preparao ainda maior que estamos planejando nossa futura frota de submarinos (já que o assunto aqui é este). Se me perguntassem, vc quer que o Brasil tenha 14 IKL-209 tal como a Turquia tem, ou tenha capacidade para construir subs Scorpenes e subs nucleares? Eu responderia: fico com a opção feita pelo Brasil. Não por patriotada e nem nada disso. Mas por achar que é realmente a melhor opção, inclusive do ponto de vista militar. Na época da… Read more »

brazilwolfpack

Tanta discussao e argumento sobre as rendas per capita do brasileiro e do turco,mas a dura realidade e que a Turquia,muito menor do que o Brasil,possui uma marinha com um numero de navios de guerra de mar azul bastante superior ao do Brasil. Como disse o amigo acima,a diferenca e que la sim existe a SOBERANIA,ao contrario do Brasil,no qual a marinha esta sempre mendingando para continuar existindo.

brazilwolfpack

AH,disculpa,eu esqueci…temos o Parnaiba;agora a coisa ta melhor.

Nimitz

Hornet, e foi justamente na II GM, assim como na primeira, que o Brasil pagou um alto preço no mar, por ter essa mesma mentalidade de que aqui nunca haveria guerras.

Vassili Zaitsev

Nimitz,

Enquanto a Turquia, na segunda guerra, era poderosa o suficiente para impedir que alemães e russos mantivessem a fronteira desguarnecida. Inclusive a Alemanha cogitava levar os turcos para o seu lado, numa tentativa de reverter o curso da guerra contra os russos.

abraços.

Nimitz

Lembrou bem, Vassili. Enquanto por aqui, os submarinos do Eixo fizeram a festa.
O Atlântico Sul continua desguarnecido e ainda é uma zona de relativa paz, mas daqui a alguns anos, com as crises energéticas que virão, provavelmente seremos a bola da vez.
Os EUA, que pensam 50 anos a frente, recriaram a 4a Frota. E o Brasil, vai fazer o quê?

Bonifácio

Caros, Só queria lembrar as palavras de um homem que de militarista nada tinha e que, após a proclamação da república, se arrependeu de ter defendido uma causa que entregou o futuro do Brasil ao “stablishment anglo-americano”(Pesquisem por Carrol Quigley). – UMA NAÇÃO QUE CONFIA EM SEUS DIREITOS EM VEZ DE CONFIAR EM SEUS SOLDADOS, ENGANA-SE A SI MESMA E PREPARA A SUA PRÓPRIA QUEDA. E mais uma observação; nenhum país chegou ao topo sem primeiro ter desenvolvido uma forte indústria militar, e isso é tarefa do estado. É ela que cria a massa crítica de técnicos especializados e conhecimentos… Read more »

Hornet

Eu fico pensando: como é que pode ter sido a II GG a última guerra que o Brasil participou enquanto a maioria dos países do mundo vivem em guerra a todo momento…como é que pode todo mundo ter um monte de inimigos declarados e nós não termos nenhum…como é que pode vários países terem problemas sérios com vizinhos e com fronteiras e nós não termos nem mesmo um enroscozinho com a vizinhança…como é que pode vários países terem milhões de problemas religiosos e étnicos e nós não termos nenhum… Pô!!! Sacanagem o que estão fazendo com o Brasil. Aonde é… Read more »

Dx

É Tiago,

nenhum país no mundo é inteiramente soberano,sempre vão existir os lobys externos e isto é normal, já que estamos todos no mesmo barco/planeta,só que em alguns países estes lobys tem mais pode do que seria aceitavel, neste ponto concordo com o Tadeu.

Nimitz

Como pode um país como o Brasil, com uma imensa fronteira marítima como a nossa, ter apenas 5 submarinos, enquanto a Turquia tem 14?!!!

