Navio pesqueiro da Nigéria encalha no litoral do RN

41

pesqueiro-africano-1Um navio africano encalhou em plena areia da praia de Buzios, no Rio Grande do Norte. A imagem inusitada chamou a atenção no litoral sul do estado, neste domingo. A embarcação pertencente a uma empresa de pesca da Nigéria e foi arrastada para a praia na maré alta. Sete tripulantes africanos estavam a bordo e dois se feriram. Eles foram internados, mas já foram liberados.

A capitania dos portos abruiu inquérito para apurar os motivos do encalhe. Será feita uma perícia na embarcação e todos os tripulantes serão ouvidos, por meio de um intérprete, já que nenhum fala português, apenas inglês e línguas locais como haussá, ibô e iorubá.

A marinha vai verificar a documentação, saber o motivo pelo qual eles estavam na costa brasileira e o que teria acontecido com o barco para que chegasse a encalhar. As investigações podem durar até três meses, mas o capitão dos portos, Francisco Vasconcelos, acredita que dentro de duas ou três semanas já terá concluído o trabalho. A Polícia Federal, a quem cabe a fiscalização da permanência de estrangeiros no país, ainda não tinha conhecimento oficial do caso.

pesqueiro-africano-2O fato levanta suspeita porque segundo especialistas, uma travessia do atlântico com motor em funcionamento perfeito e a plena velocidade levaria em torno de oito dias. A tripulação disse que levou sete dias com o motor em pane.

FONTE: O Globo / IMAGENS: InterTV

NOTA DO BLOG: Como um navio estrangeiro vem parar numa praia brasileira sem ser visto por nossa Marinha ou Força Aérea?

Subscribe
Notify of
guest

41 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
André Castro

Em uma reportagem que eu vi no jornal da band ontem disseram que fazia 30 dias que este barco estava desaparecido, atravessar o atlântico em 7 dias ,estranho .

Marcelo Tadeu

Poderia sim Gaspar e melhor ainda, usar tb, além de aviões de Patrulha, VANTs com grande autonomia tipo o Globalhawk ou Predator.

Abraços

Claudio/Itajaí

Alguém falou em Monitoramento das embarcações pesqueiras

A Universidade do Vale do Itajai junto com a MB e o Ministério da Pesca já realizam esse serviço
Tem até um site

https://www.preps.gov.br/

Felipe Cps

Galante: é que a poderosa Aviação Naval da Marinha do Brasil não estava atenta…

Sds.

Marcelo Ostra

todo navio é submetido ao controle do Comcontran/Sistram, eles sao monitorados pela costa brasileira

O que aconteceu esta parecendo muito como “golpe do seguro”

Abs
Mod MO

Norberto Pontes

A PERGUNTA é:
eles serão deportados e o barco(se bem que bem acabado) vai pra onde??

Ramir

Ta aí o que a falta do SGB (Satelite Geostacionario Brasileiro) faz !

Tiago Jeronimo

Do jeito que a Marinha anda combalida coitada, um CBG americano chega aqui e a marinha só vai saber pela imprensa. Culpa da Marinha? Claro que não, ninguém faz milagres.

Dalton

Oi Tiago…

na verdade o termo CBG está em desuso…o “chic” hoje é
CSG…”carrier strike group”.

abs

gaspar

sera que o SGB nao vem no combo frances ??

gaspar

o controle da costa brasileira poderia ser feito atraves de satelites ??

gaspar

MT,
como vc mesmo disse, as embarcacoes tem um tipo de “transponder” que pode ser desligado pelo piloto do aviao, acredito eu que nos navios esse equipamento tb possa ser desligado a fim de nao se saber a sua localizacao, estou correto ??
e se a embarcacao desligar o “transponder”, o que o COMCONTRAM podera fazer ??

BRAVURA

Pode ser por essa via que armamentos e muniçoes contrabandeadas chagam ao Brasil. Subestimar as capacidades da MB é exagerar, até embarcações colombianas chegam na costa americana, diante de tanta tecnologia de vigilância.

Cabe agora a PF interrogar os tripulantes e tirar a limpo as reais intenções deles, pois até que prove o contrário serão inocentes.

