5 de outubro: 67 anos de criação da Força Naval do Nordeste

2

mb-na-ww2

A Esquadra comemora, no dia 5 de outubro, às 15h, na Base Naval do Rio de Janeiro, os 67 anos da Força Naval do Nordeste, criada para aumentar a capacidade de combate da Marinha do Brasil durante a 2ª Guerra Mundial.

A 2ª Guerra iniciou-se como um conflito Europeu e avançou para o mundo. Em fevereiro de 1942, navios mercantes brasileiros começaram a ser torpedeados e, em agosto do mesmo ano, um único submarino alemão afundou seis navios de bandeira brasileira, resultando na morte de 607 pessoas. Após este fato, o Presidente Getúlio Vargas declarou “Estado de Guerra” contra as nações do Eixo.

A missão da Marinha do Brasil foi a de patrulhar o Atlântico Sul e proteger os comboios de navios mercantes que trafegavam entre o Mar do Caribe e o litoral Sul brasileiro contra a ação dos submarinos e navios corsários germânicos e italianos. A criação da Força Naval do Nordeste foi parte do rápido e intenso processo de reorganização das forças navais para adequar-se à situação de conflito.

A cerimônia comemorativa será presidida pelo Comandante de Operações Navais, Almirante-de-Esquadra Alvaro Luiz Pinto, e contará com a presença de autoridades civis e militares. Após a oração, proferida pelo Capelão Naval do Comando-em-Chefe da Esquadra, será realizada uma aposição floral junto ao busto do Almirante Soares Dutra, primeiro e único Comandante da Força Naval do Nordeste, e o toque de silêncio em homenagem aos integrantes falecidos da Força. Componentes da Força Naval do Nordeste e representações de Segundos-Tenentes da Esquadra, Aspirantes da Escola Naval e Alunos da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante também estarão presentes à cerimônia.

mb-na-ww2-2

SAIBA MAIS:

Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcelo Ostra

foi a unica época que tivemos navios no estado da arte
os classe Cannon e os CS classe PC 461

que falta faz (existir na epoca) um google earth, pois finalmente, se tivesse, teria uma ideia como era a Base Naval de Natal e sua perspectiva em relação a foz do rio Potengi mas com a dotação de sua época, (com varios navios)

Como sinto falta de maiores relatos sobre os nossos PC´s 461

Abs
Mod MO

Leo

Com muito orgulho, meu avô serviu nesta base durante a guerra.