af-1a

O VF-1 realizou no dia 01/10 (aniversário de 11 anos do Esquadrão) um voo com 4 aeronaves (1021,1022,1011 e 1013), evento que não ocorria desde 2003.

O feito foi conseguido com trabalho árduo e dedicação da unidade. O VF-1, que disparou recentemente 4 mísseis AIM-9H Sidewinder em Natal, está retornando ao patamar operacional desejado.

Subscribe
Notify of
guest

31 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Colt

Muito bom! Espero que com a modernização venha um radar com maior alcance como o AN/APG-66 ou então o Elta 2032. Este último além de todos os modos requeridos na função Ar-Ar tem mais 8 funções Ar-Solo, incluindo High resolution mapping (SAR mode) with Image tracking; mais 5 modos Ar-Mar inclusive Inverse SAR (ISAR) – Sea target Classification. Sua performance – Air-to-Air detection and tracking range up to 80 NM (milhas náuticas). Air-to-Sea detection, tracking and classification up to 160 NM. Air-to-Ground mapping, High Resolution Mapping and surface target detection up to 80 NM. Informações em : http://www.iai.co.il/sip_storage/files/6/27546.pdf Tá bom… Read more »

Vassili

Oba!

O número de aeronaves disponível para voo subiu para 4???????

então melhorou, pois pela última análise, a MB tinha operacionais 3 unidades do Skyhawk no VF-1.

Imagino que o número aumente conforme os motores que foram mandados para revisão em Israel retornem para a Macega………….

Abraços.

Challenger

Sorte e sucesso aos Falcões!!!

Falcões.
No Céu e no Mar.

Esdras

Caramba!!!! já conseguem voar 4 aviões!!!! que evolução hei!!!
É triste ver uma sonha aviação naval, amargar essa pobreza toda.

fullcrum

Parabéns Falcões!!!

henrique

cada vez mais fico impressionado com conhecimento tecnico que vc tem

Jaique Sparro

Espero vê-los em breve com o RAFALE.

fernando

minha nossa,o que esses dinossauros voadores estao fazendo ai, ainda mais com misseis do ano do amem…tenha paciencia!!!

brazilwolfpack

Agora estamos prontos para colocar-los na Maquina Do Tempo e mandar-los de volta para o Vietnam em 1970,so assim poderiamos estar orgulhosos. Parabems??? Que ridiculo. A nossa aviacao naval de 2009 nem sequer chega ao nivel da Argentina de 1980. O fato de possuir 4 velharias dessas ai para proteger todo o litoral brasileiro deveria ser o segredo mais bem guardado do Brasil. Assim,nem jesuita aguenta.

Lucas Calabrio

Prezados
Seria interessante como aprendizado por parte da Embraer, navalizar os AMX
sds

renato

gostei da tua ideia Lucas….Algo como um AMX II, “navalizado”…tbem sendo adotado pela FAB em complemento a aquele que for escolhido o FX-2, 03, 04 sei lá omde vamos parar…e tbem utilizado com treinador avançãdo….interessante !!!

McNamara

Para voar em 2020 o primeiro protótipo?? Quanto custa a brincadeira da navalização??? Para vender quantas unidades? Oito? Doze? Piada.

João Curitiba

Em 1900 e antigamente a Embraer pediu 250 milhões (não lembro de que moeda) para desenvolver o AMX naval. Este valor seria só o desenvolvimento, que não é pouca coisa.

Ricardo

Todos tem o direito de opinar, mas esculhambar é complicado.

Não vamos tirar o mérito dos caras que tiram agua de pedra para fazer os “4” sobreviventes voarem…

Mauricio R.

Tem F/A-18A/B tomando sol no deserto, que sai mais barato que isso aí p/ por p/ voar novamente.
Sem contar que é uma aeronave mto mais fácil de manter e operar.
E agrega reais capacidades de dissuação, ao contrário dos “dininhos” aí.
Modernizados ou não.

