Esquadra_Operação Laçador

A Esquadra Brasileira e a Força de Fuzileiros da Esquadra iniciaram, no dia 15 de novembro, o deslocamento de diversos meios para participar da Operação Combinada “Laçador”, que está sendo realizada na região sul do Brasil.

A operação é um exercício de adestramento conjunto que testa a interoperabilidade e a integração de atuação do Ministério da Defesa e das Forças Armadas. Aproximadamente 8 mil militares da Marinha, Exército e Aeronáutica estarão envolvidos na operação, que se desenvolverá nos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Os seguintes meios navais participarão da operação: Navio de Desembarque de Carros de Combate “Garcia D’Avila”; Navio de Desembarque-Doca “Rio de Janeiro”; Fragatas “Bosísio”, “Constituição” e “Independência”; Navio-Tanque “Gastão Motta”; SubmarinoS “Timbira” e “Tikuna”; Corveta “Jaceguai”; Navios-Patrulha “Babitonga” e “Benevente”; Navio-Balizador Faroleiro “Mario Seixas”; Navio-Balizador “Comandante Varella”; Navios Varredores “Abrolhos” e “Albardão”; Rebocador de Alto-Mar “Tritão”; 1 helicóptero UH-14 “Super Puma”; 2 AH-11A “Super Lynx”; 1 SH-3A/B “Sea King”; e 2 UH-12 “Esquilo”.

Serão realizados adestramentos de controle de área marítima, de controle naval do tráfego marítimo, além de exercícios de projetar poder sobre terra, com incursão anfíbia de Fuzileiros Navais e participação de Mergulhadores de Combate.

No Grupo-Tarefa constituído pelos meios da Esquadra estão embarcados 1.864 militares da Marinha do Brasil e 109 pára-quedistas do Exército Brasileiro.

SH-3A/B

FONTE: MB

Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Danilo

A pratica leva a perfeição !

Parabéns.

Bronco

4 escoltas, 2 submarinos, um navio tanque, 2 navios de projeção de poder em terra, 2 navios varredores…

Belíssimo GT.

Melhor ainda se fosse nucleado no São Paulo com os A-4, Super Puma e Sea King.

Aí sim ia ficar nota 10.

Bravo Zulu, MB!

Walderson

Caro Bronco,

penso sinceramente que ainda chegaremos lá. Pra mim, as coisas estão melhorando para as FAs. Aos poucos os ressentimentos estão acabando. O país começa a ver que precisa das FAs.

Um abraço.