pre-sal

A história do setor de petróleo no Brasil apresenta duas grandes fases. A primeira foi iniciada quando o monopólio foi concedido à Petrobrás, no início dos anos 1950, após o sucesso da campanha “O Petróleo é Nosso”, uma rara situação em que as Forças armadas brasileiras e os partidos de esquerda ficaram de um mesmo lado. Essa campanha culminou na aprovação da Lei nº 2.004, em 1952, que concedeu à Petrobrás o exercício do monopólio, exceto na distribuição de derivados. Mais tarde, o monopólio da Petrobrás foi incorporado à Constituição.

Durante essa fase a Petrobrás não cumpriu a missão, para a qual foi criada, de tornar o País autossuficiente, ou até exportador de petróleo. Esse fato colocou o Brasil no Guinness Book como o único país no mundo a possuir uma empresa monopolista estatal de um produto importado. Não conseguindo ser um produtor relevante de petróleo, a estratégia foi a de transformar a empresa numa monopolista na produção de derivados de petróleo para o mercado interno. Durante essa primeira fase, foi construído praticamente todo o parque de refino da Petrobrás. Ainda nessa fase, em razão do primeiro choque do petróleo, em 1973, o governo tornou mais flexível a legislação do setor e criou os contratos de risco, que não obtiveram resultados positivos no tocante ao aumento da produção de petróleo. Somente com o segundo choque do petróleo, em 1979, foi possível viabilizar a exploração offshore na Bacia de Campos. Entretanto, a missão principal da empresa de transformar o Brasil num país autossuficiente em petróleo não foi alcançada nessa primeira fase.

A segunda fase foi iniciada com a sanção do presidente da República Fernando Henrique Cardoso da Lei nº 9.478. Para quem não se lembra, sua aprovação resultou de uma batalha ferrenha, e até emocional, entre a base de apoio ao governo Fernando Henrique e a oposição, liderada pelo PT. Essa lei deu fim ao então intocável e sagrado monopólio da Petrobrás.

Durante todo o debate que precedeu a mudança da Constituição e a posterior aprovação da Lei nº 9.478, a oposição afirmava que por trás da proposta do governo estava um plano maquiavélico de enfraquecimento da Petrobrás. Diziam os críticos da lei que, com o fim do exercício do monopólio, as grandes multinacionais do petróleo tomariam conta do setor e a Petrobrás seria sucateada e privatizada.

Nada disso aconteceu. Ao contrário do que afirmavam as pitonisas pseudonacionalistas, a Lei do Petróleo inaugurou uma fase gloriosa da Petrobrás e do setor de petróleo brasileiro. Na realidade, foi o fim da “Petrossauro”, termo cunhado pelo saudoso Roberto Campos para descrever a Petrobrás daquela época. Nessa fase foi criada a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), pela mesma Lei nº 9.478, que de forma independente regulamentou a legislação e promoveu leilões de áreas que permitiram a entrada no setor de empresas privadas, no segmento de exploração e produção. Com a nova legislação, a Petrobrás ficou mais blindada contra intervenções políticas, fez parcerias com empresas que entraram no mercado brasileiro e finalmente cumpriu a sua missão de tornar o Brasil autossuficiente em petróleo.

É sempre bom lembrar que foi graças à independência dada pelo governo federal que a ANP pôde realizar os leilões, a partir de 1998, e uma das consequências foi a descoberta do pré-sal. As áreas do pré-sal pertenciam aos chamados blocos azuis que foram devolvidos pela Petrobrás antes de se iniciarem os leilões e o regime de concessões previsto na Lei nº 9.478. No leilão de 2000, a Petrobrás, em parceria com a BG e a Petrogal, adquiriu o que é conhecido hoje como Campo de Tupi. É interessante observar que todos os campos já descobertos no pré-sal integraram os leilões da ANP e em todos a Petrobrás tem parceiros e é a operadora. À exceção do Campo de Azulão, que é operado por uma empresa privada, no caso, a Exxon-Mobil. Portanto, sem os leilões promovidos pela ANP, a descoberta da camada pré-sal, com certeza, levaria mais tempo para ser anunciada ao mundo.

Portanto, não foram o governo do PT nem a atual direção da Petrobrás que descobriram o pré-sal. A história dessa descoberta, bem como da autossuficiência, começou a se concretizar a partir do momento em que o governo brasileiro entendeu que não fazia nenhum sentido econômico deixar que uma empresa estatal assumisse o monopólio do risco de explorar petróleo. Para dar fim a essa anomalia o governo da época abriu o mercado de petróleo no Brasil, permitindo a entrada de novos investimentos beneficiando a Petrobrás, que passou a ter maior liberdade de atuação e, com o seu quadro de funcionários altamente competentes, levou a empresa a bater todos os recordes de lucro e produção de petróleo.

