… mas é o USS Carl Vinson na costa do Haiti, levando suprimentos para a população local, vítima do terremoto devastador.

Observar que o navio está atuando principalmente como porta-helicópteros, o que é uma raridade.

Carl Vinson Haiti 1

Carl Vinson Haiti 2

Carl Vinson Haiti 3

Carl Vinson Haiti 4

Carl Vinson Haiti 5

Subscribe
Notify of
guest

44 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Dunga

Mesmo que o governo brasileiro quisesse fazer uma média com o mundo, de potencia “emergente”, a nossa corrupção interna é maior ainda e impede que possamos ter um navio próprio para isto, com pelo menos 10 anos de idade.
Não se deve ficar sonhando com porta avioes, pois o Sampa deverá ter uma carreira bastante acomodada no cais do AMRJ.
O outro velhaco, o Fernando Henrique recebeu este navio dos francese a titulo de: “tira este barco daqui, porque vai dar trabalho p/ desmontar.!!!
O Clemaceau foi outro negocio dificil com os estaleiro de desmonte.

majunior

esse lance da venda do foch(são paulo) é a pura verdade eu tive a oportunidade de visita-lo ainda qnda era da frança e ele era outra coisa, bem mais armado com mais ‘vida’, venderam pra nos pq ia dar mais trabalho pra desmontar.. q tristeza!

Luan

Supondo que o Sampa estivesse pronto,quais e quantos Helicópteros poderiam ser embarcados e disponiveis para pronta operação no haiti,como fazem os Sea Stalion e os Sea hawk?

Sea King?Jet ranger?

Cougar concerteza!

[]’s
Luan.Tentando fujir de assuntos politicos,e partindo para o que interessa!

Dunga

Quanto ao CVN 70 Carl Vinson; os EUA estão sempre em guerra com qualquer maluco que entre na frente deles (e que tenha petroleo), então sempre vão ter equipamento militar atualizado em condição de resposta a qualquer tipo de serviço.
Considero um navio mais apropriado para este serviço, seria um LHA ou um LHD, por que os portos do Haiti estão submersos e o uso de LCU ou LCAC para desembarque e acesso facil. mas é isto ai.
Tomara que os EUA façam um bom serviço de resgate, diminuindo um pouco o sofrimento daquela gente…

CosmeBR

A capacidade máxima do NAe São Paulo é de 40 aeronaves. Pra operação no Sampa seriam empregados os Super Puma da Marinha (13), Sea King(se esses ainda se encontrarem em operação), esquilo, Super Linx.

Felipe Cps

Lindas fotos. Mas será que poderia mesmo ser o “São Paulo”? Quero dizer, ainda que ele não fosse uma sucata velha empurrada pelos “parceiros” franceses e comprada pelo traidor FFHH, e ainda que ele não estivesse docado há quatro anos, e ainda que ele dispusesse de aeronaves para operação em sua máxima capacidade? Caras, não entendo muito de navios, sua velocidade, rotas de navegação, etc, mas vamos supor que o NAe São Paulo estivesse ativo, onde estaria? Penso que mais provavelmente protegendo a costa da região sudeste, por razões óbvias. Ora, levando-se em conta que ele estivesse na costa do… Read more »

Felipe Cps

Ah, quando disse “protegendo” (a costa do Sudeste) falei em sentido metafórico (dissuasivamente) ok? Apenas na exata medida em que um NAe pode “proteger” algo e não atacar (projetar poder – sua função precípua)…

Sds.

Antonio M

Creio que o problema maior do Nae São Paulo é a falta de pessoal e $$$$ para tal. Vide os T38 Talon, B52, KC135 americanos com mais de 50 anos de uso e o próprio monitor Parnaíba da flotilha do pantanal com seus 71 anos de idade. Guardadas as devidas proporções, o Nae São Paulo não estava tão defasado tecnologicamente assim e um bom trabalho para que fosse utilizado eficazmente e ainda como aprendizado além doutrina, para quem saber montar ou projetar um ou dois Nae nacionais e/ou tipo BPC Tonnerre. Enquanto formos o país do improviso e do jeitinho… Read more »

Fernando de Noronha

Poderia ser o NAe São Paulo?

