Coyote UAS - imagem BAE Systems

O ‘Coyote’ é um pequeno Veículo Aéreo Não Tripulado lançado de sonobóia, para vigilância próximo à superfície enquanto a aeronave lançadora mantém-se a salvo, em grande altitude.

A BAE Systems informou na última terça-feira, 19 de janeiro que o Coyote UAS (unmanned aircraft system) fez seu primeiro teste de voo. O voo durou 49 minutos. O equipamento, desenvolvido em parceria com a  National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA) e inicialmente financiado pela Marinha dos EUA (U.S. Navy),  pesa apenas 13 libras (aproximadamente 6 quilos), tem envergadura de 58 polegadas (pouco menos de um metro e meio), propulsão elétrica, e é lançado dentro de um compartimento de sonobóia de 3 pés de comprimento (pouco menos de um metro). O lançamento se deu a partir de uma aeronave P-3 (um WP-3D Orion da NOAA), em pleno ar.

Segundo a BAE Systems, trata-se de um sistema inovador e único (“one-of-a-kind system”). Durante a queda livre, o sistema emerge de uma sonobóia, abre suas asas e inicia um voo direcionado, operando câmeras ou sensores para missões de inteligência, vigilância e reconhecimento da superfície do mar, enquanto a aeronave lançadora permanece em altitude segura.

Futuros testes deverão também verificar se o sistema pode ser utilizado para obter dados de furacões e tempestades tropicais, sendo lançado diretamente nesses fenômenos naturais.

FONTE / IMAGEM: BAE Systems

Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bosco

O pessoal já esta imaginando como será a guerra antisubmarina num futuro em que os submarinos não serão prezas indefesas e sim contarão com mísseis de auto-proteção contra aviões e helicópteros. A aeronave anti-submarino deverá contar com a possibilidade de atacar de grandes distâncias usando para isso armas como a HAAWC. A vida dos submarinos vai se tornar bem difícil tendo em vista alguns avanços previstos para o futuro próximo. Muito provavelmente os aviões de patrulha deverão ejetar além desse brinquedinho aí do post (um mini UAV), mini SUVs e mini UUVs, que interligados irão formar uma rede de sensores… Read more »

Fly Man

Assim como um censor ainda e teste nos EUA nos mares da Ásia, poderia se integra-los?

Como uma espécie de torpedo UAV com hélices, que teria uma sonda ara detectar um submarino?