UH-14_NAe Cavour

vinheta-especialA aeronave UH-14 Super Puma N-7070 (Pégasus 70) do 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-2), vem operando, desde o fim de janeiro, a bordo do Navio-Aeródromo “Cavour” em proveito da Missão Humanitária no Haiti.

Em função da sua capacidade de transporte de pessoal e de carga, a ANV vem sendo amplamente empregada no transporte de pessoal e material para terra, já tendo voado cerca de 15 horas na missão.

UH-14_NAe CavourUH-14_NAe Cavour

UH-14_NAe Cavour

UH-14_NAe CavourUH-14_NAe Cavour

UH-14_NAe Cavour

UH-14_NAe Cavour

FONTE e FOTOS: Esqd. HU-2

SAIBA MAIS:

Subscribe
Notify of
guest

7 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ivan

Só não entendo porque enviaram apenas um helicóptero de cada modelo.
Acredito que seria mais operacional enviar uma dupla de cada, com a possibilidade de deixar na ilha um ou outro elemento após a volta do Cavour.

Ivan.

Ivan

Por falar no Cavour, me parece ter o tamanho certo para a MB…

Giancarlo

Ivan. Mas é exatamente isso que os italianos esperam. ahahah.
O negócio deles é fazer negócio. Capisci?

AMX

Por um lado, é uma ótima oportunidade pra MB em experiência operacional (operar num navio desse tipo, que pertence a um país da OTAN, horas de vôo, missões internacionais, etc.). Mas, por outro, é um “atestado de incapacidade” pra gente, como um todo. Justamente o país que comanda militarmente a missão da ONU lá, depende de um navio de outro país bem mais distante. Tudo bem, por mais que se diga que “é solidariedade”, “não tem problema, pois é sob a égide da ONU”, ou “é missão humanitária, não bélica”, mesmo assim, é uma ponta de vergonha para nós. Não… Read more »

Robson Br

O motivo que o navio italiano passou por aqui e levou o nosso pessoal e os helis teve um caráter comercial muito grande, já que poderiam ser embarcados nos navios de transporte da MB. De qualquer forma, é muito importante nossas equipes operarem juntos a marinhas que estão sempre em atividades como o caso da marinha italiana, onde o padrão de procedimentos são da OTAN. Na realidade é muito bom ver nossos militares operando nessas missões, que deve inclusive, ser o padrão daqui para frente. O Cavour desloca 27000 toneladas, um pouco menos que o A-12, mas para a MB… Read more »

Mahan

Não acho o cavour apropriado para missões de apoio humanitário pois não conta com doca alagável, uma desvantagem quando as instalações portuárias são comprometidas, atuando somente como porta- helicópteros. Também não seria apropriado como Nae já que não poderia operar em área ainda disputada com inimigo enquanto carregado com diversos meios de apoio logístico.

Mauricio R.

“…mas para a MB possa operar um navio desse tipo como PA teria que fazer alterações em seu projeto,…” O Cavour poderia ser um aperitivo p/ um design mto mais de acordo c/ as necessidades da MB, como aquele em construção p/ a marinha indiana, que tb é de design italiano. “…pois não conta com doca alagável, desvantagem quando as instalações portuárias são comprometidas, atuando somente como porta- helicópteros.” Se as instalações portuárias estão comprometidas, de que iria adiantar ter doca alagável??? Então operando como porta-helicópteros, a versatilidade e utilidade do design italiano, se destacam. No mais poderiam pedir a… Read more »