Marinha comemora a independência do Brasil no mar, na terra e no ar

7

desfile-naval-27012008

vinheta-destaqueNo dia 7 de setembro, data magna para nosso País, a Marinha se fará presente no mar, no ar e em terra e convida a sociedade para prestigiar a celebração da Independência do Brasil.
Além da tradicional parada militar na Avenida Presidente Vargas, quando cerca de 1.800 Marinheiros e Fuzileiros Navais estarão desfilando, Navios e Aeronaves da Marinha realizarão um desfile naval pela orla carioca, iniciando na Barra da Tijuca, cerca de 9h, passando pelo Forte de Copacabana, por volta de 11h, e adentrando à Baía da Guanabara às 12h.

Participarão do evento os Navios de Desembarque de Carros de Combate “Garcia D’Avila” e “Almirante Saboia”, Fragata “Constituição”, Corveta “Frontin”, Navio-Tanque “Almirante Gastão Motta”, Submarinos “Timbira” e “Tikuna”, Navio Oceanográfico “Antares”, Navio-Faroleiro “Almirante Graça Aranha”, e Navio-Patrulha “Guajará”, totalizando 10 navios. Além disso, 6 aeronaves subordinadas à Força Aeronaval cruzarão os céus do Rio de Janeiro. O contingente no mar será de cerca de 1.000 militares.

O mar foi nossa via de descobrimento, de colonização, de invasões e de consolidação da Independência. Do ponto de vista econômico, 95% de todo o comércio exterior brasileiro são transportados por via marítima. Ademais, 85% do petróleo nacional são extraídos do subsolo marinho, num total de 1,6 milhões de barris por dia que, ao ano, somam cerca de US$ 35 bilhões. Cabe à Marinha do Brasil defender os interesses da nação no mar e, ali, garantir a integridade e a soberania, assegurando ao País o direito ao uso econômico e estratégico da nossa Amazônia Azul.

FONTE: COMANDO-EM-CHEFE DA ESQUADRA / FOTO: Alexandre Galante

Subscribe
Notify of
guest

7 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
bulldog

Cadê o A-12???????

Marcos T.

Cade o São Paulo?
Achei que já estava pronto.

tomas

Marcelo Ostra, grato pela informação!

tomas

Por onde andará a corveta Barroso?
Não vai participar do desfile?

Marcelo Ostra

Tomas

Ela se encontra no mesmo local de sempre, no RJ ….

Não particiará pq ainda não esta pronto, ainda não é um navio operacional, ainda está em testes de aceitação e homologação

Abd
Mod MO

tomas

Pensei que depois de ter levado quase 12 anos para a construção da corveta Barroso e de ter sido incorporada em 18.08.2008, a mesma já tivesse sido aceita e homologada.
Caramba!!!

Angelo Nicolaci

A-12 ainda em fase final de reforma, não participará