A US Navy acaba de receber seus primeiros T-6B Texan II. No último dia 27 de agosto dois desses treinadores pousaram nas NAS Whiting Field, noroeste da Flórida, onde se localiza a Training Air Wing 5.

A chegada das duas aeronaves representa o início do processo de substituição dos T-34C Turbo Mentor naquela base. Atualmente existem três esquadrões de treinamento em Whiting Field equipados com T-34C. Os demais Texan II chegarão ainda neste semestre e o início das atividades de instrução com os novos Texan II está programado para 2010.

Depois de Whiting Field, a NAS Corpus Christi (Texas) será a única base da USN a operar os T-34C para instrução. Todos os Turbo Mentor existentes nas Forças Armadas dos EUA deverão estar aposentados até 2014.

Atualmente a US Navy possui em seu inventário 47 T-6A, baseados em NAS Pensacola e NAS Patuxent River. Quatro dessas aeronaves serão transferidas para a USAF em breve. Os demais aviões que a USN receberá virão na configuração T-6B. No total, a USN espera receber e operar 272 Texan II na versão T-6B, além de 44 da versão T-6A já entregues.

FONTE/FOTO: NAVAIR

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Antonio M

Teriam o mesmo uso lá como o Supertucano é utilizado por aqui? Li a notícia que os fuzileiros americanos estariam testando o Supertucano.

Flavio

Ainda tem gente sonhando que vão comprar os super-tucanos.
kkkkkk
estão no máximo testando para melhorar os aviões similares deles.

Ou então, descobrindo os pontos fracos do ST

Luís Aurélio

Flavio ; você está absolutamente certo. Eles estão fazendo exatamente o que voce disse no seu comentário.

Octavio Lima

Antonio, Flavio e Luís,

esse aviões ainda são do programa JPATS. Não são relaçionados com o programa Imminent Fury, para o qual o Super Tucano está sendo avaliado.

Marcelo Tadeu

Exato, e na época, o avião que concorria com o T-6A era um Tucano remotorizado, bem inferior oa Super Tucano que derivou-se daquele.

Luís Aurélio

Otávio , tudo bem, o programa é outro , mas mesmo assim os EUA não comprarão nenhum super-tucano. Logo saberemos se estou certo ou não.

Nunão

Lembro a todos que uma coisa (Supertucano) não tem nada a ver com a outra (T-6) nesse caso específico. O T-6B é basicamente o T-6A com aviônica e displays mais modernos, e sua função nesse caso é de treinamento.

Já a planejada versão de ataque do T-6 Texan II poderia sim ser objeto de comparação e especulações em relação ao Supertucano. E no que se refere a padronização, comunalidade logística etc, no lugar dos EUA eu não teria muitas dúvidas sobre qual vetor escolher para COIN, caso quisesse um.

Octavio Lima

Nunão,

eu concordo com a conclusão de que o AT-6 tem vantagens em relação ao Super Tucano mas o AT-6 ainda não existe. Como as coisas demoram muito para acontecer nos EUA pode dar tempo de fazerem a versão.

Nunão

Exatamente, Octavio, tudo depende de timing, necessidade, política, contrapartidas etc. Por um lado, a marinha dos EUA está testando o Supertucano (e pensando nesse tipo de aeronave em operação conjunta com outras forças singulares, para otimizar custos – pesquisando aqui no Blog achará matéria a respeito).

Por outro, se a necessidade for premente, creio que não demorarão muito para viabilizar a versão de ataque do T-6. Enfim, sou cético em relação à operação do Supertucano em forças dos EUA, a não ser que outros pesos entrem na balança.

Challenger

O F-18 perdeu, esqueçam o ST na USN.

CosmeBR

Challenger,

Mesmo se o F-18 ganhasse, o ST não iria para A USN. Eles só tem o interesse de melhorar as capacidades do AT-6 com base em estudos do dito melhor avião COIN do mundo.

Abraço!!!