parada-60-anos-plan-1

O Presidente chinês Hu Jintao aparece na foto acima feita hoje, 23 de abril, em revista aos navios da Marinha do Exército de Libertação Popular da China (PLA Navy), a bordo do destróier Shijiazhuang, ao largo de Qingdao, leste da China. O desfile contou com a participação de 25 navios de guerra e 31 aeronaves navais, incluindo dois submarinos nucleares de mísseis balísticos, como parte das festividades dos 60 anos de fundação da PLA Navy.
Abaixo, outras fotos do desfile.

parada-60-anos-plan-2

parada-60-anos-plan-3

parada-60-anos-plan-4

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
gaspar

Excel,

nao e primavera, e sim plimavela…

imaginen so o Brasil fazendo um desfile desses com as futuras canhoneiras…

Excel

Que tal começarmos um concurso de legendas aqui no blog também?
Vou dar o ponta pé inicial.
Na primeira foto o Hu Jin Tao diz: “Mais um lolinho primavera pol favol !!!!”

Jacubão

Só faltou a foto do nosso “GARCIA”, hehehehe.

Dalton

Patriota,

sempre admirei os paises escandinavos e suas pequenas e criativas forças armadas, mas, se vc reparar em um mapa mundi, verá que a situaçao da Suecia é bem diferente da nossa, já que temos uma costa imensa voltada para o Atlantico enquanto a Suecia voltada para o Golfo de Botnia.

Precisamos de navios com maior alcance, e isso resulta em navios maiores e mais caros, e se o Brasil deseja ter um papel de maior destaque e acho que está chegando a hora disso acontecer, navios maiores deverão ser construidos.

abraços

Excel

Boa Gaspar, você também é chinês??? rsrsrs !!
Se o desfile fosse no Brasil estariamos vendo o Lula no navio e em vez de rolinho primavera ele estaria pedindo “companheiro, mais uma caipirinha por favor !!!”

Bronco

Esses aí querem ser grandes.

Bronco

“Mirage em 23 Abr, 2009 às 18:55 “Esses aí querem ser grandes.” KKKKKKK Foi piada? Querem? Já são amigo. E os americanos deixaram saudades.” Perdão, acho que não me fiz claro. Estarão dividindo a liderança econômica mundial com os EUA em pouco tempo. Haverá uma quebra da hegemonia americana em diversos sentidos, além do econômico, como por exemplo a disputa de regiões de influência. Teremos NAes se esbarrando nos oceanos por aí. Tem a séria questão de Taiwan, que em algum momento da história vai ser reanexada à China. Em breve serão fortes concorrentes na produção de tecnologias críticas, calcanhar… Read more »

Dalton

Zorann,

concordo com vc em nr, genero e grau.

Citei os submarinos chineses ” barulhentos” e a comparaçao entre as marinhas hoje, exatamente por isso, já que sao uma potencia em ascençao e tem muito a aprender portanto, cedo para deixar a US Navy na saudades.

O problematico Charles de Gaulle,por exemplo, que muitos aqui, criticam, até em tom de brincadeira mesmo, foi um grande avanço por parte dos franceses, que justamente estao aprendendo com os proprios erros.

abraços

Mirage

“Esses aí querem ser grandes.”

KKKKKKK

Foi piada? Querem?

Já são amigo. E os americanos deixaram saudades.

Patriota

é uma poderosa marinha os chineses estão de parabens

Dalton

Os chineses estao de parabens, mas, quanto aos americanos ” deixarem saudades”…vai levar um bom tempo ainda. SLBMs (submarinos nucleares com misseis balisticos) EUA 14 com 24 misseis cada um China 2 com 12 misseis cada um (sao de desenho antiquado e barulhentos) SSNs (submarinos nucleares de ataque) EUA 52 China 5 (menos sofisticados e menores) Porta-avioes EUA 11 a ser reduzido para 10 China 0 Cruzadores,destroyers, fragatas EUA 108 (78 com AEGIS) China 77 (muitos de desenho antigo anos 60/70) Grandes navios anfibios (acima de 10.000 toneladas) EUA 30 China 1 Sem falar a imensa quantidade de navios auxiliares… Read more »

Leonardo Luz

EUA versus China.

A questão é que a China tal qual a conhecemos hoje tem apenas 60 anos, enquanto os EUA já são potência militar desde o final do séc. XIX, portanto, nesse ritmo, os EUA devem ter cuidado sim !!!!

Patriota

Dalton

ninguem tem o poder militar que os EUA possuem.
Agora acredito que para nos aki no Brasil o ideal seria adotar
um padrão igual ao dos países escandinavos como a Suécia, que possue uma marinha menos numerosa porem moderna e equipada com
os mais eficientes armamentos.

saudações

Dalton

Eles terão cuidado sim.

A marinha Chinesa sem duvida irá crescer, mesmo com bom numero de navios velhos sendo descomissionados e um numero menor de novos sendo comissionados, porém imensamente superiores aos que se aposentam.

Mesmo que a China continue crescendo no mesmo nivel que agora, o que nao é uma certeza, pelos proximos quinze anos, ainda estarao atras dos EUA.

Depois de 2025…tudo é possivel, inclusive é o ano que planejam enviar um astronauta a lua.

Zorann

Não estou querendo comparar, mas toda Marinha de qualquer país, antes de ser grande, precisa obviamente, começar a se equipar. E hoje a Marinha Chinesa vai na contramão, investindo pesadamente em novos meios, enquanto outros países, inclusive os EUA, planejam diminuir seus gastos em defesa. Quanto ao Brasil, acho muito curioso e principalmente desanimador, termos uma estrutura toda pronta para produzir escoltas e outros tipos de navios no AMRJ e deixar tudo isto ocioso. Devemos sim produzir novos meios, com mão de obra nacional, não perder todo o conhecimento que adquirimos na construção das Inhauma e da Barroso ocioso. Através… Read more »

Marcelo Tadeu

Voces viram as luvas brancas dos caras? Aquilo é para ver se o navio está limpo, senão eles jogam os marujos no mar!!! heheheh

André

Olá a todos. Desde já permitam-me dar os parabéns pelo excelente trabalho realizado pelos administradores do fórum. Permitam-me fazer um reparo. A sigla “PLA” ou “PLA Navy” não deveria ser utilizada. Se se referem à Marinha da República Popular da China, devem dizer exactamente como é: Marinha da República Popular da China. Ou abreviar, mas utilizando sempre como base o nome em português. Os colegas brasileiros são sempre tão defensores do vosso país e não se preocupam com a destruição da vossa língua, que é parte fundamental do vosso património cultural? Digo-vos sinceramente que a protecção da vossa cultura e… Read more »

Galante

André, a Marinha da República Popular da China é um nome muito grande para usar em títulos, por isso usamos a abreviação consagrada internacionalmente.
PLA Navy é um termo usado até nos jornais chineses:
http://news.xinhuanet.com/english/2009-04/25/content_11252438.htm

E, além do mais, este blog não é lido somente por brasileiros, portanto podemos usar sem problemas a sigla.