O maior desafio da Marinha no século XXI

3

Senador defende investimentos para o Comando da Marinha

Um dos maiores desafios do Brasil no século 21 será garantir a segurança de sua costa, acredita o senador Roberto Cavalcanti (PRB-PB). Em discurso no Plenário nesta segunda-feira (19), Cavalcanti destacou que a exploração de petróleo na camada pré-sal Entenda o assunto tornou-se questão de segurança nacional, uma vez que poderá receber investimentos estimados em um US$ 1 trilhão e contará com a participação de companhias internacionais.

Para o senador, a Marinha do Brasil terá que investir na segurança de toda a área, pois essas empresas exigirão garantias e segurança.

– Por todos esses motivos e também pela nossa posição no Atlântico Sul, precisamos urgentemente de um poder naval eficiente, de barcos modernos, de submarinos nucleares, de aviões e de uma força de dissuasão capaz de proteger os recursos naturais, o tráfego marítimo em nossas áreas jurisdicionais que constituem a Amazônia Azul – defendeu.

Roberto Cavalcanti disse que a Petrobras, uma das oito companhias mais importantes do mundo, enfrenta hoje o desafio de explorar gigantescas reservas de petróleo na camada pré-sal. Essa camada tem 800 quilômetros de extensão por 200 quilômetros de largura e vai do Espírito Santo a Santa Catarina. O óleo está a mais de 6 mil metros da superfície do mar e a retirada desses recursos exige domínio tecnológico altamente sofisticado, ressaltou.

O parlamentar lembrou que a expectativa da empresa é de que o pré-sal produza pelo menos 9,5 bilhões de barris na primeira fase e chegue a 14 bilhões em uma etapa mais madura, o que corresponderia ao total das reservas de petróleo do Brasil hoje.

No discurso, o senador ressaltou a luta política e diplomática travada pelo Brasil para garantir o reconhecimento pela Organização das Nações Unidas (ONU) e por outros países das áreas marítimas contíguas à nossa costa com objetivo de garantir a posse dos recursos naturais da região.

Roberto Cavalcanti assinalou que só em 2007 a ONU atendeu, em parte, uma solicitação brasileira feita em 2004 de extensão dos limites da plataforma continental para além de 200 milhas. Essa decisão da ONU legitimou a incorporação de 712,5 mil quilômetros quadrados dos 950 mil quilômetros quadrados demandados inicialmente e garantiu a exploração do pré-sal.

FONTE: Agência Senado

Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Lucas Urbanski

Opa, parece que enfim o congresso brasileiro acordou de um sono profundo, desde a década de 90, e tomare que nunca mais caia neste, maldito sono.
Abraço.

JOao

As coisas parecem q comecam a andar…

R_Cordeiro

esperamos que os discursos continuem assim, e que acompanhado deles venham também as ações.