É uma pena que o governo insista em nos colocar no túnel do tempo e nos levar de volta aos anos 50. Vamos resistir.

Autor: Adriano Pires – diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE)
FONTE: O Estado de São Paulo

*NOTA DO BLOG:Título original do texto publicado no jornal citado. A reprodução do mesmo não necessariamente expressa a opinião no blog.

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Virtualxi

Mais um texto inútil, daqueles que apoiam e apoiaram a fase negra da história nacional, onde um presidente, a cargo dos grandes grupos empresariais, tinha como objetivo principal o enfraquecimento do estado brasileiro e o uso de todo o aparato estatal para lucro. Exemplos são muitos, como as empresas de telefonia e outras de energia elétrica, privatizadas a contento, a preço de banana, hoje exemplos de mau atendimento a população. A crise mundial aqui veio e aqui está para provar o quanto estes CANALHAS estavam errados, e que é o estado que deve prover e mantér os serviços essenciais a… Read more »

GustavoB

Clap clap clap clap clap
clap clap clap clap clap
Clap clap clap clap clap
clap clap clap clap clap
Clap clap clap clap clap
clap clap clap clap clap

Clésio Luiz

Eu pessoalmente não vejo grandes problemas com privatizações, pois pra mim estatais são apenas cabides de emprego ineficientes. Se estivéssemos no tempo das estatais de telecomunicações, pouca gente teria celular. A Embraer não seria o que é hoje. O capital privado é de grande ajuda na hora de se desenvolver as coisas. O problema é a falta de vontade do governo em fiscalizar. A Anatel é um exemplo. Ao invés de tratar as empresas pelo cabresto, ela deixa as coisas correrem soltas. O mau serviço prestado não é culpa das privatizações, é culpa do governo que não controla o que… Read more »

muscimol

“No leilão de 2000, a Petrobrás, em parceria com a BG e a Petrogal, adquiriu o que é conhecido hoje como Campo de Tupi”

tas a esquecer da GALP …10% do Tupi sao da GALP!…protejam isso bem !….afinal de contas e a minha reforma que esta em jogo!

Noel

Estatal = cabide de políticos e seus apadrinhados e parentes(vide atual situação na INFRAERO).

Sérgio

É temos realmente q FILTRAR não só comentários “inequívocos” da imprensa como os daqui. Se não fossem as privatizações não estariamos nem escrevendo isso aqui. Os bancos foram antecipadamente saneados via PROER pq estavam podres. Foram criadas as agências controladoras com Técnicos e “quanto estes CANALHAS”, só fizeram rechear de companheiros sem vergonha e preguiçosos. As idealogias esquerdistas praticadas são frutos de uma massa intelectual inserida no contexto, não pelos provocadores de portão de fábrica. Esses fazem a nossa classe política recheada de malandros e amigos, todos acobertados e com a famosa saída “Não sei, não vi, não foi comigo”.… Read more »

catraca

E salve a cadeira do FHC no BOARD do Banco espanhol.

Roberto CR

E depois acusam o governo federal de antecipar as eleições de 2010.

Texto patético.

O Estadão deve pensar que todos os seus leitores são asnos cegos.

Abraços

Helião

Clésio Luiz

eu ia começar a escrever quando vi o seu post, vc me poupou o trabalho,

assino em baixo o seu e ponto.

Imaginem o que seriam aquelas empresas todas nas mãos dessa gente pelega, o mensalão começou nos correios, a petrobrás financia ONGS que entregariam o Brasil (Termo que eles adoram colar no outro governo) mais rápido que motoboy de pizzaria de terça a noite.

O Brasil estaria muito pior não fossem as privatizações e ficará muito melhor quando um governo de verdade cumprir o seu papel de fiscalizar através das agencias reguladoras.

abs

Felipe Cps

Texto simplesmente perfeito, assino embaixo do que disseram Clésio e Sérgio.

Numa democracia é livre a manifestação do pensamento, mas aguentar tosquices como a que soe escrever o Sr. VirtualXI é de doer… Eita sujeitinho doutrinado…

Abs.

João Curitiba

Clésio Luiz e Helião

É isso aí. Qualquer coisa diferente disso é querer culpar o termômetro pela febre.

