080503-N-7441H-005

A Marinha de Guerra dos Estados Unidos autorizou mulheres a servir em submarinos, pondo fim a um dos últimos feudos exclusivamente masculinos do Exército (sic) dos Estados Unidos*, informaram nesta terça dirigentes do Pentágono.

O secretário de Defesa Robert Gates aprovou a recomendação e enviou cartas ao Congresso para transmitir aos legisladores a decisão. Os parlamentares têm, agora, 30 dias para fazer comentários sobre o projeto antes que entre em vigor.

As americanas já podiam trabalhar na frota de navios da Marinha de Guerra e voar em caças, mas os submarinos nucleares permaneciam fora de seu alcance. As mulheres constituem 15 por cento dos oficiais e efetivos da Marinha de Guerra americana.

FONTE: France Presse, via G1

FOTO (comissionamento, em maio do ano passado, do USS North Carolina – SSN 777): USN

*NOTA DO BLOG: supomos que neste trecho a intenção da matéria original, ou de sua tradução, era referir-se às Forças Armadas dos Estados Unidos, não ao Exército. Com relação à notícia, pode-se dizer que o “timing” da mesma está adequado: em poucos dias, 8 de março, será comemorado o Dia Internacional da Mulher. Parabéns antecipados do Blog do Poder Naval a todas as mulheres que frequentam esse espaço e, em especial, às que servem às Forças Armadas brasileiras, sem esquecer das que, em breve (segundo a notícia) deverão ter a honra de servir nos submarinos nucleares da Marinha dos EUA.

080503-N-8655E-002

VEJA MAIS:

Subscribe
Notify of
guest

10 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Alemberg

Quando iremos ver nossas militares embarcadas em nossa marinha? Por enquanto só embarcam para comissões no exterior e mesmo assim se for oficial. Seria interessante o embarque delas.

Paulo Silva

Uma vez mais a USNavy colocando as mulheres em destaque! pergunta: atualmente os Submarinos estão extruturados para o convívio de homens e mulheres?Deverão fazer algum tipo de modificações em seus leitos?

Abraços

Paulo

R_Cordeiro

como os subnuc podem ficar tempo indeterminado submerso dependendo apenas do “animo” da tripulação… agora o tempo de submerção irá aumentar. rsrs

abraços!

Paulo Silva

R. Cordeiro, olhando por este angulo, não será tão tedioso!!rs

Abraços

Paulo

Nick

hasdasuhduhasduhasduhasduhasd!! boa R Cordeiro!

E viva a mulherada na Marinha, Exécito e Aeronáutica!

[]’s

BRAVURA

Será que tem gays entre as tripulações de submarinos americana?

Har har har! *Humor negro….

airacobra

bem que a MB poderia seguir esse exemplo, mas como mulher na Marinha nao pode nem dar serviço armado e ficar somente em gabinete, hospital e etc, não mudará muita coisa por aqui, so quando elas passarem a seguir o mesmo plano de carreira que os homens, fazendo o mesmo curso de formação, escola de aprendizes marinheiros e se especializarem igualmente aos homens, ex: armamento, maquinas, conves, comunicações, operadoras de radar e etc (no caso das praças) e escola naval, sendo oficial de maquinas, eletronica, armamento e etc (no caso das oficiais) falta muita coisa mudar na MB para chegarmos… Read more »

Clésio Luiz

Eu não vejo vantagem nenhuma em ter mulheres servindo em postos de combate em qualquer tipo de forças armadas. Eu vejo sim uma bela fonte de problemas quando o negócio esquentar.

airacobra

Clesio Luiz, sinto em ter que discordar de voce, mas temos que ser sensatos, não podemos nos esquecer dos feitos realizados pelas mulheres na historia dos conflitos, um exemplo é Lidia Litviak e Cia pela VVS durante a segunda guerra e ate mesmo recentemente das pilotos francesas que abateram F-15 durante o ultimo exercicio salitre no chile nao deixam nada a desejar quando realizando a mesma função que os homens, a unica coisa que discordo são as regalias desfrutadas pelas mulheres na MB, se querem igualdade, que realmente façam igual, igualmente ao racismo no Brasil contra os afro-descendentes, hoje dificilmente… Read more »

Clésio Luiz

Dos exemplos que você citou, continua não sendo nenhuma vantagem em ter elas em postos de combate. Imagine que, se já é difícil um oficial homem manter a disciplina em situações de extremo estresse, como as que ocorrem em situações de combate, imagine uma mulher? Se o homosexualismo já é um problema nas forças armadas, com vários casos de assédio sexual, imagine com mulheres servindo em postos avançados? Sabe porque a US Navy está operando o SH hoje? Por causa de um tremendo escândalo de assédio sexual no alto escalão, que acabou por fazer com que uma opção mais barata… Read more »