vinheta-clipping Um navio espanhol pesqueiro foi capturado ontem por piratas na costa da Somália com 36 pessoas a bordo. Aviões de Luxemburgo a serviço do programa de vigilância marítima da União Europeia sobrevoaram o local e confirmaram haver pessoas armadas dentro da embarcação. Tripulantes chegaram a enviar um alerta de sequestro, mas logo depois suspenderam o contato.

FONTE: O Globo, via sinopse diária

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Lucas Urbanski

Mais ja esta na hora de alguma coisa ser feita, patrulhas constantes naquela região não adiantam praticamente nada, o ideal a ser feito é quando cada embarcação for aprisionada, uma equipe especial, resgate a embarcação e faça uma “limpeza completa”, só assim esta mania de sequestro acabará.

Lucas

Isso aí agora virou festa .

Vassili

Nada que algumas centenas de JDAM e JSOW miradas para os acampamentos destes “piratas” não resolva.

Quem sabe até algumas incursões de SOF (DELTA, RANGER, SEAL) tb não surja efeito psicológico nos “piratas”……………

Capacidade para isto existe, só falta o principal: QUERER FAZER…

Abraços.

GUPPY

“Aviões de Luxemburgo a serviço do programa de vigilância marítima da União Europeia sobrevoaram o local e confirmaram haver pessoas armadas dentro da embarcação.” Eu não sabia que a União Européia está tão unida assim e que Luxemburgo(sei que não é o Vanderlei(Técnico de Futebol)) possui uma avião de vigilância marítima e mais, atuando longe do Grão-Ducado.

Wilson Johann

O que um pesqueiro da Espanha fazia em águas territoriais da Somália? Pesca ilegal, aproveitando-se do fato da Somália não possuir governo institucional e nem estar sob controle de forças armadas regulares. Aquilo lá virou terra de ninguém e vários paises estão se aproveitando do fato para explorarem águas juridicionais da Somália ilegalmente. Pesqueiros de várias nações estão, literalmente, saqueando fortunas em pescado no mar territorial daquela nação(?) africana, e através de pesca predatória que está dizimando a fauna marinha na região. Navios de todas as bandeiras também limpam seus tanques e porões naquela região, e há relatos (confirmados por… Read more »

Wilson Johann

Se alguém estiver interessado em conhecer mais sobre o assunto, leia a matéria abaixo. Vai ajudar a conhecer melhor a problemátia e proporcionar uma outra reflexão sobre o assunto. ______________________________________________ As mentiras sobre os piratas da Somália Quem imaginaria que em 2009, os governos do mundo declarariam uma nova Guerra aos Piratas? No instante em que você lê esse artigo, a Marinha Real Inglesa – e navios de mais 12 nações, dos EUA à China – navega rumo aos mares da Somália, para capturar homens que ainda vemos como vilãos de pantomima, com papagaio no ombro. Por Johann Hari, para… Read more »

João Curitiba

Caro Wilson Johann

O problema do lixo atômico ou da pesca ilegal (um dos dois) será resolvido quando os peixes servidos nos melhores restaurantes europeus estiverem contaminados com radiação.

Abraços

Li_ne

Muito bom o texto do “The Independent” divulgado pelo Wilson Johann. Boa lembrança também do Alexandre, o Grande.

catraca

Wilson Johann……..obrigado pelo excelente post.