Cancelado o contrato entre a ThyssenKrupp e a Grécia

0

214-papanikolis-1

A ThyssenKrupp AG cancelou o contrato de construção e manutenção de submarinos com a Grécia no último dia 21 de setembro depois daquele país não cumprir com os pagamentos acordados.

O montante informado pela empresa alemã supera a casa de meio bilhão de euros. O ministério da Defesa grego evitou comentar a decisão da empresa alemã.

A disputa política na Grécia acirrou-se neste mês e o partido socialista de oposição ‘Pasok’ acusa o governo atual de indiferença e inabilidade, sendo “responsável por fracassar na negociação e na resolução do caso”. As eleições ocorrerão em outubro próximo e as pesquisas mostram que os candidatos do partido de oposição estão na frente.

Um especialista alemão consultado pelo site da Blooberg informou que os gregos “não podem pagar, não vão pagar, ou possuem outras prioridades”. “Não é uma situação agradável, isto está claro”, completou.

O estaleiro ‘Hellenic Shipyards’ firmou um contrato com a HDW para a construção de quatro submarinos U214 em fevereiro de 2000. Em 2002 o contrato do estendido para modernização de outros três submarinos Tipo 209 da Grécia.

Em julho de 2007 a empresa alemã solicitou o pagamento da primeira unidade construída, o Papanikolis. O governo grego alegou que o submarino apresentava uma série de defeitos e inconformidades e negou-se a aceitá-lo. Nos últimos dois anos a disputa entre o ‘Hellenic Shipyards’ e a HDW arrastou-se até o momento atual, com a suspensão do contrato pela empresa alemã.

Com informações da Bloomberg

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Marcelo Tadeu

É de papelão!!! rsrsrs

marinheiro

Corsário. Tenho outra versão para o ocorrido.. As turbulências no programa de aquisição de submarinos grego, que têm prejudicado todo o progresso durante meses, já atingiu o seu clímax: Depois de ter acumulado dívidas superiores a € 520 milhões (762 milhões dólares), o grego Ministério da Defesa foi informada na segunda-feira pela alemã ThyssenKrupp Marine Systems (TKMS) que o contrato para a construção de quatro submarinos foi encerrado. Como ThyssenKrupp resumiu nesta segunda-feira, “o Estado grego, há muito que deixou de honrar suas obrigações contratuais.” Embora os submarinos foram concluídos e estão prontos para a entrega à Marinha grega, o… Read more »

corsario01

Caro João, esqueceste de colocar que a oferta foi para “pagar” o off set da compra de Portugal. E lógico, eles não aceitaram. Como bem colocaste, a MP não tem condições neste momento de receber um sub “diferente”??? do que ela recebeu, ou seja, iria lhe trazer problemas e isso, nós sabemos que ela não deseja. Então, o melhor é seguir com os 214 já determinados e que apareça outro para “engolir” o Papanikolis, pois esse sub, por mais que a HDW jure de pés juntos que tem seus problemas resolvidos, eu não acredito! Alias, só para pontuar os sul… Read more »

corsario01

pode parecer brincadeira ou má vontade minha, mas com um nome desses, só podia dar nisso:

“the second one called Pipinos was finished long ago. It seems the third and forth were finished recently. All three are currently located in the HSY yard, along with one upgraded U209 called Okeanos”

Agora os gregos terão que descascar este PIPINOS mais os outros 2 que eles nem divulgaram os nomes. hehehehehehehehe

gaspar

ta ai uma compra de prateleira de primeira…

Anton 9

Acho que o negocio deles é escada rolante mesmo . . HEHEHE

Marcelo Tadeu

Cadê os jornalistas do GLOBO e da Folha de SP que defenderam tanto os alemães contra o Scorpene?

Que escreveram um monte de barbaridades nestas últimas semanas!!

Não estou dizendo que os Tupis são ruins, mas esta demonstração da Thyssen é preocupante.

Imaginem se esta notícia fosse sobre o Scorpene do Chile, ia faltar espaço no jornal.

A Grécia está certíssima, está com defeito, quero trocá-lo ou meu $ de volta!!!

Obs.: Fiquei impressionado com o calado deste sub, os Tupis tb são assim? E… olha o hélice lá na foto!!!! Não é caso de Segurança Nacional?

Sds,

corsario01

O hélice que outros operadores usam são diferentes.
Este que vc vê é o default da HDW. rsrsrsrsrsrsrs

Norberto Pontes

quem vai comprar esse submarino é o Nikos Petraskis hheheeh

Caipira

GustavoB em 23 Set, 2009 às 17:45

Pepinokolus

hahahahahaha

kkkkkkk

Me resta torcer pra que o nosso ProSub não sofra com tantos problemas e atrasos…

Norberto Pontes

Fez muito bem a Tyssen…

CorsarioDF

Então é uma mostra que o problema não é o Submarino e sim o Governo da Grécia.