Abraços

brujhar

Somente repito a citação do Noel, pois trabalho em um orgão publico aonde esta pratica infelizmente é normal. Estatal = cabide de políticos e seus apadrinhados e parentes(vide atual situação na INFRAERO). Concordo que um estado totalmente liberal também não é a solução. O problema todo está nos órgãos regulamentadores e nos três poderes que vivem a era do caciquismo (você me ajuda com essa licitação eu te livro de uma sentença). Digo que a nossa nação precisa de um novo golpe, não militar, mais sim moral aonde devemos despertar esse sentimento de revolta que habita os corações da nossa… Read more »

Fernando Gonzales

Perfeito a colocação do artigo neste blog, por parte dos administradores ou do Galante, assim da pra ver como o PT tinha razão, quando falava que os xiitas do capitalismo selvagem, ja tinham previsão do que tinha em nosso mar. A raiva destes xiitas se expressa sempre nesta mídia entreguista , criada e mantida pelo capital euro-americano. Devemos lembrar aos incultos, que em muitos países tambem a concessões exploratórias de campos petrolíferos, sem que isto seja necessario a privatizações dos mesmos. Devemos lembrar aos incultos, que até o momento da quase total privatização da PetroBRAS, nunca houve governo do PT,… Read more »

Fernando Gonzales

A GRANDE LIÇÃO A PetroBRAS…acaba de dar uma lição de democracia e de liberdade de imprensa nesta que é a maior de todas as ditaduras que ja houve neste país. A dita “GRANDE” mídia brasileira, brasileira?, não passa de um grande campo de concentração( de jornalistas mercenários) e de extermínio( de cultura e de liberdades) que reinventou Auschwitz-Birkenau, nunca se viu tanto cinismo, maldade, arrogancia e bestialidade, só comparada ao nazismo. O dia da criação do blog da PetroBRAS pode ser comparado ao famoso dia “D”, quando a exatos 65 anos atraz, junho de 1944, uma vanguarda de 175 mil… Read more »

Jc

Gracas a Deus pelas privatizacoes q foram feitas e espero q muitas outras sejam feitas quando a quadrilha do PT largar o osso. Quanto MENOR o estado, MELHOR!

Fernando Gonzales

Um pequeno passo para o homem, um grande salto para a democracia brasileira.

http://petrobrasfatosedados.wordpress.com/

Felipe Cps

Nos comentários do Sr. Fernando Gonzales está perfeitamente resumida toda a doutrina do perfeito idiota esquerdopata latino-americano. E com tons messiânicos ainda: “dez mandamentos”, “babilônia”, “mil anos”, ahauahuahuahuahuahuahua…

Beócio mais enrustido é difíciol encontrar, rsrsrsrs :)…

Gunter

Nos comentários do Sr. Felipe Cps está perfeitamente resumida toda a doutrina do perfeito idiota extremista latino-americano… ahauahuahuahuahuahuahua…

Beócio mais enrustido é difíciol encontrar, rsrsrsrs :)…

Gunter

Petrobras inova e detona o potencial destruidor das Organizações Serra! Alvo de uma CPI no Congresso, a Petrobras decidiu tornar públicos, em um blog que criou na internet, os e-mails enviados por jornalistas que procuram a assessoria de comunicação da empresa, no Rio, para obter informações e esclarecimentos para reportagens que ainda estão em andamento. Com isso, cria o constrangimento necessário à manipulação da informação, seja por edição, invenção ou simples omissão. Essa inovação deveria ser copiada por outros ministérios e órgãos federais para enfrentar a manipulação da informação, realizada diariamente, pelas Organizações Serra (Globo, Folha e Estadão, entre outros).… Read more »

Sérgio

Enfim! Filtrar!

REALMENTE, mas REALMENTE! Todos amam esse país!
E viva a democracia! Que traz com ela tudo em seu bojo.

Como dizemos: Religião, Futebol e Política não devem ser discutidos, pois sempre nos surpreenderão.

Só quero saber de uma coisa, onde está indo o meu dinheiro? É aí q a coisa pega. Não só castelos estão sendo criados, mas impérios. Questionem se algum Ferramenteiro e sua família honesta, possuem as mesmas condições q o nosso “mor” conquistou.

