Primeiro Scorpène indiano não ficará pronto antes de 2015

5

Scorpène

Construção começou em 2006

O programa de construção e aquisição de submarinos Scorpène para a Marinha da Índia sofreu mais um atraso, informou o portal indiano www.webdunia.com.

O primeiro dos seis submarinos estava programado para entrar em serviço em 2012, mas não será entregue antes de 2015. Para que a força de submarinos não fique reduzida, a atual frota terá que permanecer em atividade por mais tempo que o inicialmente programado.

Em 2012, cinco dos atuais 16 submarinos da Índia (10 “Kilo”, dois da classe “Foxtrot” russa e quatro IKL209-1500) serão aposentados (alguns já estão semi-aposentados devido à idade e avarias). Em 2014, a Índia terá apenas cinco submarinos em operação.

O estaleiro indiano Mazagon, construtor dos submarinos, também tem culpa pelo atraso. Além de problemas trabalhistas, o estaleiro sofreu com os custos elevados das matérias-primas.

Os entendimentos oficiais com a DCNS começaram em 2001, mas somente em 2005 foi assinado o contrato. Segundo o portal indiano o valor do programa sofreu um acréscimo de 40% em relação ao valor original.

Procurado pelo portal webdunia o Vice-Almirante Sanjeev Bhasin, comandante da força naval oriental, informou simplesmente que “estamos adquirindo submarinos Scorpènes. Esperamos ter os mesmo em breve”.

A Índia também enfrenta problemas no desenvolvimento do seu submarino nuclear. Algumas fontes afirmam que o INS Arihant foi lançado ao mar sem reator. Enquanto o programa de submarinos indiano patina, a frota da vizinha China segue crescendo de vento em popa.

NOTA DO BLOG: esperamos que a construção dos Scorpènes da Marinha do Brasil não sofra os mesmos problemas.

LEIA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Luan

Esperaremos…Dormindo…Sonhando com os IKL-214 rs.

[]’s

AJS

Por isso, que no Brtasil, quem escolheu o construtor do estaleiro, foi a DCNS, a qual é a única contratada e quem responde perante a MB.
Os indianos, ficaram com o estaleiro que já tinha, tiveram diversos problemas para adaptá-lo, por sua conta e risco.
Não há como comparar india e china, a começar por problemas trabalhistas.

PC

Prezados,
Mas o que acontece com a Índia?
O PA Russo que vai pra lá deu problema…
O Sub Akula alugado teve acidente…
O SubNuc lançado não tem reator…
Agora os Subs franceses tb vão atrasar …
Acho que eles estão precisando de arruda e sal grosso… sei lá.
Sds

joao vaz bandeira

Ou quem sabe novos fornecedores?

Jobs in Nepal

Enquanto o programa de submarinos indiano patina, a frota da vizinha China segue crescendo de vento em popa.