Bronco1

Parabéns à Marinha do Brasil que tira leite de pedra com os poucos recursos que lhes são dados e fazem o que podem com o que tem. Espero ver todas as “velharias” da MB voando novamente. Que os “dinossauros” possam formas uma geração inteira de pilotos navais capazes e bem treinados. Que os “dininhos” sejam, finalmente, responsáveis pela acumulação de experiência e doutrina de aviação de asa fixa que será empregada na próxima geração de NAes e aviões de asa fixa na MB. Tudo tem o seu preço e a MB vai resistir às críticas e ao contingenciamento de recursos… Read more »

Felipe Cps

Que vergonha, Santo Deus, que vergonha…

Avião sem Asa

Porque estão chingando? são melhores que os Xavantes, AMX.

bulldog

Não são os Falcões os criticados aqui…são as pessoas que comemoram termos 4 A4 operacionais na marinha de um país como o nosso. Isso é caso de improbidade, de lesa-pátria, de falta de vergonha na cara! Culpa dos governos desde o final da década de 80, e de comandantes que fizeram o jogo do poder e se limitaram a frequentar jantares sociais e partidas de tênis. Aos mecânicos, técnicos e pilotos…sorte e profissionalismo! aos governos e militares omissos, vergonha!

Marcelo Tadeu

Não importam as críticas do entendidos e dos que só entram no blog pra falar besteira quando não sabem a diferença entre um B.737 e um A320, o que importa é que a Aviação Naval está renascendo das cinzas e , aos poucos, retomando a sua operacionalidade, pois, assim que o São Paulo estiver operando, vai precisar delas e, no futuro próximo, as equipagens estarão preparadas para o novo vetor (RAFALE M).

Sds,

Vassili

Melhor 4 voando do que NENHUM, não concordam?????????? Fala sério pessoal, todos nós sabemos que um A-4 não se compara à um F/A-18 Hornet. Nem em desempenho de combate, nem em capacidade de carga de armas, mas é o que temos. Não adianta nada ficarmos menosprezando o aparelho em si……. Tomara que o total de 12 aparelhos operacionais volte à ativa rapidamente. Os pilotos merecem. Se, no futuro a MB puder adquirir um lote de caças modernos para a função de defesa da Frota (passando os 12 A-4 para a função de ataque), será muito bom. Sou amplamente à favor… Read more »

Marcelo Martins

O N-1021 estava exposto no evento sábado passado no CTA aqui em São José dos Campos………Galante, depois te mando umas fotos. Pena que não deu pra velo em vôo.

Fernando Cabral

Uma longa caminhada começa com os primeiros passos. Começamos a andar, isso é muito bom.

Mirage

Melhor 4 voando do que nada. Sim, eu sei… é absurdo, vergonhoso a nossa marinha passar por tanta falta de recurso por tanto tempo como ficou toda as FAAs. Mas… antes tarde do que nunca. Sobre um substituto, é difícil opinar. AMX naval? isso é idéia bem lusitana, beirando ao ridículo. F-18 de segunda mão da US Navy? É porque não. Tem tb os Super Étendard que é um avião muito bom. Acho que a nível de desempenho os aviões “usados” a disposição ficaria: F-18 bem a frente, depois A-4 e Super Étendard. A-4 bem equipado e bem pilotado é… Read more »

Skyrider

Cogitou-se aqui a hipótese do F/A-18 ao invés do A-4. A propósito, seria possível operá-los no NAe São Paulo? Será que poderíamos mantê-los embarcado, treinando as operações aeronavais?

Vassili

Skyrider,

lembra que o A-12 já recebeu o Rafale à bordo???????

Inclusive que o mesmo foi lançado pela catapulta de vante?????????????

Por este motivo, imagino que o F/A-18 Hornet poderia ser usado à bordo do São Paulo sem problemas maiores…………

Abraços.

Vassili

Mas, sou à favor de manter o A-4 em operação por + alguns anos na MB………….

Abraços.

Wolfpack

Se der Gripen no FX2, esqueçam aviação naval por um bom tempo.

André Castro

Hoje eu fui no DCTA nos portões abertos,para minha surpresa o falcão numero 1021 estava lá ,eu que só tinha visto por foto depois ver bem de perto é outra coisa , pode ser velhinho mas impreciona,na foto não dava para ter noção,más ele é alto pra caramba !!!!

Lucas Calabrio

Prezado Mauricio R.
Sei uque o F-18 hornet é melhor que o AMX, mas trata-se de aprendizado e não uma mera compra de circunstância oportuna.
Ensinar a pescar é melhor que ganhar o peixe, pois vonsegui o peixe vai depender exclusivamente de quem aprendeu e não de favor de outrem.
Abraço

Lucas Calabrio

é melhor aprendermos um pouco do que nada