Tiago Jeronimo

Realmente os dados que eu tinha eram de 2005 e estavam defasados mas o IDH do Brasil ainda é melhor do que a Turquia, e se levarmos em conta que a turquia é um país muito mais velho que o Brasil que tem apenas 500 e poucos anos ainda prefiro viver aqui, mas os que acham lá um lugar melhor porque eles tem mais submarinos boa sorte, é só comprar a passagem e se mudar pra lá, só espero que vocês quando estiverem lá não sejam vistos como uma minoria, porque os curdos sofrem um bocado por lá :X E… Read more »

Tadeu

Países como a Turquia, com muito menos recursos que o Brasil,conseguem se desenvolver por que eles tem uma coisa que nos não temos: “SOBERANIA” No Brasil ainda vivemos em regime semi-colonial onde as “elites” nacionais aliadas com seus patrões do norte, mandam e desmandam independente do governo de plantão, pois estão situados em postos chaves do judiciario, executivo,legislativo, midiático, financeiro, é umas estrutura secular que não é facil de ser desmontada ou anulada. Qualquer projeto que contrarie os interesses doa potências do norte vai encontrar forte resistência aqui no Brasil, num processo que se assemelha a uma guerra de baixa… Read more »

Dalton

Provavelmente o Tiago apenas confundiu-se com a forma de calcular o PIB PPP, já que a Turquia tem uma populaçao equivalente a nossa regiao Sudeste apenas.

abraços

Patriota

A desculpa é sempre essa tamanho da população se for assim deve se levar em consideração que o valor nossos impostos são bem proximos dos países escandinavos temos muito mais recurços naturais e terras cultivaveis que grande parte da Europa, temos muitas vantagens e
continuamos na m… existe quem fale que se botassem o povo brasileiro pra correr daki e povoassem o país com europeus
seriamos um país de primeiro mundo.

sei não acho que vou mudar o nome de patriota para ex-patriota

saudações

Dalton

Patriota,

continue sendo patriota, apenas fiz um comentario de como matematicamente chegou-se ao PIB PPP que o Bonifácio apresentou, ou seja o PIB multiplicado por 1000, dividido pela populaçao em milhoes de habitantes.

abraços meu caro!

Tiago Jeronimo

Eu não entendo como pode ser melhor viver num país que tem IDH e renda per capita menor do que o Brasil, mas é sempre assim, o brasileiro sempre da valor ao que é de fora…

Bonifácio

Tiago,

A renda per capita da Turquia, já com a poder de paridade calculado, é de US$13.447,00, a do Brasil é de US$10.298,00*.
O Brasil, desde o fim do império(com exceção do período militar), só tem andado para trás.

* dados do FMI para o ano de 2008

jack_the_ripper

A qualidade de vida na Turquia da um banho na nossa. São – quase – país de primeiro mundo. É EXCELENTE viver lá. Cito a cidade de Bursa. Incomparável…

Eles também não precisa investir em saúde, educação, segurança. Isso eles já tem.

Não é dar valor ao que vem de fora. É a mais pura realidade. A qualidade de vida no Brasil é uma M…

Patriota

e nos aki literalmente a ver navios rsrsrs

saudações a todos

Bonifácio

A Turquia tem uma longa história de conflitos com a Rússia, para além de inúmeras disputas no mar Egeu contra a Grécia. Apesar de todo o investimento em armamento(Não esqueçam que ela possui uma força aérea digna e um exército bem equipado), o Estado turco taxa somente cerca de 23,7% do PIB, enquanto o nosso estado taxa cerca de 36,6% e ainda mantém um déficit eterno para satisfazer as ambições dos banqueiros. Já visitei a Turquia e posso dizer que hoje é um país onde se vive melhor que no Brasil e com uma elite mais bem preparada que a… Read more »

Tiago Jeronimo

Existem outras coisas para se investir antes de se pensar em material bélico por incrivel que pareça: saúde, educação, segurança, etc…

Tentar explicar isso em um blog militar é o mesmo que tentar convencer o Papa que preservativo é uma coisa boa mas um país como a Turquia que tem uma renda per capita de U$ 4,689(A do Brasil é U$ 10,050) tem coisas mais importantes pra se investir do que numa frota de 20 submarinos.

