Segundo a Marinha, pesqueiro encalhado não tem condição de navegar

11

vinheta-clipping-naval Peritos da Marinha do Brasil divulgou (sic), nesta quarta-feira (7), o laudo sobre a vistoria feita no barco nigeriano, que encalhou no domingo (4) na Praia de Búzios, em Nísia Floresta (RN). A embarcação provocou a curiosidade dos banhistas da região, que vão ao local para ver o pesqueiro na praia.

Segundo o documento, o navio pesqueiro está em péssimas condições e sem possibilidade de navegar. Os peritos encontraram a embarcação sem leme, enferrujada e com problemas no motor.

Os peritos informaram ainda que a perda da âncora durante a viagem teria facilitado o encalhe do pesqueiro.

Segundo a Capitania dos Portos, a embarcação tem cerca de 130 toneladas e pode ser removida da orla potiguar, já que o casco de ferro não foi danificado após o impacto com a areia da praia.

O custo do reboque, no entanto, é de cerca de US$ 50 mil. Para que isso aconteça, será preciso a autorização do dono do barco, que ainda não foi notificado.

O valor deve ser pago pela empresa dona do navio, mas resta saber se há interesse na operação por parte dos donos do navio.

Segundo a Marinha, nem a venda do navio pagaria o custo da remoção, em virtude da situação precária do navio.

Os tripulantes serão deportados pelo governo brasileiro em um prazo de até 15 dias.

FONTE: G1

LEIA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

11 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Getulio - São Paulo

Infelizmente é grande o número de africanos sendo detidos, presos por porte ilegal de drogas no Brasil. Será que o navio teria esta finalidade?

GUPPY

Nunão, eu também espero que tirem o barco de lá. A praia deve ser presevada de qualquer lixo.

Abraços.

Bruno Correia

Pesqueiro Nigeriano, sem condições parecendo ter uns 50 anos.

Seria por um acaso um refugiado de LOST?

Nunão

Espero que tirem o barco de lá, nem que seja na base do maçarico. Conheço bem essa praia e ela certamente fica mais bonita sem o pesqueiro encalhado.

Em que pese a curiosidade, não demora muito para o mar e o sumiço das partes transformarem o barco em destroços.

McNamara

A primeira foto postada no blog já indicava isso. Resta saber o quão subumanas eram as condições impostas à tripulação, pela empresa proprietária da embarcação. Imaginem as condições de habitabilidade e higiene, e ainda, a qualidade da comida e água potável de bordo… E os equipamentos de salvamento e sinalização em caso de naufrágio??? Pode-se dizer que tiveram imensa sorte de ter encalhado no litoral do RN, e que vão voltar para casa, ainda que deportados, de avião.

Alexandre G.R.S.

Prezados,

Só não entendo o fato de deporta-los… Deixe-os aqui… Já não basta o que eles sofrem no pais de origem? quem não garante que eles encalharam de propósito? se aceitamos presidentes, acusados de crimes politicos, ladrões de trens dentre tantos outros que aqui se encontram, porque não dar asilo a esses flagelados humanos? porque são africanos? porque são negros?…

Getulio - São Paulo

É preciso tirar o chapéu para os marinheiros, refugiados ou navegadores do século XXI. Cruzar o oceano nesta banheira, nagegando sem o leme foi uma proeza. Merecem ficar e trabalhar na Marinha do Brasil.

Marcelo Tadeu

Alexandre,

O Brasil só concede asilo a quem sofre perseguição política ou refugiados de guerra, não é o caso deles, ademais , eles tb tem que solicitar.

Sds,

Cor Tau

Eu sou de lá..O lugar é um ponto estratégico….Um ponto vital…Motivo pelo qual os EUA vieram para aqui na segunda guerra….Deveria ser uma das areas mais protegidas deste pais…Mas é justamente o contrario..Como na amazonia….Entra e sai quem quer..Fazem o que bem entendem….Acontece mesmo de tudo…..O problema não tem haver apenas com recursos e estrutura….Estive la….Essas coisas não são novidade alguma para mim…..Eu estive nesse barco…Tirei foto e tudo….Os sujeitos realizavam pesca ilegal e predatoria…Alguns até ameaçavam fugir….Estavam bem preocupados….O barco tava só o bocal…O que acontece nas nossas aguas é o mesmo que na amazonia…..Pré Sal vai da muita… Read more »

CELIO

No minimo vao querer comprar para a MB.. Grande aquisição…rs.

MO

Olha até que não seria de todo ruim

Dispeito de pendencias judiciarias, e se houvesse area para virar recife artificial, poderiam levar ele para uma area livre e o pessoal de Natal fazer um sinkex com os 40 e 20 mm

Teria com se dar uma boa availiação em disparo real destes calibres em um pesqueiro

MO