Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Nunão

Marcelo Tadeu, Tanto as fragatas quanto as corvetas operam helicóteros Esquilo e Super Lynx, conforme a missão e a disponibilidade. Creio que, de qualquer forma, a quantidade de Super Lynx da MB é sensivelmente menor (12 unidades) do que a capacidade de emprego a partir dos navios de escolta (até 2 em cada uma das 3 Grenhalgh e 1 em cada uma das 6 Niterói e 4 Inhaúma), mesmo levando-se em consideração a disponibilidade tanto dos helicópteros quanto dos navios de escolta (períodos de manutenção de ambos, quantidade operacional em um dado momento etc). Creio que o ideal, em relação… Read more »

Marcelo Tadeu

Valeu nunão!

É que estranhei o fato de não embarcarem nenhum SL em um exercício desta envergadura.

Sds,

Marcelo Tadeu

IH!!! Nunão, agora que eu vi. É que eu li o post abaixo sobre a ADEREX e como não posso abrir o vídeo neste horário, pois estou no trabalho, (só depois das 18 hs ou na hora do almoço) achei que o vídeo do Esquilo tivesse sido feito na ADEREX, não tem nada haver, esquece.

Mas valeu a informação!!

Marcelo Tadeu

Alguém poderia me informar por que não há Super Lynx embarcados? Falta disponibilidade?

Quando visitei a BAenSpa, coversei com um piloto do HA-1, ele me disse que as Inhaúma são as menores plataformas em que se opera Super Lynx no mundo. Ponto para a Aviação Naval da MB!!

Sds,

Águia de Bronze

Seguem valentes nossos UH-13, após mais de 20 anos de bons serviços prestados à MB……já está na hora de substituí-los por aeronaves mais modernas e sobretudo menos custosas em termos de manutenção. Operação Antártica, Inspeção Naval, operações com a Esquadra e os navios da DHN, Fuzileiros……TUDÃO……, estas aeronaves já deram seu sangue e estam cansadas. Seria uma boa aproveitar o “FRANCE CONNECTION” e implacar uns 15 EC-145 no pacote ou a versão militarizada EC-645 ou UH-72 (US ARMY). Quais aeronaves vão operar a partir dos NaPOc a partir de 2015 ? Os UH-13 já estarão perto dos 30 anos e… Read more »

Nunão

Marcelo,

Na real, as Aderex estão entre as mais rotineiras operações da Esquadra, e o emprego de helicópteros Esquilo nas mesmas está dentro da normalidade. Aliás, no próprio texto sobre a operação, cita-se um helicóptero do tipo.

Mas não duvido que, havendo mais verbas disponíveis (tanto para manutenção para aumentar a disponibilidade, quanto para os custos da operação), outros helis poderiam ser empregados.

Wiltgen

Marcelo Tadeu,

Só complementando as informações do Nunão, temos que lembrar que temos DAE’s do HA-1 operando com as fragatas no exterior, o que reduz a disponibilidade não só das aeronaves como o de pessoal.
Abraços,

Marcelo Tadeu

Wiltgen,

é mesmo, esqueci que temos uma Fragata na Inglaterra com um ou dois SL, não sei ao certo, além do Destacamento Aéreo Embarcado e outra nos EUA acho eu.

Quanto a substituição dos Esquilos, acredito que a MB já deve estar pensando sim nisto, o Agusta 109 tb não é de se jogar fora, aquele usado pela USCG para combater lanchas de traficantes de drogas.

Valeu!!

Alexandre L

Assistindo esse vídeo dá para ver que o balança do navio pode ser perigoso para os pousos. o encontro convoo com o helicoptero pode ser forte. to certo?