zee-portugal

Segundo o Jornal de Defesa e Relações Internacionais, a ZEE (Zona Econômica Exclusiva) portuguesa tem 1.727.408 quilômetros quadrados de extensão geográfica, o que corresponde a 1,25% de toda a área oceânica sob jurisdição de países. Os estudos de extensão da plataforma continental (ver ilustração abaixo) irão atribuir a Portugal a jurisdição de novo território marítimo, acrescentando de 240.000 quilómetros quadrados a 1,3 milhões de quilómetros quadrados, isto é, 14,9 vezes a área de Portugal Continental. Com este acréscimo Portugal passará a ter um área total de 3.027.408 km2, o que fará saltar de 11.ª maior ZEE do mundo para 10.ª, imediatamente atrás do Brasil com 3.660.955 km2.

ZEE Portugal

FONTE: mmsvreal.blogspot.com

Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Parthenon

Excelente Noticia!

Abraço aos meus amigos Lusitanos, apesar de viver em España, sempre torço muito pelo povo e pela cultura Portuguesa, a final é nossa Patria Madre, sem Portugal talvez nem existisse o nome Brasil.

Carlos Velasco

Karlus73,

Nem diria que deveríamos cobrar o “cartaz” no Atlântico Sul, ao menos nos próximos tempos(as coisas podem mudar), mas só a possibilidade real de estabelecer um “mare clausum” nos daria uma posição negocial única no mundo.

Um abraço.

karlus73

Só nos falta uma marinha com capacidade de fiscalizar essa zona toda. Enquanto isso os nossos vizinhos e outros “rapam” os nossos mares. Nem com as novas fragatas e submarinos isso chega para cobrir esse mar imenso… Agora imaginem o que é ter radares para essa zona toda… não é possível para o nosso bolso.
Carlos Velasco:
Gostei desse ponto de vista… Metade do atlântico era nosso. Nem russos, nem americanos passavam por lá sem pagar uma taxa, rsss

Carlos Velasco

Se o Brasil e Portugal se juntassem numa federação, como era o projeto de José Bonifácio antes de uns radicais de ambos os lados(com mais peso em Portugal) terem provocado a separação dos dois reinos, o Atlântico Sul seria fechado, ainda mais considerando a proximidade que temos com Angola, Cabo Verde e a Guiné Bissau.
Tal linha de defesa blindaria o Brasil e permitiria a Portugal a defesa da sua soberania perante as investidas da União Europeia. E isso seria somente o início da caminhada do que poderia se transformar na mais poderosa nação do planeta…

RodrigoBR

O FORTE está fora do ar! 🙁

João Curitiba

Isto é muito bom, porque só reforça a posição do Brasil, assim como a nossa reivindicação de aumento da nossa própria.

orly

bem ainda bem pois agora os patrulhoes e os submarinos vao ser justificados
assim como as novas fragatas etc… etc… so deus sabe os recursos que ali estao por explorar…

o problema sao as selvagens raio dos espanhois
ta seguro mas eles nao querem saber da diplomacia preferem atacar biologos indefezos que la estao a trbalhar
a sorte e que a marinha reforçou a segurança …

Vitor Manoel

Força Portugal!Força Brasil!

Robson Costa

O BRASIL em muito breve terá sua ZEE apliada, isso é certo, pois a Petrobrás vem descobrindo riquesas além das 200 milhas, e isso é mais que o suficiente para o Brasil assumir a soberania dessas áreas além das 200 milhas… aliado a isso p Brasil revelando através de estudos que nossa plataforma continental ultrapassa as 200 milhas, estudo semelhante vem fazendo Nova Zelandia e Portugal…se nossa ZEE ultrapassar as 200 milhas o Brasil terá chegará a impressionantes 4.6 milhores de km2, passariamos a tee a 7* maior ZEE do globo.