Marcelo Tadeu

Pessoal, vamos com calma. O negócio é esquisito, mas daí dizer que a MB não sabia, acho pouco provável. Eu visitei aqui no RJ, precisamente, no 1º Distrito Naval, o COMCONTRAM que é o Comando de Controle do Tráfego Marítimo, tipo um CINDACTA, só que para controle de tudo que entra e sai do mar territorial, só que como os aviões têm transponder, os navios tb tem que ter um dispositivo parecido. Este aí, pelo jeito, estava fugindo da Nigéria e nem equipamento tem. Vamos analisar antes de falar besteria, por favor, isto aqui, acho eu, é um blog de… Read more »

João Curitiba

Qualquer país democrático é vulnerável a ataques e sabotagens. Vide o atentado às torres gêmeas.
Somente em países totalitários, envolto num ambiente policialesco de extrema vigilância sobre tudo e todos, as pessoas encontram mais dificuldades de locomoção.
Onde as constituições garantem o direito de ir e vir, não tem como saber se quem está indo ou vindo é um pacato cidadão ou um terrorista.
Se em países de regime fechado todos são culpados, mesmo sem provas, nas democracias todos são inocentes até prova em contrário.

Claudio/Itajaí

kkkkkkkkkkkkk
A “marinha africana” está treinando desembarque anfibio no Brasil.

kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Marcelo Tadeu

Valeu MO, estava esperando uma voz oficial!!! rsrsr

Marcelo Ostra

De nada Xarah

e antes que começem os “absurdo” e “vergonha’, há trocentas embarcaçoes de pesca estrangeiras operando por aqui, afretadas (ou não) por armadores de pesca nacional

Para quem eventualmente querer aber um pouco mais do sistema de monitoramento

https://www.mar.mil.br/comcontram/

Mod MO

Norberto Pontes

eu fico pasmo!
imagina q ridículo isso.
imagina quão fácil não é se apossar desse “paraíso perdido” chamado Brasil….
imagina como submarinos não devem patrulhar aqui se quiserem….
fala sérioooooooooooooooooooooooooo
ACORDA MB

Sem saco

Como sempre alguns comentários que é um primor…

gaspar

Gilberto,

certo dia dei essa mesma ideia de usar dirigiveis como radares(na Amazonia tb)… o pessoal desceu a lenha em cima de mim…

ja havia comentado tb que qq sub ou outra embarcacao militar estrangeira poderia atracar na costa brasileira sem ser notado, mais uma vez o pessoal desceu a lenha no tio aqui…

pois eh…

Vlademr Baltazar

Nesse País até o elefante DUMBO entra no espaço aéreo sem ser visto….!!

Abs,

Cristiano GR

Taí uma grande prova da ineficácia dos meios de defesa das nossas FAs.
Que isso seja largamente usado para CALAR A BOCA dos babacas que vêm pregar que o Brasil não precisa de FAs. Isso é vergonhoso.

Como diria o Opash (da novela): “isso não é auspicioso”

Lucas Urbanski

Caramba, se um navio pesqueiro entrou em nosso mar jurisdicional,e não foi percebido por nenhuma embarcação da MB e da Força Aérea, imaginem se estivéssemos em algum conflito armado, os caras colocariam um Nae em plena praia ensolarada do Nordeste.

Mais uma prova de que a MB não esta preparada por falta de recursos e meios para controlar nossas águas, imaginem se por acaso o Pré-Sal fosse cobiça de alguma potência declarada nossa inimiga, eles já estariam se preparando para tomá-la.

SEM COMENTÁRIOS………………..

URUTAU

Caros senhores

Absurdo isso ok eu até aceito que não seja uma embarcação de grande porte mas sim de pequeno porte mas isto não vem e nem mesmo pode justificar este acontecimento pois da mesma forma que foi um inocente braco pesqueiro nigeriano muito bem poderia ser uma nau inimiga desovando um grupo de especialista que poderiam efetuar um plano completo uma rede de sabotagens eliminando uma serie de pontos estrategicos e formando uma cabeça de praia a grosso modo dominada e pacifica
LAMENTAVELLLLLLLLLLLLLL

Forte abraço

luciano

KKKKKKKKKKKK.. nao sei pq o espanto. e olha que virou noticia de jornal, agora imaginem o que nao e noticiado. navios estrangeiros vao e vem e ninguem fala nada. a mb nunca vai estar preparada, na fab.

Victor

descobriram esse navio porque encalhou. Quantos outros navios estrangeiros frequentam nosso litoral sem serem avistados e realizam a pesca ilegal. Agora, espantoso será se o ministro da justiça se antecipar e divulgar nota que os pescadores terão asilo em nosso País.

Gilberto

Já faz algum tempo, que tenho pensando na possibilidade do uso de dirigíveis para patrulhamento do nosso mar territorial. Comentando com alguns colegas, eles acham isso um absurdo, um retrocesso, mas recentemente ví que o EUA estão desenvolvendo um blimp capaz de alcançar uma grande altitude e com uma autonomia fantástica com objetivo de realizar vigilância. Acredito que uma dúzia de dirigíveis não tripulados ou remotamente tripulados, com capacidade de patrulha marítima e alerta aéro antecipado seria um excelente produto para nossas FA. Com tais aparelhos, dotados de datalink e encaminhando seus dados em tempo real para uma base em… Read more »

Gilberto

Desculpem, no final do terceiro parágrafo leiam “(operadores dos sensores)”.