Fala sério!

Há milhares de pessoas passando forme no Brasil, que o governo não consegue alimentar. E você quer mandar a MB ao Haiti salvando a população lá!?

O Brasil não consegue fazer os deveres de casa mas quer aparecer no mundo como grade potência sul americama até querendo vaga no conselho de segurança da ONU. Isso é ridiculo!

Giordani RS

O principal problema é que nossos políticos são pessoas despreparadas, com uma visão limitadíssima das coisas, só voltados para o próprio umbigo…enquanto vereadores e deputador estaduais, tudo bem, mas quando chegam aos níveis federais é que o caldo entorna…são incompetentes…será que nenhum deles tem consciência de que investir em armas gera emprego e renda? Será que não conseguem ver que construir um submarino e um porta-aviões gera emprego para no mínimo dez anos? e que para tal precisam de trabalhadores qualificados? e que para ter trabalhador qualificado é rpeciso escolas tecnicas? É tudo uma cadeia, um efeito dominó…mas aqui só… Read more »

rodrigo avelar

agora eu eprgunto: como o brasil quer uma cadeira permanente na ONU?
o seu unico porta aviões n esta operacional, praticamente tudo defasado.

Não consigo entender, esta seria uma boa oportunidade pro Brasil…

Mahan

Poderia. Melhor se fosse um LHD classe D. Juan I ou mesmo um Mistral novinho.

Darkman

Muito bonito !!!!

Nosso A12 é pinto !!!

Abs.

Patriota

Respondendo a pergunta , a distãncia em linha reta de Natal(Rio Grande do Norte ) até o Haiti é de aproximadamente 4.897.93 quilometros, supondo que a velocidade de cruzeiro do São Paulo seja
por volta de 18 nós ( aproximadamente 33km/h )chegariamos lá em poucos dias .

Patriota

Mahan

tambem acho que um porta helicopteros como o Mistral teria um bom desempenho neste tipo de missão.

Marcelo Martins

Pessoal, vamos parar de sonhar e cair na real. A MB não tem grana pra mandar o São Paulo pro Haiti, mesmo que ele estivesse em condições de ir, o que eu duvido que esteja. Lembrem do dinheirão que a FAB e a MB gastaram nas operações de busca do Airbus da Air France. Uma grana que vai fazer falta daqui pra frente porque o Governo Federal não vai repor! A verdade é uma só: Não temos capacidade para operações desse porte! O próprio Ministério da Defesa e de Relações Exteriores não sabem o que querem: um quer fazer parte… Read more »

Marcelo Martins

Já imaginaram a quantidade de combustível e suprimentos que a MB teria que gastar pra mandar o SP pro Haiti???
Pois é, se não conseguimos voar e navegar o necessário por falta de combústível e nossos soldados tem turno reduzido porque falta comida, então não dá pra querer brincar de potência mundial desse jeito.

Pedro Rocha

Olá senhores! Eu não entendo por que alguns temas são tão recorrentes aqui em nossos fóruns! Como um dos senhores sabiamente já comentou: “Mais do mesmo”! Ora senhores o Brasil como nação nunca será mais do que a sua sociedade almeja ser! A nossa sociedade tem varias ambições, POREM abre mão de todas elas se tiver que “suar a camisa”! Isso mesmo senhores, nenhuma nação pode torna-se grande sem trabalho e esforço! Reclamamos de nossa classe política, porém a grande maioria dos votantes aceita a nefasta relação de venda do seu voto por algum tipo de beneficie ou mesmo por… Read more »

