delta_iv_class

Em uma cerimônia ocorrida hoje, 14 de agosto, no estaleiro Zvezdochka a Rússia disse adeus a mais um dos seus SSBN.

O K-496 Borisoglebsk, um SSBM classe Delta III, havia sido descomissionado em dezembro do ano passado depois de 30 anos de serviços prestados à Marinha da URSS e à Marinha da Rússia.

O Borisoglebsk ganhou destaque nos jornais de todo o mundo quando, em março de 1993, colidiu com o USS Graling (um SSN classe Sturgeon), que o seguia de perto. O SSN norte-americano perdeu o contato quando o SSBN russo, após atingir o limite norte de sua área de patrulha, mudou de rumo. O contato só foi estabelecido quando ambos estavam muito próximos e em rota de colisão. Não houve tempo para evitar o choque. Na época o submarino foi identificado pelo ocidente como senso o K-407 Novomoskovsk. Após a colisão o SSBN foi encaminhado para o estaleiro Zvezdochka onde foi reparado.

A classe Delta formava a espinha dorsal da frota de SSBN da URSS desde que o primeiro submarino entrou em atividade em 1973. Um total de 12 míssies da família R-29 Vysota podem ser transportados.

O desmanche do submarino será financiado pelos EUA e pelo Canadá e todo o processo ocorrerá no próprio estaleiro de Zvezdochka. Até o momento a Rússia já desativou mais de 200 submarinos de propulsão nuclear que foram construídos na época da URSS.

FOTO: DefenseImagery.mil

Subscribe
Notify of
guest

19 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcus

Caramba, 200??!! O.o

Flavio

200??? Que número impressionante!!!

Alguém sabe dizer quantos subs nucleares e balísticos a Russia tem hoje, em operação?

E quantos eles tinham no “auge” da guerra fria / URSS?

Rodrigo

Mais de 200???

Caramba… que força poderosa não???

A foto de um bichão desses deve dar calafrio aos comandantes da USNavy

Primo

A piada pronta da matéria é “O desmanche do submarino será financiado pelos EUA e pelo Canadá”

Paulo Taubaté

Pra onde foi todo o lixo nuclear produzido por esses desmanches???

Primo

Quando assinaram o SALT1 o limite foi em termos de limites lançadores balísticos e de submarinos nucleares. Está escrito: “The US may have no more than 710 ballistic missile launchers on submarines (SLBMs) and no more than 44 modern ballistic missile submarines. The Soviet Union may have no more tham 950 ballistic missiles lanchers on submarines and no more then 62 modern ballistic missile submarines.” Do livro: Security at sea: naval forces and arms control (1989) The Soviet Navy is the most nuclearized navy n the world. Including the strategic submarine forces, Soviet naval nuclear-capacble forcas have: 77 ballistic missile… Read more »

Igo

Tem certeza dessa quantidade, 200? Acho que nessa conta entraram os SSK.

Abraços

Paulo Taubaté

Consultando rapidamente meus “guias de armas de guerras” e “guerra moderna NO MAR NA TERRA NO MAR”, com uma rápida atualização via wikipedia, dá pra fazer uma conta rápida: Classe Delta I/II/III: 36 Delta IV: 7 Typhoon: 6 Classe Yankee I/II/III: 39 Classe Hotel II/III: 8+ O que os russos tinham aos montes era SSK (Classes Foxtrot, Romeo, Tango, Whiskey). 180, sem contar os Whiskey, mais de 250. SSGN tinham os Charlie, Oscar e Papa. SSN os Akula, Mike, Sierra, Alfa e Victor. Desses sim devem dar uns 120. É só uma conta rápida, não sei se tá faltando alguma… Read more »

Azul&branco

Pobre Russia, o que poderia ser hoje se não tivesse sido escravizada por 70 anos de comunismo e autoritarismo. Pior é que o Brasil e o restante da URSSAL podem ir pelo mesmo descaminho.

