Navio-Escola estará aberto a visitas nos dias 21, 22 e 23 com a exposição sobre o cinquentenário de Brasília

brasil-rc

vinheta-clipping-navalA capital portuguesa será um porto de destaque na 23ª Viagem de Instrução do Navio-Escola Brasil, da Marinha brasileira. A bordo, além dos futuros oficiais em sua mais importante viagem profissional, o navio leva a história da saga da construção e fundação de Brasília. É a exposição fotográfica “Brasília- 50 Anos”, que estará na recepção para convidados no dia 19 de outubro a bordo do navio atracado no porto de Lisboa.

A exposição, que recentemente foi lançada no Aeroporto Internacional Juscelino Kubistchek, em Brasília, é composta de painéis fotográficos com 48 fotos. Entre elas estão registros históricos feitos quando a capital ainda estava em construção pelos fotógrafos Ake Borglund, Mario Fontenelle, Marcel Gautherot e outras fotografias cedidas pelo Arquivo Público do Distrito Federal e Memorial JK.

A exposição mostra também imagens da inauguração da capital em 1960, que irá comemorar o seu cinquentenário em 2010. As fotos da Brasília actual com os novos monumentos de Oscar Niemeyer, que constam da exposição, foram tiradas por Rui Faquini.
São esses painéis que viajam pelo mundo a bordo do Navio-Escola Brasil.

Trata-se de um projecto que a curadora Mercedes Urquiza vem desenvolvendo desde 2007 com a Marinha do Brasil que leva a história de Brasília pelo mundo fora com o apoio da Eletrobrás e Petrobras. Em Lisboa, o Hotel Sheraton Lisboa também aderiu à iniciativa.

Segundo a curadora da exposição, pioneira Mercedes Urquiza, mais de 40 mil pessoas já visitaram as exposições anteriores levadas, por mar, nos anos de 2007 e 2008. “Levar a história da fundação da capital federal para as nações amigas é uma forma de agradecer por tudo que Brasília me proporcionou”, afirma a argentina Mercedes, que chegou à capital federal em 1957 e foi testemunha ocular da construção dessa capital erguida no centro do planalto central do Brasil.

FONTE: Portugal Digital

LEIA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Bruno Rocha

Brasil mundo a fora!

Noel

Lindo navio, e exposição fotográfica interessante.

catraca

Vale ouro.

catraca

Falando em Navio-Escola, o Blog bem que poderia ter feito a cobertura da Regata da escola Naval……vieram aspirantes dos EUA,Inglaterra, França e etc etc etc.