LeoPaiva

Senhores, A questão da privatização é muito mais ampla e complexa do que pensa a maioria, e não pode por isso ser observada apenas pela visão simplória da eterna luta entre neoliberais x petistas, FHC x Lula, temos que exercitar nossa visão crítica do que é melhor para o Brasil, mas livre de ideologias e partidos. Observemos o fato de que 65% das reservas mundiais são controladas por 8 empresas petrolíferas, TODAS são estatais e quase todas são 100% estatais, só esse fato nos faz pensar na importância do controle estatal da exploração do petróleo, importância estratégica e econômica para… Read more »

LeoPaiva

O texto fala que FHC promoveu uma fase gloriosa da PETROBRAS ao promover a Lei 9478, diz também que os leilões decorrentes aceleraram a descoberta do Pré-Sal entre outras coisas. Só não fala que FHC vendeu, na calada da noite, 40% das ações da empresa na bolsa de NY ( a preço módico, para não dizer de graça ), indo contra a maioria dos países que possuem empresas petrolíferas e que preferem que elas permaneçam 100% estatais. Não fala também que FHC instituiu o decreto 2705/98, para complementar essa lei, dizendo esse decreto que o Brasil teria uma participação especial… Read more »

catraca

Será que estes mesmos que estão criticando o fato da Petrobrás ser uma Empresa Estatal estariam apoiando a aquisição do Rafale ?? Será que já se esqueceram que praticamente todos os Governos das DEMOCRACIAS OCIDENTAIS e ORIENTAIS estão injetando muito DINHEIRO pra cobrir as lambanças que a INICIATIVA PRIVADA provocou nas finanças de todo o mundo ??? Será que é difícil entender que sem GOVERNO FORTE a LIVRE INICIATIVA não dura nada ??? Querem mais crises ?? O que está acontecendo com a GM, Chrysler, Godman Sachs, e etc etc……..e na visão de alguns , já esteve melhor……..dólar a R$4,20… Read more »

Dalton

jogando gasolina no incendio… conheço alguns aposentados da Petrobrás,inclusive o pai de um grande amigo e sem exceçao, todos odeiam de morte o FHC. Por que? porque a privatizaçao mexeu no bolso deles. Uma vez cometi a imprudencia de questionar se nao foi bom para o Pais, e quase me meti em camisa de onze varas. Eles e suas familias votaram no Lula e agora votarão na Dilma, mas dane-se o País, o fazem porque tem menos regalias que antes e olha que falaram mal do PT a vida toda. Talvez fizesse a mesma coisa que eles, afinal, dinheiro nunca… Read more »

Felipe Cps

Gunter, Fernando Gonzales e os outros adeptos do “Estado Forte”:

VAI PRIVATIZAR TUDO! AHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUA…

É isso aí, ninguém pode com o mercado. 🙂

Felipe Cps

Aos demais amigos de blog: Meter dinheiro público em empresas quebradas é um erro que só fará a crise se agravar. Os EUA vão pagar um preço altíssimo por empresas que já não prestavam, como GM e outras, e não vão conseguir deter os efeitos da crise (desemprego, empobrecimento, etc.). Não é um trilhão de dólares que vai fazer a GM se tornar a potência que foi nos anos 50; mas esse dinheiro diretamente nas mãos dos que devem só geraria riquezas. A economia mundial sairia extremamente fortalecida desta crise se os governos, ao invés de tomar as medidas populistas… Read more »

COMANDANTE MELK

Senhores,

Deus criou cada qual para um devido fim, até os impios assim o são…
Quando se entende isso, temos a noção exata de que certas coisas não mudam…

Wi

Título pretensioso para um texto pretensioso e sem fundamentos! Dizer que “sem os leilões promovidos pela ANP, a descoberta da camada pré-sal, com certeza, levaria mais tempo para ser anunciada ao mundo” e que as descobertas teriam resultado da nova lei de fhc, a partir da qual aumentaram o número de empresas atuando no país, é uma grande mentira. Sim, grande mentira! A Petrobrás estudou essa província durante 30 anos, correu todos os riscos para encontrá-la, sendo que o 1º poço custou US$ 240 milhões. A empresa também desenvolveu toda a tecnologia para explorar nessa profundidade. Em contrapartida, as empresas… Read more »

Fernando Gonzales

Felipe CS a tua insignificancia me da pena….coitado

Fernando Gonzales

Foraaaaaaaaa FHC………….eles odeiam isto….ehehehe

É o grito mais famoso dos tempos atuais.