André Castro

HDS ,eu acho que você esqueçeu alguns zeros no 500 !!!realmente um numero imprecionante 200 , já tinha ouvido falar disso mas sempre achava que era lorota . off-topic Saiu o finaciamento fraçes para o subs brasileiro ,vão emprestar,4.3 bilhões de euros ,com juros de 5,5 % ao ano pagos em 22 anos .O primeiro submarino deve estar navegando em 2016 . Eu nem fiz a conta mas 4.5 bi x 5,5 % x 22 anos vai dar um numero muito mas muito grande ,e nos vamos ficar na mãos dos fraçeses. Por estes preço a Carla Bruni tinha que… Read more »

FD

Merecido descanso ao corcunda Delta III.

Alfredo_Araujo

Esses 200 desmanchados foram apartir da queda da URSS ou é o numero total de desmanches de todos os tempos??

HDS

200.Acho que o Brasil vai levar uns 500 anos para construir isso.

Angelo Nicolaci

eles possuiam cerca de 700 subs balisticos e outros cerca de 200 de ataque, era impressionante a superioridade numerica deles frente aos americanos, eles sempre prefiriram quantidade

Primo

700 SSBN é, na minha opinião, lenda.

Não há fontes que corroborem este número, até porque após o ano de 1967 começaram a produção em larga escala de mísseis MIRV e não era mais necessário ter centenas de lançadores, isso inclusive foi um dos motivos dos acordos SALTII.

Por exemplo um SS-18 podia levar uma ogiva de 20mt ou 10 MIRVs entre 550 e 750kt

Os números que nosso camarada Paulo (96 SSBN) informou são muito próximos aos que tratavam o primeiro acordo SALT I que falava em limitar a 62 SSBN em operação na URSS.

Grande Abraço
Primo

haroldo barreto

nossa este navio tem poder de fogo ao contrario de qualquer pais menos desenvolvido como o brasil,para se ter uma noção do brasil levaria mais de trinta anos p/contruir um ssbn russo da classe delta um(1),delta dois(2),delta tres(3),delta quatro(4)e por ultimo o mais poderoso deles o ussbn da clase typhoon,tremendo eo maior de todas as classe de ssbn da russian,-parabens ao temebroso Zvezdochka merece todo o seu descanso durma em paz vlw.

Black Hawk

200 submarinos nucleares desativados???
O.O putz!!!
veio com 200 submarinos com propulsao nucleares o brasil ia mandar no hemisferio sul!!!!
nenhum pais do hemisferio sul seria forte igual a nós!!!!
putz…
entao quantos sub com propulsao nucleare a russia possui agora?

Wagner

“””Pobre Russia, o que poderia ser hoje se não tivesse sido escravizada por 70 anos de comunismo e autoritarismo””” O comentário é politico, nao era para estar aqui, e eu vou responder. Não fosse os comunistas a Russia teria sido exterminada pelos fascistas, e o alto numero de submarinos foi justamente obra dos comunistas que gastavam horrores em dinheiro para a enorme esquadra. Alias, não fosse os comunistas o Czar teria prosseguido na 1ª guerra, e depois o kerenski tambem teria prosseguido, e isso teria feito a Alemanha do kaiser entrar em Moscou. Necessario ressaltar que o Czar entrou na… Read more »

Dalton

BH… a exata condição das forças russas é algo envolto em neblina, e não há muita informação disponivel. O site “warfare.ru” que infelizmente está desatualizado mais alguma informação, dá para ter uma idéia… 10 SSBNs sendo: 3 Delta III, 6 Delta IV e um unico Typhoon que está sendo utilizado apenas para testes do novo missil Bulava. Os Delta III estão em necessidade de serem substituidos para o qual a Russia está construindo a nova classe Borei que poderá chegar a 6 ou 8 unidades substituindo no fim os Delta IV. Os submarinos russos ao contrario dos equivalentes ocidentais possuem… Read more »