Jobim: Brasil não comprará mais material bélico usado

0

g29

g25

João Naves de Oliveira

vinheta-clipping-navalO Brasil não comprará mais materiais de defesa descartados, afirmou hoje Nelson Jobim, ministro da Defesa. Segundo ele, “compramos usados a troco de banana, e foi um enorme problema”. A declaração foi feita para justificar a compra de novos caças para a Força Aérea Brasileira (FAB). “O Brasil não é um comprador. É um parceiro e precisa de transferência de tecnologia”.

O montante de investimentos no setor, de acordo com Jobim, pode ultrapassar 6,7 bilhões de euros até 2020. O valor deve ser destinado a helicópteros, caças, submarinos, blindados e até dois satélites brasileiros.

O ministro da Defesa prevê que o salto tecnológico vai exigir pessoal capacitado, e que isso repercutirá nas escolas de engenharia. “No estaleiro destinado à montagem de submarinos nucleares, a ser instalado em Itaguaí (RJ), serão empregados 14 mil pessoas altamente especializadas”, disse Jobim.

O ministro esteve em Campo Grande (MS) para participar da Operação Laguna, simulação de resgate e evacuação em estado de guerra, com a participação de 10 mil militares do Exército, Marinha e Aeronáutica. Ele explicou que a operação não está relacionada a nenhum conflito no exterior. É uma operação mostrando a real situação num estado de guerra.

Como exemplo mais recente de preparo, ele lembrou a busca dos corpos das vítimas do Air Bus A330 da Air France, afirmando ter sido “extraordinária a capacidade das operações de resgate”.

FONTE: O Estado de São Paulo, via Notimp

NOTA (fotográfica) DO BLOG: duas das recentes aquisições, realizadas pela Marinha do Brasil, de navios usados.

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
R. Delilian

Gostei da ironia desse post…
tipo o titulo é uma afirmaçao no ministro da defesa falando que nao vamos comprar nada usado
e as fotos, são do G-25 que acabamos de incorporar a nossa frota, e eh usado!!
uhaahuhuhuhuhu

parabens!!!!

General

Será que é verdade?

Fritche

Creio que alguns entenderam um pouco errado, a afirmação principal é de que o Brasil não comprará mais material bélico usado, no que depender dele. Além do mais uma frase solta tem um significado muito mais amplo do que dentro do seu contexto, que é explicado logo no inicio:
“A declaração foi feita para justificar a compra de novos caças para a Força Aérea Brasileira (FAB).”

Ou seja, ao menos aviões, não tendemos mais a comprar usados.

Marcelo Tadeu

Pessoal, Seja o Ministro falastrão ou não, é o primeiro titular desta pasta que completou 10 anos, que pelo menos, está fazendo alguma coisa em prol das FFAA. Os outros eram fantoches: Viegas, Waldir Pires, a múmia , o vice-presidente. Se hoje nós temos grandes exercícios e manobras ocorrendo, espectativas de reaparelhamento, orçamento garantido e um plano de Estado para a Defesa, tudo se deve a esse “falastrão” Doa a quem doer!! Sds, OFF-topic: Cadê a galera do RJ deste Blog? Vamos nos reunir no MUSAL dia 18/10, mandem seus e-mail para marcelottadeu@hotmail.com Alexandre Galante, conto com sua presença. Vamos… Read more »

Alecsander

Ainda bem, chega de sucata para o Brasil.

Norberto Pontes

vamos ver se essa balela se cumpre hehehehe
duela a quien doer

Fernando (FGRpapa)

E deu a dica, nas entrelinhas.

Rodrigo

Catraca, o processo está no início. Para ele dar certo tem que começar por baixo. Não adianta inputar uma responsabilidade a indústria nacional, que ele não tem capacidade de absorver. O NJ é um fanfarrão e teórico. O dia que ele sair do mundo maravilhoso do Direito e entrar para qualquer Engenharia, ele vai entender mais ou menos como as coisas funcionam e vai nos poucar de um monte de bobeiras que ele fala.

The Captain

Será que ele está falando pelo próximo governo também. Quero dizer: Ele fará parte do próximo governo, seja lá quem for eleito e assim ele poderá falar por conta daquele governo também?

GUPPY

Companheiros do Blog,

É claro que concordo e fico feliz com a declaração do Ministro, mas dependendo do momento, uma compra de ocasião pode ser viável. Por exemplo, o projeto “meia-sola” da Força Aérea amenizou o problema da baixa dos Mirages III até a chegada do vencedor do FX-2. Na Marinha, pode ocorrer algo semelhante, inclusive o Brasil pode ainda querer desenvolver um determinado tipo de navio usando engenharia reversa e para produzir um nacional mais capaz. Corrijam-me se eu estiver errado.