Fuzila

“Em tempo: Essa missão no Haiti derrubou um tabu de nossas forças armadas. As forças armadas brasileiras nunca aceitaram sua utilização como força policial mas no Haiti essa foi sua maior atividade! Como uma das maiores reivindicações de nossa sociedade é a segurança publica eu acho que já tempo das FA repensarem sobre isso! Com ações concretas nesse segmento da defesa nacional!” Pedro Rocha, Bem lembrado ! Por exemplo, aqui na França soldados andam no metro, nos pontos turísticos e nos centros comerciais, com o fuzil em punho e dedo no gatilho. Eles fazem o policiamento das grandes cidades em… Read more »

André Castro

Pelo que eu estava vendo na mídia acho que o Brasil vai enviar mais soldados para o Haiti , pelo acordo feito O Brasil vai ficar responsável pela segurança e os americanos exclusivamente pela ajuda humanitária , mais para o Brasil enviar mais soldados precisa do aval do CS da ONU , hoje vai acontecer uma reunião de emergência para decidir o que fazer , o Canadá Esta pensando em enviar mais 2000 soldados e os americanos já convocaram os reservistas , acho que o mais importante que ficar discutindo quem tem que fazer o que, nesse momento o importante… Read more »

Luan

Cumé que é PR,o A12 é O QUÊ?!?!?!

hehehe,sacanagem.

Acho que a MB tem um pouco mais de meia duzia de Cougars,estes poderiam levar os mantimentos,os Esquilos poderiam exercer a função EVAM assim como os Jet ranger que não tem uma capacidade de carga muito grande.

Os Sea King tem até guincho para os sonorares,quanto peso esse guincho aguenta?

[]’s

Parthenon

Concerteza para breve o xará Alexandre Galante vae estar postando a mas nova, parece que houve um entendimento entre o governo da Italia e do Brasil, e será cedido um Navio Hospital pro Brasil, quem sabe já não será a deixa, a Italia cedendo o que possivelmente queira ou tem a intenção de em breve encostar, e vender seria uma excelente opção. Acho que poderiamos solicitar do Governo Frances a mesma iniciativa com os 2 navios da Classe Foudre, pra MB cairia como um LUVA, seria perfeito, já que a MB, descartou a Classe Austin dos EUA. Com estes passos… Read more »

humberto

O Carl Vinson estava sendo enviado para San Diego, ou seja, estão aproveitando a viagem para dar um auxilio ao Haiti (não que seja pouco coisa) no mais, o PA está servindo tb como bandeira dos EUA. Além do fato de poder operar dezenas de helicopteros, ele possui um hospital muitissimo bem equipado e o principal nesta fase, pode dessalinizar agua (produzir algo em torno de 1.500.000 litros por dia obviamente somente uma parte da mesma será enviada ao Haiti). Pelo que está escrito, o tranporte via terra é complicadissimo nesta fase, então a via aerea está sendo priorizado, enquanto… Read more »

AJS

Não vamos confundir as coisas, a ONU patrocina a missão para garantia da lei e da ordem no Haiti, da qual o Brasil exerce o comando, tropas essas que só podem ser aumentadas se solicitado pela ONU e acatado pelos países solicitados. As tropas que estão chegando em função do terremoto, não precisam de qualquer aval da ONU, não são capacetes azuis, são meios enviados por seus governos em função do terremoto, não fosse isso, não estariam por lá. Quanto ao porta-aviões, nações mais ricas que o Brasil e com PA operacionais, não enviaram nenhum. Porta-aviões por todo seu custo,… Read more »

André Castro

O secretário geral da ONU pediu que sejam enviados mais 3500 soldados , sendo 1500 policiais e 2000 soldados .
Outra informação a Espanha vai enviar um navio da classe Galicia .

