SH-60B Seahawk

Um helicóptero SH-60B Seahawk do USS Chancellorsville (CG 62), foi alvejado por piratas somalis na última quarta-feira em uma missão de reconhecimento sobre o cargueiro Win Far. O navio de Taiwan, sequestrado em 04 de abril, estava ancorado ao sul da cidade somali de Garacad.

De acordo com a US Navy, o Win Far é utilizado como navio-mãe por piratas. A aeronave não respondeu ao ataque retornando ao seu navio, sem que nenhum dos tripulantes tenha sido ferido.

As imagens abaixo  são do vídeo gravado do momento do ataque pela câmera do FLIR (Forward Looking Infrared Radar) do Seahawk.

A US Navy não informou se a aeronave sofreu algum dano.

FLIR image

FLIR Image

FONTE e FOTOS: Mer et Marine

Subscribe
Notify of
guest

18 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Brazilwolfpack

Rapido,mandem alguns Stingers para la!!! Ou pelo menos uns SAM-7.

Lucas

Sim, ta na hora de uma Equipe de “limpeza” fazer um serviçinho lá, levador por algum SSN como disse McNamara, e acabar com essa folia, senão vou ficar de plantão la no porto de santos, pra tomar algum navio também!!!!!!!!

LBacelar

Será que teremos a continuação de Black Hawk Down

Andre Luiz

Estes piratas sao bem armados e treinados?

Rodrigo Cordeiro

esses piratas tem papagaio e tapa olho?

Vitor

Aqueles piratas nao sao do caribe?

Marcelo Tadeu

Por que não torpedearam logo este navio? Isto sim é um bom serviço!!

Tiago Jeronimo

Que eu saiba os piratas só tem AK-47 e RPG-7.

McNamara

Pirata bom é Pirata morto!!! Um ataque de uma equipe SEAL desovada por um SSN na calada da noite seria de bom tamanho, para responder à agressão e fazer o horror acontecer a bordo. Fogo e facas na madrugada! Esses piratas precisam abaixar a bola.

Rodrigo Rauta

Gostei da ideia do Marcelo Tadeu…ia ser bem divertido..eheheheh!

Abraços!!!

fullcrum

Li algumas reportagens falando que os somalis atiravam mto mal, acho que ninguém tá querendo assumir papel de agressor e fazer uma limpa naquele vespeiro de bandidos. Mas tem reféns na área de nacionalidades diferentes e aí é osso, a ONU podia soltar uma resolução autorizando a limpa, mas aí é outra estória!!!!!1

Vassili

Claudio Alfonso,

“eu sou mais nosso exército lá para apaziguar tudo, temos mais competência para isso”………………….

Falar o que, né?????????????????? Até parece que temos a experiência de combate que tem um US Marines, uma US Navy, uma USAF ou um US Army……………

A Somália está completamente falida, sem um governo que sequer consegue manter o controle do país………….

O local é um vespeiro, e o EB se daria bem mau se colocasse os pés lá………………..

Vamos deixar o serviço para as GBU, JDAM, JSOW e Tomahawks da vida mesmo……………….

Será bem melhor para nós………..

Abraços.

claudio alfonso

Vassili. Como tu mesmo disestes, eles tem experiência em combate! Porém eu complemento: SÃO UM FRACASSO em operações de paz. Nisso sou mesmo mais nosso EB, mas concordo que vespeiro e que ir lá só com aval da ONU e dentro de um plano e dentro de uma coligação de paises

Marcelo Ostra

Claudio,

Fazer operações de paz contra macumbeiros requenguelas em TO de baixa intensidade eh uma coisa

Em ambientes pesados e completamente hostis é outra coisa, dai não creio ser preciso sua comparação .. ai eu queria ver … Queria ver em Darfur …

Abs
Mod MO

FN

esses piratas são doidos ou indiotas?

Jaique Sparro

Tão a fim de morrer mesmo.
Senta o dedo nessa P…..

Fábio Max

Se tascam-lhe um missil nesse navio pirata vêm as entidades de direitos humanos enchendo o saco, dizendo que os americanos cometeram uma carnificina, que foi desproporconal e que os piratas nem são tão ruins assim… dentro desse contexto, fizeram a coisa certa, já encontraram e identificaram o navio, agora basta abordar, matar só uns 4 ou 5 e desativar o navio.

…mas da minha parte, acho que o míssil não seria mal…

claudio alfonso

Para uma operação de limpa tem que se planejar e usar INTELIGÊNCIA e não apenas força bruta. Os americanos tentaram e se deram mal. Eu sou mais nosso exército lá para apaziguar tudo, temos mais competência para isso, entretanto seria loucura assumir uma tarefa dessas sozinho. Como bem disse nosso colega: o ideal é uma resolução da ONU e uma força tarefa conjuta, para combater os piratas e reconstruir o país.