Sds.

corsario01

Não é bem assim não, colega do DF.

Nínguém quer aquela “jaca”. A HDW já ofereceu a Deus e o mundo e nínguém quer. Nem de “grátis”, 0800, FREE, Portugal aceitou. hahahahaha

Mas é verdade que o governo grego está jogando e deu um tiro no pé, pois os seus 209 talvez nunca fiquem bons como eles desejavam.

Estranho é que na nota original mostra que a Thyssen diz que os 4 estão prontos. Depois em outra nota aparece que os 3 estão indefinidos.

Acho que a 2ª está mais certa.

João Gonçalves

Não foi por o submarino ter ou não ter defeito que Portugal “não aceitou”.
A Marinha Portuguesa não tem condições, no presente, para aceitar mais um submarino, nem em termos de pessoal, nem em termos orçamentais. Uma Marinha não se improvisa, é necessário muito planeamento e preparação.
Além do mais, o “Papanikolis” não cumpre os requisitos estabelecidos pela Marinha Portuguesa, sendo razoavelmente diferente do “Tridente” e do “Arpão”.
Segundo consta o submarino grego não terá qq problema.
Cumprimentos a todos,
JG

Norberto Pontes

bem, até o HMS Astute estava com problemas…
Agora se esses fabricantes que tem uma grande bagagem (a Thyssen fazia subs na segunda guerra se nnao me engano), fico preocupado com o nosso submarino, pois que temos diria: não muito tempo com a fabricação de subs convencionais, se bem que o Brasil não fez feio com seus subs produzidos aqui, que eu saiba…

Alexandre Galante

Pessoal, o Papanikolis foi avaliado por árbitragem internacional e não tem qualquer problema. Todos os problemas alegados pela Grécia foram sanaddos pela TKMS em 2006, e publicados em release da empresa.

Eu mesmo estive a bordo do Papanikolis em 2008 e o submarino está impecável. Oficiais da MB também navegaram no Papanikolis e elogiaram o desempenho do mesmo.

Os gregos estão quebrados faz tempo e o governo atual (que vai mudar em breve) não honrou com seus pagamentos.

Não sei como farão para continuar a operar seus submarinos… os turcos é que devem estar felizes da vida.

Jonas Rafael

Será que os gregos estão tão quebrados assim? Não podemos confiar nem em um, nem em outro lado nessa questão…

Carpe

A verdade é que esse sub parece mesmo uma jaca, e deve ser um alvo muito bom.

Elizabeth

Vamos buscar alguns fatos anteriores, A Grécia era o patinho feio no processo de integração economica européia nos anos 90 porque estava com metas de déficit publico acima do convencionado para ingressar na zona do Euro. Em 1999 a fim de escolher sua nova aeronave de combate e fazer uma “média” com seus parceiros da comunidade econômica européia que deveriam revistar seus indicadores macroeconômicos o EF-2000 foi selecionado (60 unidades) dentro de um negocio estilo “toma lá dá cá.” A compra de tornou uma historia rocambolesca com uma suspensão entre 2003 e 2007 ( (A Grécia alegava que os jogos… Read more »

fullcrum

papanicolau e agora pepino, isso é pegadinha, vão vender pra marinha Russa!!!!

corsario01

Acabei de ler que existe a possibilidade da marinha de Cingapura comprar os 4 (Papanikolis e PIPINOS inclusos, off course).

Se isso ocorrer, a HDW terá dado a volta por cima e os gregos ficarão bem feios na foto.

Mas ainda haverá o PIPINO do estaleiro na Grécia. Quem irá compra-lo?

Marcelo Ostra

Olha ai mais um membro da Sapiencia Navalis …..

Pra variar, comentario perfeitinho

Mod MO

Excel

Gente, se for de graça eu quero o troço.
Já imaginou, vou pro Caribe de submarino … que chique !!

Excel

Ou poderia fazer fortuna carregando drogas para os cartéis colombianos ….

GustavoB

Pepinokolus

hahahahahaha

Colt

Pra ver como são as coisas. VC ver como esse negocio de dinheiro é. O país compra, alega defeito, diz “não pago!” O produtor vende, conserta na garantia do produto e cobra o valor do carnêzão com prestações a perder de vista. É isso mesmo! Celular, computador e submarino dá problema mesmo, tá na garantia, arruma e o comprador tem é que pagar. Uma vez, vi uma estatística, se não me engano 10% desses tocadores de MP3, desses top de linha, dá problema dentro do prazo de 1 ano. E olha que é produto bom. Imagina submarino que tem 1… Read more »