Abraços.

Esdras

Isso é verdade ninguém transfere o pulo do gato. Só mesmo os trouxas para acreditar que as nações que investiram anos e anos e muitos bilhões de $$ em pesquisa irão passar isso assim.
Se queremos então temos que batalhar e investir $$$ e em pessoas.

Paulo Renato

Claro que essa transferencia de tecnologia será o que o governo poder pegar para poder desenvolver o resto, o pulo do gatoninguém vai passar.
Acho que estamos indo para um bom caminho, a única coisa que não concordo é que todos os equipamentos até agora estão sendo negociados com a França.
Acho que os equipamentos Russos tem seus espaço sim e poderíamos fechar uma aliança com eles.
Até os tanques vão ser Franceses….
Fragatas…Helis, Sub…, Caças ….
Que isso !!!! Isso eu não concordo precisamos de outros equipamentos e ainda desenvolver os nossos por aki.

Abs.

Joaca

E quando comprarmos um u dois navios de apoio usados, o que ele vai dizer? Eu não sabia? ou “Estes estão como novos!”
Senhores
todos compram equipamentos usados, até o poderoso Tio San, vejam os F5E’s ex suíça que compraram.
At
Joaca

Fábio Mayer

Tomara que isso seja sério. Mas fico com medo de, a partir de uma premissa radical como esta, simplesmente e usarem como desculpa para não comprar mais nada.

The Captain

Fábio Mayer em 09 Out, 2009 às 11:07
“Tomara que isso seja sério. Mas fico com medo de, a partir de uma premissa radical como esta, simplesmente e usarem como desculpa para não comprar mais nada.”

Este é o meu receio em relação ao próximo governo, seja lá quem for o presidente.

catraca

Se até no que ele fala de bom é criticado.
Nota-se claramente que o pouco fundamento nos assuntos abordados não é só do Ministro.
Tudo é um processo……..e estamos apenas no início dele.

Dunga

O Ministro Jobim Não sabe como está a nossa Marinha, pois se forem mandar construir novos navios( vai ai pelo menos uns dez anos), não vai dar tempo de repor os atuais navios que não devem durar mais de dez anos, então como fica?
Em 2020 sobram:
três submarinos Tupi
uma Corveta Barroso
um navio tanque
um Cisne Branco
um Garcia davila
doze patrulhas gururus
cinco patrulhas de 500tons
e algumas canoas e jet skis…

The Captain

Ivan e Parthenon: Vocês foram perfeitos em seus comentários.

Bruno Rocha

Esse Jobin é um contador de história.

Felipe Cps

FANFARRÃO!

Parthenon

“Mas eu repito, o Nelson Jobim está correto em gritar que não vai comprar mais nada usado.”

Amigo… tambem acho legal, agora só precisa ele mesmo cumprir o que “arrota”, na realidade Nelson Jobin não passa de mas um politiqueiro de quarta categoria, como outro amigo citou, “um fanfarrão”… necessário no momento, ou alguem aqui prefere o José Viegas Filho? Waldir Pires???

Na realidade… temos que engolir!

Ricardo

Vamos pensar como administradores, nada de criticas, queremos resultados…

Não podemos mais comprar “meios” usados… Então teremos que fazer novos ?

Vamos pensar novamente como administradores da Marinha… E como fica a 2° frota se sair do papel ?

Tão captando o mesmo que eu ? Teremos que desenvolver tudo !

Vai dar trabalho 🙂

Ivan

Amigos, Cheguei tarde e perdi esta ótima oportunidade. Creio que todos já estam em outras conversas. Vou ser um tanto cínico para falar de política, mas, acrditem, as vezes o cinismo é necessário. O Ministro da Defesa é político, mesmo que ‘eventualmente’ militar, será sempre político. Como político no seu discurso deve dar a mensagem da intenção do governo, para influenciar a decisão do Estado. Concordo com Nelson Jobim quando ele afirma: “O Brasil não é um comprador. É um parceiro e precisa de transferência de tecnologia”. Sim, Felipe CPS, ele é um “FANFARRÃO!”, mas é um fanfarrão necessário e… Read more »

CADU

Eu não sei de nada, só vou rezar, rsrsrs
Saudações.

Baschera

O que me preocupa não é este governo. Até que, para 9 dedos e meio tá bom….
O que preocupa é o próximo governo. Dará continuídade a esta política e as demais nascentes ????

Veremos !!!

Sds.

KeplerK

Caro Baschera,

“O que preocupa é o próximo governo. Dará continuídade a esta política e as demais nascentes ????”

