Por dentro do submarino nuclear que busca as caixas-pretas do AF 447

0

rubis-ssn

vinheta-especialChega hoje à área de buscas do AF 447 o submarino nuclear Emeraude (S604) da classe “Rubis/Amethyste”.

O Emeraude (Esmeralda) vai iniciar uma patrulha em quadrados de 36 x 36km, na tentativa de ouvir as emissões acústicas do farol localizador subaquático das caixas-pretas. O farol emite pulsos a 37,5 kHz e consegue emitir som em uma profundidade de até 4.267m.
Caso sejam localizadas, submarinos-robôs não-tripulados a bordo do navio de exploração e pesquisa francês Pourquoi Pas serão lançados para recuperá-las.

O Emeraude é equipado com uma suíte de sonar passivo multifuncional Thales Underwater Systems DMUX 20, de baixa frequência e com um sonar rebocado (towed array) DSUV 62C, de frequência ultra-baixa.

A profundidade na área ultrapassa em alguns pontos os 4.000m e o Emeraude pode mergulhar normalmente de 300 a 400m, portanto apenas 10% da profundidade total, mas o suficiente para ouvir os sons provenientes das caixas-pretas, caso o emissor acústico delas não tenha sido afetado na queda da aeronave.

No vídeo abaixo, um submarino nuclear “Rubis/Amethyste” em operação.

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Coralsea

Torcer também para que as caixas-pretas não estarem debaixo de destroços do avião ou que tenham sido cobertas por lama e/ou pedras provocados por algum deslizamento….o que numa área com montanhas submersas com fortes correntes ser bem possível.

Fernando Gonzales

Foi bom o blog ter colocado a profundidade com que estes subs podem navegar, 300 ou 400mt de profundidade. Me pareceu que numa reportagem da Globo eles tinham falado sobre uma profundidade a mais de mil metros, derrepente ouvi mal.

gaspar

eu ouvi tb numa reportagem que os sub’s nucleares do Franca podem ir a 1000 metros de profundidade…
confere essa profundidade ????

qual aprofundidade maxima de um sub nuclear ?? acho eu que ele eh cpaz de ir bem mais fundo do que sub a diesel…

Mauricio R.

Os unicos submarinos nucleares que excediam á cota submerssa na faixa dos 400-500m, eram aquele soviéticos feitos de titânio os Alfa, que a essas alturas já viraram sucata.

marujo

Eu, ao contrário, entendi que abaixo de 300/400 metros só os submarinos sem tripulantes da França e dos Estados Unidos.

Roberto Carvalho

O Marujo tem razão.

O que foi dito na reportagem era que os submarinos não tripulados que estão no interior do submarino nuclear frances é que serão baixados para procurar as caixas pretas do avião sinistrado.

CADU

Submarino dentro de submarino NUCLEAR?????

João das Botas

Por favor, alguém poderia explicar se estas buscas sendo realizadas por um sub nuclear ofereceriam maiores possibilidades de êxito. Pergunto porque não lembro do uso deste vetor em casos semelhantes. Haveria uma ponta de propaganda para reforçar a excelente decisão do Exmo Presidente da República LUIS IGNÁCIO DA SILVA sobre o SSNBr? Se este aspecto também pesou, não deixa de ser uma boa ‘tática’.
Paz a todos!
Obrigado.

Zeke A6M

João das Botas

Sinto cheiro disso, também.
Espero que tenha éxito, seria uma boa propaganda.

Abraços a todos.