Tirem da bandeira o “Ordem e Progresso” e coloquem

Foraaaaaaaaaa……..FHC…………….kkkkkkkkk

Fernando Gonzales

Brincadeirinha, não vamos sujar a nossa querida bandeira com este palavrão……FHC……………..kkkkkk

João DS

A questão aqui não é se você é privatista ou estatista é ser nacionalista ou anti-nacionalista, porque é possivel ser um privatista nacionalista. Aliás nos EUA o congresso praticamente obriga , mantendo as redeas curtas nas empresas privadas que administram bens estrategicos, a servirem o interesse nacional. Más aqui na “terra brasilis” o poder do dinheiro tudo compra, almas e consciências inclusive… os controles são totalmente ineficazes e como acontece à 500 anos, enquanto somos saqueados os ‘macaquinhos nacionais’, amestrados pelos seus mestres do “grande norte”, batem palmas excitados e se auto-congratulam por sua esperteza, inteligência e modernidade privatista. Todavia,… Read more »

Tadeu

Aqueles que acham que o “mercado” sozinho vai cuidar do planejamento estratégico de longo prazo e dos interesses nacionais , estão tragicamente equivocados, isto nunca ocorreu em lugar algum. E nem ocorrerá! Porque o “mercado” é apatrida, visa o curto prazo e unicamente seus interesses individuais, não possuindo a capacidade de coordenação de uma coletividade mais ampla do que ele mesmo, o mercado necessita do governo para estas funções… “Os Estados Unidos consomem 10 bilhões de barris por ano. Todas as suas reservas são (atualmente) de 29 bilhões.” Ou seja, eles dispões de um estoque pŕoprio para suprir 3 anos,… Read more »

muscimol

Por minha experiencia com as privatizacoes em Portugal eu acho melhor privarizar empresas de telecomunicacoes totalmente, porque a competicao e muito forte, e parcialmente os transportes.De resto e preciso ter muito cuidado…. A energia so parcialmente por ser um pilar maior da sustentabilidade de qualquer pais. O sistema de saude nem pensar …so funciona em paises em que “todos” sao ricos como na Suica. Eu se fosse Brasileiro, tambem nao quereria o capital da Petrobras dispersado mais do que 20 a 30% na bolsa! “quem protege os tomates com as maos nao precisa de se agachar quando vem bola forte”… Read more »

Tadeu

Para enriquecer o debate, posto aqui um artigo de Carlos Lessa, professor-titular de economia brasileira da UFRJ. ——— AS OPORTUNIDADES DO PRÉ-SAL Carlos Lessa (Correio Braziliense) A confirmação dos depósitos de petróleo no pré-sal é um fato que, de forma conservadora, projeta 40 bilhões de barris para as reservas brasileiras, e até, muito provavelmente, 90 bilhões de barris. Essa segunda hipótese converteria o Brasil no quarto detentor de reservas mundiais. A economicidade desses poços é garantida com o petróleo acima de US$ 50 o barril. A Petrobras tem o domínio perfeito da identificação e perfuração no pré-sal, pois furou 11… Read more »

Zeke A6M

LeoPaiva,

Concordo com o primeiro post. Não gostaria de entrar pelo segundo, pois gera manifestações enfáticas de alguns colegas.
Mas, é o tema que poderiamos, ou deveríamos estar discutindo.
Tem como pano de fundo, o projeto de nação e o papel que ele ocupará no cenario mundial, a partir de agora.
A nova ordem mundial será determinada por novos paradigmas gerados pela questão energética, e não pelo confronto, esquerda x direita.
E aí, estamos abençoados.
Por falta de tempo…..
Abraços a todos.

Marco Antonio

Felipe Cps,
tens toda razao, esse tal Fernando Gonzales nao passa de um Doutrinado, da pena.

Hornet

Texto patético é a melhor definição que achei aqui.

não vale a pena comentar mais nada.

Ontem, no Roda Viva da TV Cultura o presidente da Petrobrás “respondeu” ao conteúdo deste texto (agora virou moda a imprensa nojenta desqualificar a Petrobrás) de modo muito mais contundente do que eu poderia fazer. Se alguém assistiu, sabe do que estou falando.

E só pra constar: A Petrobrás é nossa!!! Porcos do PIG, tirem as suas mãos imundas dela!!!

abraços a todos

douglas

A questão da privatização de estatais; em debate com quem é ou era empregado dessas empresas ou com qualquer funcionário público os argumentos passam a ser emocionais pois o debate passa pela extinção das regalias. a cantilinaria de argumentos ufanistas é mera vitrine que esconde o ódio da elite estatal, patrimonialista, que se considerava senhora dessas empresas, e vendia o discurso de “empresa do povo’, para angariar apoio dos incautos. Eu como cidadão contribuinte, nunca fui dono de nada, nunca recebi um tostão dessas empresas, apesar de sustentá-las com impostos e receber em retorno péssimos serviços em regime de monopólio.… Read more »

Jc

Meu apoio tb, Felipe.
7 anos quase, em que mantiveram a politica economica e de resto nada fizeram, a nao ser sugar o pais. E ainda tem coragem de repetir esse papo furado de “fora FHC”. Eh caricatural.
Ps: Pra mim PSDB eh apenas um PT light….

