Programa de Submarino com Propulsão Nuclear é tema de palestra em Rio Grande

2

No dia 2 de março, às 10h, no auditório do Centro de Convívio dos Meninos do Mar (CCMar), o coordenador do Programa de Desenvolvimento de Submarino com Propulsão Nuclear (Prosub), almirante-de-esquadra José Alberto Accioly Fragelli, fará palestra sobre este Programa. A palestra é dirigida aos militares, autoridades e pessoas da comunidade interessadas no assunto. Fragelli deve chegar a Rio Grande no próximo domingo, 28, e será recebido pelo Comando do 5º Distrito Naval.

O almirante-de-esquadra Fragelli foi comandante do 5º DN entre 1996 e 1998, com sede em Rio Grande. Já na Reserva, foi escolhido pelo Alto Comando da Força para gerenciar o principal projeto da Marinha do Brasil e assumiu a Coordenadoria-Geral do Programa de Desenvolvimento de Submarino com Propulsão Nuclear (Cogesn) em setembro de 2008.

Conforme o Comando do 5º DN, o Programa Nuclear da Marinha vem sendo desenvolvido desde os anos 70, mas esta é a fase de melhores resultados e da formação de acordos e parcerias com países que já dominam a tecnologia nuclear. O evento em Rio Grande integra um ciclo de palestras que serão realizadas em todos os Distritos Navais com o intuito de esclarecer a comunidade sobre a importância do bom preparo da Marinha do Brasil para proteger as fronteiras marítimas brasileiras e garantir a preservação das riquezas do Brasil no mar e a soberania da Pátria.

“A grandeza do nosso litoral, onde recentemente foram descobertas reservas de petróleo que poderiam ser consideradas inimagináveis há alguns anos, demanda uma postura responsável e zelosa, para que as riquezas que a ‘Amazônia Azul’ encerra em suas profundezas sejam exploradas em prol do povo brasileiro nesta e em futuras gerações”, destaca a Marinha.

A instituição observa que, desta forma, o submarino com propulsão nuclear na Esquadra Brasileira significa a assunção de um sério compromisso com a sociedade, “que anseia por uma Marinha com real poder dissuasório e que nela deposita a confiança de ver resguardadas as riquezas naturais imprescindíveis ao desenvolvimento econômico e social do País.

A Cogesn tem como atribuições gerenciar os projetos e as construções do estaleiro dedicado aos submarinos e da base de submarinos e o projeto de construção de Submarino com Propulsão Nuclear, entre outras.

FONTE: Jornal Agora

Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bernardo

Gostaria de estar presente!!!
Que pena que estou na capital… Mas em breve devemos ter algo semelhante por aqui quem sabe no senado…

Só uma pergunta não sai da minha cabeça: Por que tanto atraso??

Gilberto Rezende

Eu estive, porque moro em Rio Grande e lá vai um “resumo” da palestra que durou de 10:00 as 12:40… Primeiro o PLANO da Marinha do Brasil é construir 6(SEIS) submarinos nucleares. Em três áreas de patrulha oceânicas e cada uma de responsabilidade de dois submarinos. O Almirante confirmou a finalização da USEXA (usina de conversão de gás de urânio) em junho e o fechamento do ciclo nuclear completo em nível industrial. O LABGENE que é a planta do reator nuclear piloto em terra está em andamento e será encerrada em 2014. Destacou que este passo é essencial para que… Read more »