Podem começar o linxamento 😉

Moriah

Os subs otomanos tem algumas restrições qto ao mar Egeu, devido e justo, este pertencer a Grécia. Por isso, o teatro de operações desses deve ser mesmo o mar negro e o mediterraneo oriental.

gregos e turcos por muito tempo continuarão a disputar o que restou do império romano do oriente, vulgo bizantino. então, não excluo futuras colisões bélicas entre eles, seja em terra, ar ou no mar.

Jacubão

A primeira foto parece muito com uma feita pela MB, na boca da barra no RIO, em uma comemoração por um dos aniversários da nossa FÔRÇA DE SUBMARINOS.

Jacubão

vixi… Foi mal pessoal, escrevi na matéria errada.

Dalton

Wilson,

Os seis submarinos a serem construidos substituirao os seis mais antigos, ou seja, a força será mantida em 14 unidades.

A Turquia nao pertence exatamente a Europa ocidental, mas vc está certo quanto a quantidade, eles superam inclusive a propria Alemanha em numeros.

Russia China Japao e India possuem mais submarinos convencionais que a Turquia.

abraços

Marcelo Ostra

Caro Tulio

Me desculpe se entendi errado o que vc postou, mas pelo escrito ou vc esta em pagina/site errado ou a Turquia deveria investir em que em sua opnião, em materiial não belico ?

??
MO

Wilson Johann

Quem tem um inimigo ao lado,a Grécia, com o qual já travou algumas lutas, a última, se não me engano, por causa de possessões na ilha de chipe, não se descuida em sua segurança. Com esses novos seis 214 eles formarão, creio eu, a maior frota de subs convencionais da europa ocidental. Desconheço se algum outro pais tem mais subs do que isso, 20 unidades.

Um abraço!

Túlio Fernandes

Que tolice toda essa escalada, imagine o dinheiro perdido com material bélico, a troco do quê? Pra quem tem 14 subs, esse dinheiro poderia ser usado em coisas mais úteis.

Ivan

João, os Turcos e Gregos são aliados oficiais através da OTAN e inimigos potenciais através de Creta. Seria uma graça, se não fosse sangrento, pois o fisco de conflito, mesmo no tempo da União Soviética e Pacto de Varsóvia era real e foi imediato várias vezes.

Interessante a situação de possuirem subs semelhantes, principalmente para suas forças ASW que, a meu ver, poderiam se confundir com os ruídos dos semelhantes aliados/inimigos…
Uma guerra total entre eles seria algo muito ruim de se ver…

João da Botas

Os Sub Turcos são empregados também no mar negro? Os Turcos devem se preocupar bastante com os acessos aos estreitos de Bósforo e Dardanelos pelos ruskies,não? O litígio com os Gregos por Chipre continua?

Tiago Antunes

tão surpreso que estou de ver,tamanha disputa intelectual de cultura militar e geo-estratégica por parte dos muito criativos(como um pavão enfeitado)e muito bem informados (só o suficiente para os manter afastados da triste realidade do país deles)…brasileiros…,sim os turcos tém submarinos,sim os turcos tém uma qualidade de vida muito superior á vossa (vão á Turquia de uma ponta á outra e vejam pelos próprios olhos,voçés estão a anos luz…)e sim apesar do brazil ter ínfimos recursos naturais só vai conseguir é continuar a ser uma promessa a potência mundial,porqué?muito simples por causa da incapacidade intelectual e ética do seu povo… Read more »

Tiago Antunes

Pelo menos PORTUGAL já foi uma POTENCIA ,coisa que vóçes nunca serão….,o que o brazil sempre será é uma PUTENCIA…
Afinal de contas PORTUGAL tém dezassete vezes menos população que o brazil e tém muito mais patentes de invençoes registadas do que o brazil…comprimentos á malta..

welder pernambucano

infelizmente tenho que concordar com o cara…mas mesmo assim força BRAZIL,até á vitria!!!

Paulo

cada vez que leio me dar um mal estar como nosso patria esta atrsada