Home Operações Navais Marinha realiza TOM com NAe ‘Cavour’

Marinha realiza TOM com NAe ‘Cavour’

474
11

Cavour e Gastão Motta

Na quarta-feira, 27 de janeiro, o Navio-Tanque (NT) “Almirante Gastão Motta” realizou Transferência de Óleo no Mar (TOM) com o Navio-Aeródromo “Cavour” da Marinha Militar Italiana. Este foi o primeiro abastecimento do “Cavour” com um Navio-Tanque de uma Marinha de outro país.

O navio italiano, que participa da operação conjunta com a Marinha do Brasil em caráter de Ajuda Humanitária ao Haiti, atracou em Fortaleza, embarcando dois helicópteros – um UH-14 Super Puma e um UH-12 Esquilo – e duas equipes de Destacamento Aéreo Embarcado (DAE) da Força Aeronaval, além de uma equipe médica, da Esquadra Brasileira, especializada em Evacuação Aeromédica (EVAM). Esses destacamentos somam um total de 15 oficiais e 44 praças, além de uma carga de 2,2 toneladas.

O evento de abastecimento durou cerca de 3 horas e meia, com um tempo efetivo de bombeio de óleo de 2 horas e 7 minutos. Os navios navegaram juntos com uma velocidade de 10 nós, equivalente a 18,5 Km/h.

AH-11A sobrevoando Cavour

FONTE: Marinha do Brasil

FOTOS: Alexandre Medeiros – TV Cidade (Rede Record)

11
Deixe um comentário

avatar
11 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
8 Comment authors
FrancoorpAlexandremarujomotta_eirasO Fortuna Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Leopoldo Duarte
Visitante

É bom olhar com bons olhos o trabalho conjunto com a Marinha Italiana, quem sabe uma nova parceria maritima.

Robson
Visitante
Robson

Quem vai pagar pelo óleo?

caravlhomtts
Visitante
caravlhomtts

Sr Leopoldo Duarte bom dia,veja assunto abaixo deste o comentario do O FORTUNA sobre a ida do Cavour ao haiti,muito interessante.
um abraço.

O Fortuna
Visitante

“…esse navio è novo “cabaço”(como vcs dizem)tanto que ainda nao tinha feito il rodaggio( rodagem em portugues?) pelo alto custo que comporta movimentar esse navio-200mila euro por dia-,tudo isso nao passa de uma megalomane operaçao de markeing.Aqui jà deram o novo nome ao ministero:’Difesa Servizi Spa’. As declaraçoes do ministro della Difesa,Ignazio La Russa: “A Misssao em Haiti se poderà fazer com a colaboraçao de aziendas que contribuiram a sustentar os custos aliviando alias quase azerando a necessidade de resorsas adicionais.”…”as aziendas vao ter a capacidade de cobrir 90% dos custos da operaça, se trata de sociedades como Finmeccanica, Fincantieri,… Read more »

O Fortuna
Visitante

Posto aqui esse meu antecedente comentario pois me parece o contesto mais adeguado a falar sobreo Cavour.Espero nao se irritem por està repetiiçao 🙂 ” caravlhomtts em 03 fev, 2010 às 23:02 : “Sr fortuna é isso ai,e mais uma coisa a termo de curiosidade o que os italianos falam desta ajuda da italia com relação ao cavour,qual a impressão que eles tem a respeito de nossa marinha. um abraço.” Ola “caravlhomtts “.Olha vou te dizer que criou polemicas por aqui este evento catastrofico em Haiti .Foram escritos varios artigos a começar da polemica que gerou a critica do “capo”(… Read more »

O Fortuna
Visitante

Nesse link tem muitas fotos do Cavour e pra conhecer bem os detalhes do navio,:
http://digilander.libero.it/en_mezzi_militari/html/cavour.html

Leopoldo Duarte
Visitante

mmuito bom o texto Fortuna

motta_eiras
Visitante

Gosto destas parcerias: Brasil-China , Brasil -Italia , ambas cada uma com suas peculiaridades podem ser ricas em informação e aprendizado para o Brasil.

marujo
Visitante
marujo

O Fortuna disse, em seu texto, que podemos ter novidade no dia 28 de fevereiro, quando o premier italiano visita o Brasil: a compra de 10 navios, entre patrulheiros, fragatas e de apoio logístico. O que os companheiros do blog acham disso?

Alexandre
Visitante
Alexandre

O Gastão Motta está em todas. Acredito que deva ser um das comissões mais disputadas na Marinha. Quem não quer servir em um navio tão concorrido. Parabéns ao Gastão Motta e sua tripulação.

Francoorp
Visitante

Seria ótimo ter uns dois ou três destes na MB, fazendo parceria pro SP… sonhar um navio multi-roll como este Cavour é sim um lindo sonho.