Giordani RS

Prezado Marcelo Martins, o brasil é um país riquíssimo. TEMOS sim condições de manter nossas FFAA em ótimas condições sem degradar outros setores. Ocorre que os governos(tanto de direita quanto de esquerda, eu particularmenente não vejo mais divisão alguma…) NÃO investem nelas…lembram da vergonhosa atitude do collor? infelizmente servi na Aeronáutica naquela época…dinheiro pra safadeza tem aos montes! pra mandar um astro-turista ao espaço teve(não sou contra, pelo contrário, já era para termos um grupo profissional de astronautas servindo a bordo da ISS), pros arrudas, bolsas eleitorais famílias, vale gás da vida…quanto tu acha que o governo gasta com tudo… Read more »

Rodrigo Cesarini

No caso hipotético do A12 voltar a navegar, e surgisse uma missão como esta do Haiti, os helicópteros do EB e da FAB poderiam operar a bordo para reforçar o nº disponivel? Existe incompatibiliade dos meios com o ambiente marinho? Existe doutrina e/ou previsão para que isso ocorra?

[]s

marco antonio

Logística tudo se resume a logística,vamos fazer uma escala de 1 a 10, sendo que 10 é o Estados Unidos e o Brasil se enquadraria em que lugar, seria “3” este seria o lugar do Brasil nesta escala,isto não quer dizer que somos incompetentes,acontece que os EU tem um capacidade brutal de movimentação,eles estão envolvidos desde a 2 G GUERRA em algum tipo de contenda isso faz com que você tenha volume,em contra partida o Brasil não tem este volume de projeção isto demanda tempo e vontade.

Ivancarias

O evento no haiti coloca em evidência um fato, o mundo não está preparado para situações de calamidades de grandes proporções! Hoje foi com o Haiti, mas amanhã poderá ser com uma cidade ou um país das américas, europa ou ásia!
Falta equipamentos, meios, treinamento, equipe, suprimentos e comunicação… Será que estaríamos preparados para que uma situação semelhante a essa acontecesse no Brasil ou em um país da américa do sul?

humberto

Caro Rodrigo, Creio que existiriam alguns problemas. Um é o treinamento, que são diferentes, um piloto do exercito tem um treinamento totalmente diferente que um da Marinha, mesmo assim, creio que não haveria grandes problemas em um piloto do exercito pousar e decolar de um PA para operações especificas. Segundo e o mais grave, o mar é um ambiente bem mais hostil que a terra, muitos componentes dos helis do exercito não estão preparados para o uso no mar (no mínimo a vedação até o uso de materias otimizados (mais leves ou mais resistentes) que não podem nem ver uma… Read more »

marcos adriano

BRASIL DEVERIA COMPRA NAVIOS HOSPITAIS!!!!EUA TEM PORTA AVIOES DESATIVADOS!!COMPREMOS RAFALE PARA PORTA AVIOES!!! FIZEMOS PARCERIA COM FRANÇA PARA CONSTRUIR FUTUROS PORTA AVIOES NO BRASIL E PORTA HELICOPTEROS!!ELES FUNDAMENDAL PARA MARINHA DO BRASIL

MO

cara, de novo, vc ainda nao respondeu minha pergunta sobre Naes, que tal (novamente) vc embasar isso ….

MO

MO

Cesarini, por via de regra os pilotos e aeronaves teriam ue ser homologados em operações embarcada, reparar que no caso air france, nenhum FAB pousou em nenhum MB

Abs
MO

G-LOC

para mim a solução deveria ser um navio de apoio múltiplo capaz de apoiar helicopteros, outros navios e forças em terra. Teria construção civil para ficar barato de comprar e operar. Não teria nada de sofisticado para se defender pois seria todo direcionado para missões de baixa intensidade. Em cenários de maior intensidade outros navios defenderiam. É uma solução seguida por várias marinhas chamados de Joint Support Ships.