Ricardo

Depois aqueles putos de Brasilia vem cortar gastos, olha o que a falta de uma fiscalização não gera… E quantos barcos de pesca estrageiros estão ai pescando em nossas aguas sem termos conhecimento ??????

Absurdo.

Joaca

Senhores Uma coisa que chama a atenção é o tamanho deste pesqueiro. Ao meu ver, este barco faz parte de uma flotilha que deve ter apoio de uma nau maior, uma nave mãe. assim, podemos desconfiar que nossos peixes estão sendo pescados por estrangeiros sem que estes paguem as taxas regulamentares. Sim, a MB não viu, a FAB não viu. O que esperavam, com 3 Gururus e 5 P95 para patrulhar o nordeste Brasileiro? Precisamos de mais navios patrulha sim e tb de mais aviões de esclarecimento marítimo. Não seria a oportunidade de converter aguns EMB-120 em E-120, onde teríamos… Read more »

Soldier

Pode ser até mesmo armas ou drogas!!!!

Marcelo Ostra

Engraçado que o mais provavel deste incidente, o golpe do seguro, ninguem comentou …..

Navegação realmente é uma coisa sobrenatural, da 4a dimensão ….

mod MO

Agno

Atualmente é muito difícil para marinha fiscalizar toda frota pesqueira (que está muito sucateada e muitos não tem nem número de registro). Se algum navio da marinha ou avião da FAB tivesse visto esta embarcação próximo da costabrasileira, provavelmente seria confundido com um barco nacional, pois a identificação é feita somente via rádio (VHF, SSB) e é quase impossível chamar todos os barcos avistados por rádio.

Agno

O sistema de monitoramento das embarcações de pesca arrendadas (de empresas estrangeiras) que trabalham legalmente em águas nacionais é feita por rastreamente via satélite, um sistema parecido com monitoramento de caminhões. Estas embarcações não podem operar a menos de 200m de profundidade, porém muitas vezes o aparelho de rastreamento é desligado.

Elizabeth

Acho que o caso deste barco, de forma isolada não abona nem desabona o trabalho de vigilância brasileiro. Quantos barcos do mesmo porque que este não lograram sucesso em se aproximar de litorais de países da América do Norte e Europa só este ano, com uma preciosa carga de drogas, armas e contrabando? Nunca saberemos, mas parece razoável que vários possam ter conseguido. Isto quer não dizer que a MB não precise melhorar neste campo. A FAB apesar de todas as criticas, montou um “pente fino” de defesa área que é razoavelmente eficiente. Onde esta o “pente fino” naval brasileiro?… Read more »

KeplerK

Primeiro, isso é um barco pesqueiro e não um “navio”.

Segundo, acho que está havendo um exagero nos comentários. Se fosse fácil monitorar esse tipo de embarcação barcos com exilados cubanos nunca chagariam nas praias da nação mais militarmente poderosa do planeta, os EUA, mas, como sabemos, alguns conseguem, apesar de toda vigilância.

Rodrigo

Se existe algo de positivo nisso é o alerta: que sirva como aviso para as autoridades.

Agno

Que tipo de pescado este barco capturava, que tipo de pescaria ele praticava?

EDurval

Caro Gilberto, durante a Segunda Grande Guerra a Navy utilizou-se de dirigíveis para proteção da Costa inclusive para a caça a Submarinos Alemães, com sucesso.

Sua idéia é valida, mais acho que poderíamos utilizar VANTs para essa tarefa com a vantagem que os VANTs seriam menos vulneráveis que os dirigíveis.

Cor Tau

“Vlademr Baltazar em 06 Out, 2009 às 9:08 ” “Claudio/Itajaí em 06 Out, 2009 às 9:22 ” huahuahuahua……………….. KeplerK em 07 Out, 2009 às 4:27 Ja ouviu falar da guerra das lagostas?!….. “gaspar em 06 Out, 2009 às 8:58 Gilberto em 06 Out, 2009 às 7:25 ” Idem……..Deve ter relação com o Centro de Lançamento de Alcântara……Se fosse ideia concebida por algum gringo estariam achando um maximo….A gente tem que dizer que é estadosunidenses ou europeu…..É assim mesmo nesse pais… “eles serão deportados e o barco(se bem que bem acabado) vai pra onde??” Vai pra lugar nenhum…….Desencalhar custa mais do… Read more »