Home Reportagem O que é “bow thruster”?

O que é “bow thruster”?

10728
8

bow_thruster1

“Bow thruster” é um tipo de equipamento propulsor que fornece maior manobrabilidade às embarcações. O termo pode ser traduzido como “propulsor para manobras”, mas sua forma em inglês é comumente utilizada no Brasil.

Um bow thruster típico é formado por um hélice lateral embutido dentro de um pequeno túnel no casco da proa (bow=proa) localizado um pouco abaixo da linha d’água (alguns preferem utilizar o termo “tunnel thruster” para este caso). Este hélice pode ser acionado por um motor elétrico ou hidráulico. Assim como exite o bow thruster, também exite o stern (popa) thruster.

Este tipo de dispositivo é muito útil nas manobras para atracar uma embarcação lateralmente. Também é largamente empregado nos navios que apoiam a indústria off-shore.

bow_thruster2

Alem do bow e do stern thruster, existe um outro dispositivo que aumenta enormemente a manobrabilidade do navio chamado “azimuthal thruster”. Como o próprio nome sugere, ele confere propulsão em qualquer direção e não apenas lateralmente como o caso do bow thruster.

Propulsores azimutais são frequentemente utilizados em unidades de produção e exploração off-shore como parte de sistemas de posicionamento dinâmico.

Talvez o mais famoso de todos os propulsores azimutais seja o Azipod, desenvolvido pela empresa ABB e largamente utilizado nos navios de cruzeiro.

Direfentes associações de bow thruster, stern thruster e azimuthal thruster podem ocorrer num mesmo navio. Um bom exemplo disso é o NHO Cruzeiro do Sul, incorporado à MB recentemente.

FOTOS: Poder Naval Online/Sauer Danfoss

8
Deixe um comentário

avatar
8 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
8 Comment authors
Gilberto Santos VargasWolfpackNoelMauricio R.Marcelo Ostra Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Henrique
Visitante
Henrique

Falando em Thrusters, seria interessante tb citar os Thrusters Azimuthais que equipam as grandes plataformas de petróleo e Navios Sonda (DP) além de diversos tipos de embarcações militares.
Abraço.

brazilwolfpack
Visitante
brazilwolfpack

BORING…

Flamenguista
Visitante
Flamenguista

Muito obrigado aos editores do blog por nos trazer informações claras e pertinentes com a atualidade.

Abraços.

Marcelo Ostra
Visitante
Marcelo Ostra

desculpe, mas o que é chato ?

MO

Mauricio R.
Visitante
Mauricio R.

Propulsão azimutal é o novo gadget no design naval.

E propulsores cicloidais??? ainda são usados???

Noel
Visitante
Noel

boring!!! pq ou o que…acho que também não entendi, pois achei a matéria interessante, principalmente prá um ignorante como eu.

Wolfpack
Visitante
Wolfpack

A Voith Turbo também produz este tipo de turbinas azimutais. Equipamento de extrema importância para a marinha mercante e militar. Não chega a ser um Harrier que voa de lado, mas fica próximo.

Gilberto Santos Vargas
Visitante
Gilberto Santos Vargas

Tive a oportunidade de manobrar os renovadores americanos com DP2 com três trusters para propulsão e mais dois na proa para manobrar. O problema destes navios é a instabilidade no sistema elétrico.