Getulio - São Paulo

A grande verdade é que o único país no mundo que realmente tem condições de ajudar definitivamente o Haiti são os E.U.A., tanto emergencial, como materialmente, conforme fizeram no Iraque. Que país hoje tem condições de manter duas guerras por quase 10 anos? Manter mais de 100.000 soldados em guerra? Mandar Centenas de Bilhões de dólares na reconstrução de Iraque? Neste sentido, para mostrar quem manda neste quintal (dos EUA), eles voltaram os olhos para este pedaço que eles tinham esquecido, mas que agora dá ibope, eleva a moral do povo nesta crise e mostra quem manda, porque tem poder… Read more »

Getulio - São Paulo

Concordo com todos, antes do Haiti, o governo tem que fazer a lição de casa, remunerar bem os servidores militares, equipar as forças armadas, dar condições mínimas para o povo viver, antes de se aventurar numa concorrência inútil com os americanos. Eles tem poder, nós não, isto ficou patente. Despejaram 10.000 soldados da noite para o dia no Haiti, mais a infra de socorro, pagos pelo tesouro americano, sem ficar mendigando para a ONU bancar os salários, como tem feito nosso governo.

WAR

Mas é claro que tem que ser os americanos. É só olhar no mapa. Miami é logo alí, junto com o Comando Sul. E, aqui pra nós, eles tem, comparados conosco, infinitos recursos. Deixemos eles comandarem a ajuda humanitária e a reconstrução (todas as novas edificações tem que ser antisísmicas) e fiquemos com a segurança, triplicando nossa força e a de nossos parceiros. O resto é papo furado. Obs. Não falem mal do FHC. Foi ele quem consertou (a duras penas para todos, principalmente os funcionários públicos) o Brasil e o Lula teve o bom senso de manter a política… Read more »

Rodrigo Cesarini

Marcelo Ostra, isso não indica que nossa organização militar é anacrônica? No caso do resgate ao Air France, ficavam voltando ao continente, quando podiam usar os navios na área; ou seja, estavam mais tempo em trânsito que na missão propriamente dita.

[]s

Marcio Reple

Que o A12 é uma “sucata velha empurrada pelos franceses” esses elementos aprendem na Globo, é isso que da um elemento que nunca deu um tiro na vida comentar sobre o assunto.

O A12 foi ‘barato’ sim, mas teve vários acordos comerciais pra viabilizar aquele preço. E não é por que é dos anos 60 que é uma “sucava velha”, sendo que vários dos porta aviões americanos também são da mesma época.

Se não entende do assunto, é melhor ficar quieto. Esses molequinhos de CS.

Pilot

Queria detalhes sobre esse acordo do Navio hospital Italiano com a MB.

Jose Peixoto

Tenho um sonho… que os políticos brasileiros um dia vão querer ver um pobre brasileiro, com um ótimo emprego de engenheiro, produzindo NAVIOS…CARROS…TRENS…AVIÕES…USINAS…
TOTALMENTE BRASILEIRAS…
AÍ SIM TEREMOS RIQUEZA…
VAMOS LÁ…BASTA VONTADE POLÍTICA…
QUE DEIXAREMOS DE PASSAR VERGONHA…
E SER MONTADORES DE PRODUTOS IMPORTADOS, ENRIQUECENDO OUTRAS NAÇÕES!

tbr

é talvez para gargueiro seja uma boa opção nosso porta aviões, ja q para defesa da nossa soberania não tem nenhuma estrutura tecnologica e q possa enfrentar alguem q esteja disposto a invadir nossas aguas.

tbr

é uma boa ideia creio q para cargueiro nosso porta aviões teria maior utilidade q d navio aerodromo ja q não temos nenhuma tecnologia e condissões de interver em nada com nossa chalana do mar. viva nossos representantes do congresso!!

MARCIO

A marinha de guerra já foi uma das mais poderosas do mundo.atualmente sabemos que as condições não são boas. Um grande investimento só ocorreria numa corrida armamentista, que pelo jeito não existirá. Os navios de patrulha propostos tem pouco poder bélico, e um novo porta-aviões acredito ser utopia. Deslocar um porta aviões está fora de nosso orçamento, além de que possuimos poucas aeronaves na ativa…