Se Dilmão ganhar, acredito que sim. Se Marina Silva ganhar, acredito que não. O resto eu não sei.

Grande abraço.

bulldog

Os senhores ainda não se acostumaram com os discursos populistas desse governo??? tá na hora já, né. Ano que vem tem eleição…Não vai comprar material usado? aham… vai fazer o que? produzir? com que tecnologia? Comprar novo? com que dinheiro? Ahhhhh entendi… “O Brasil não compra mais material bélico usado”… se não fabrica nem tem dinheiro…simplesmente fica sem. É isso!

Marcelo Tadeu

Eu acho que se a compra for de oportunidade, não há nenhum problema. Não vamos de uma hora pra outra construir tudo que necessitamos, então…

antonio

Curioso … O Programa de Reaparelhamento da Marinha contempla a aquisição por oportunidade de meios navais de segunda-mão.

Se a Marinha emite um documento oficial contrário à opinião do Sr. Minisro, então ele que enquadre os almirantes (ou será desmoralizado publicamente mais uma vez).

Alguém se lembra do Arrelia? Torresmo e Pururuca? Creio que eles seriam ministros da Defesa adequados às pataquadas vindas do Planato.

Esdras

Espero que isso seja a chance do Osorio ser produzido.

thiago98

espero que agora não apenas compremos material novo, mas façamos o nosso próprio material

Colt

É o que eu digo sempre.

Vassili

Colt,

A nós só resta esperar que o prometido se cumpra, certo?????

Mas imagino que seja outra promessa de “campanha”, tipo época eleitoral…………… entende???????????????/

Abraços.

Samuel

Aleluia!!!!

Victor

Fico feliz com essa decisão. Espero que não fique apenas no discurso.

Lucas Urbanski

Será mesmo, eu particularmente duvido!!!!

Colt

Caro Vassili
Sempre digo…
Nada como um 45 no coldre e uma divisão panzer no apoio! hauahua
abs!

JP
Lucas Lasota

O Nelson Jobim eh um otimo politico. As frases dele sao bem colocadas de modo a apagar o verdadeiro sentimento exposto por ele alguns dias antes. Noutra declaracao ele falou que a Embraer nao era governo e quem decidiria o FX 2 seria o governo. Senhores, com essa mentalidade sem-vergonha eh que a Engesa e Bernadinni foram pro saco, porque nao eram governo e nao atendiam os propositos do governo. As sucatas que temos hoje foi fruto dessa mentalidade!!! Se existe um braco no setor empresarial civil que atende os misteres do Estado, eh LOGICO que o Estado tem o… Read more »

Rodrigo
Jacubão

Tem que ver pra crer.

Julico

sera q ele tomou vergonha na cara é ???

aaaaa e outra….“O Brasil não é um comprador. É um parceiro e precisa de transferência de tecnologia”.
Não foi essa a proposta da SAAB ?? sera que vem NG no FX-2 ??

abs

Mauricio R.

Creio eu, que o ministro perdeu mais uma vez, a oportunidade de nos privar de ler a respeito das asneiras que diz por aí.
Mto material “de prateleira” e/ou “usado”, está tecnológicamente mto distante do que nosso atual complexo militar industrial, tem capacidade de fornecer ás FFAA.
Então seria o caso de qndo necessário, usar desse expediente p/ “instigar” nossa industria.

WAR

Muito bem, ministro! Amigos, vejam a palestra de um brigadeiro do ITA falando do assunto, em outro blog do grupo. Ninguém transfere o pulo do gato. Temos que sugar o máximo que pudermos. O mais sensível, temos que criar aqui mesmo. E temos competência para isto. O super-hornet, um excelente avião, é tecnologia, para os USA, ultrapassada (para eles, o que vale são as tecnologias utilizadas no F22 e no F35). Rafalle e Grippen juntos com logística diferente? Talvez, se for para nossos netos viverem num país, além de rico, forte militarmente (e mais justo, também. Pelo menos, não teríamos… Read more »

Luciano Baqueiro

Olá amigos, acabei de ler algo interessante no artigo sobre os subs U-214 rejeitados pela Grécia ( areamilitar.net/noticias/noticias.aspx?NrNot=830 ). O site Área Militar, que é português, diz que os alemães podem ser processados por Portugal, por não cumprirem os off-sets acordados. A se confirmar, chegamos a conclusão que aquelas discussões acaloradas que se travaram aqui onde uns preferiam os alemães porque os franceses não são confiáveis foram inúteis, pois nesse ramo ninguém é confiável, e nossa única defesa é fazer contratos muito claros e com todas as garantias , p/ que se não forem cumpridas todas as cláusulas possamos processar… Read more »