Hornet

Já que o assunto aqui é este, então vale a pena os interessados darem uma olhada de vez em quando no Blog da Petrobrás.

aqui está o link:

http://petrobrasfatosedados.wordpress.com/

conforme disse um jornalista sério:

“Essa tacada do Blog da Petrobrás é o pré-sal da liberdade de expressão no Brasil! Vai afogar o PIG!”

abraços a todos

Higgins

Imprensa brasileira, Estado de São Paulo… É brincadeira! Quem viu o Presidente da Petrobrás, no programa Roda Viva, sendo acossado ao vivo peloes mesmos “jornalistas”, que escrevem estas sandices partidárias, entenderia muito do que acontece. O entrevistado respondia a pergunta, apenas para vê-la dantescamente feita novamente. Isto, pq a resposta não era a que o jornalista queria… Nunca vi algo tão absurdo! Eu teria perdido a calma, mas o presidente da empresa respondia, normalmente… A camada “Pré-sal” era avaliada como geologicamente promissora, faz alguns anos. Necessitava-se é claro, de confirmação. Esta só pode ser feitra via perfuração e foi o… Read more »

Fernando Gonzales

Foraaaaaaaaaaaa….FHC…..kkkkk

Fernando Gonzales

8 anos maravilhosos de LULA, mais 4 de Dilma e depois mais 8 de Lula novamente…………é melhor que ganhar a Copa do mundo três vezes……………kkkkk.

Uma vez PT.
Sempre PT
PT sempre, eu hei de ser
É meu maior prazer vê-lo brilhar
Seja na terra, seja no mar
Vencer, vencer, vencer
Uma vez PT, PT até, morrer

Foraaaaa….FHC

Hornet

Foraaaaaaaaaaaaa PIG e sua laia nojenta!!!

Xô! O Brasil não quer mais vcs…sai câncer!!! Rua com os entreguistas!!!

Fernando Gonzales…foi só pra deixar as coisas mais claras!…hehehe

abração

Hornet

Fernando Gonzales,

a questão não é polarizar entre PT e PSDB…

a questão é polarizar entre quem tem e defende um projeto de nação e quem defende o entreguismo.

Xô! Entreguistas!!!! Fora PIG e sua laia!!!

A Petrobrás é nossa!!!

abração

Hornet

Sem falar que privatização feita por ideologia, sem critério nenhum, é o símbolo dos entreguistas…e está na contramão da história hoje em dia (vide o que está ocorrendo no mundo, principalmente nos EUA)…isso é retrocesso, é andar pra trás…

XÔ! Entreguistas!!! Ruaaaaaaaaaa!!!!

abraços

gregory

A justificativa dos neoliberais para privatizar empresas é que elas não dão lucro. Se não desse lucro ou se não fosse um bom negocio ter essas empresas não teriam gente querendo comprar. O pior que tem pessoas que são a favor da privatização! Eu pergunto o que nós brasileiros ganhamos quando um estatal é privatizada? Por a caso essas empresas privatizadas investiriam no progresso(tecnologia) do país? Duvido principalmente se forem vendidas para estrangeiros. O bom de ter um estatal por exemplo do porte da PETROBRAS é que ela investe em tecnologias que beneficia ou beneficiaram nós brasileros.
Desabafo FHC f.d.piiii!

Hornet

e só pra encerrar minha participação neste post… falo agora como doutor em história, que sou mesmo. Todo mundo que coloca no título as palavras “a Verdadeira História”, pretende contar uma mentira. Quem conhece história sabe que um título assim está, de antemão, mal intencionado…trata-se mais de vender ideologia travestida de história, que propriamente se comprometer com a verdade da história. A História (disciplina), por definição, tem um compromisso com a verdade…não precisa destacar esse aspecto. Ou é história, ou não é. “História verdadeira” é como “subir pra cima”. Quem se utiliza deste pleonasmo em destaque é porque, ou não… Read more »

Jc

De repente eh melhor entregar do que ficar com um cabidao de empregos pra patota do partidao e que eh um RALO do dinheiro publico pra corrupcao e “aliados”.