Santa Catarina vai abrigar centro de estudos do setor naval

16

vinheta-clipping-navalSanta Catarina abrigará a sede de um Instituto Tecnológico Naval, a ser desenvolvido pelo grupo EBX em parceria com o Governo do Estado, através da Fundação Certi, Fapesc e secretarias de Articulação Internacional e Assuntos Estratégicos.

Trata-se do primeiro instituto do gênero no País. Vai oferecer ensino de nível superior de técnicas de construção naval avançada, com uso intensivo de tecnologia, informática e mecânica de alto nível.

O investimento inicial previsto será de R$ 15 milhões e o instituto ficará instalado no Sapiens Park, no norte da Ilha de Santa Catarina.

Ao anunciar ao governador Luiz Henrique, neste sábado (14), a disposição do grupo empresarial em investir no complexo educacional, seu presidente Eike Batista destacou que a idéia é ter, em Santa Catarina, um centro de excelência, para o setor naval, com o mesmo significado que o Instituto Tecnológico Aeronáutico (ITA) teve, e continua tendo, para o desenvolvimento da indústria aeronáutica do País.

FONTE: Portal da Ilha, via Portos e Navios

Subscribe
Notify of
guest

16 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Antonio M

E já que citaram o exemplo do ITA, que tudo seja integrado com a iniciativa privada, CTAs das FAs e demais centros de excelência e que se desenvolva de fato uma indústria nacional de defesa, e que não aconteça como na década de 80 que viu diversas empresas e iniciativas falirem devido ao abandono, a falta de uma política de defesa consistente. Com o avanço da tecnologia de telecomunicações, internet etc. tal integração não é problema no aspecto de troca de informações, teleconferências, aulas à distância etc. E que iniciativas assim possam refletir positivamente na educação pública desse país desde… Read more »

M1

To pronto pra fazer a prova de seleção!

COMANDANTE MELK

Brilhante noticia, a criação do Instituto Tecnológico Naval alicerça o caminho para gerações de brasileiros interessados na carreira de engenharia naval. Iniciativas como esta, que farão o diferencial ao longo dos anos, para que possamos sair do grupo de importadores de meios navais, para exportadores de equipamentos navais.

Saudação a todos.

Noel

Perguntas:
Pq Santa Catarina?
Possui capacidade industrial naval, instalada, de grande porte, ou planeja-se criar/ampliar?
Os recursos humanos a serem formados poderão ser absorvidos, em sua maior parte, na região?
As pesquisas/projetos a serem desenvolvidas também podem ser absorvidas pelas industriais locais? As mesmas tem capacidade para tal?
Pelo que entendi, seria um Instituto privado, ou não?

Galileu

Caraca esse Eike Batista tem mais grana que o PIB do Paraguai, tava na horda de investir essa grana em algo que presta e não só em putaria…hahaha

abraço

Paulo

Acredito que SC tenha mais de 100 estaleiros ao longa da sua costa. A propósito, quem veio primeiro, o ITA ou a Embraer?
É o mesmo caso com o ITN.

Roberto Bozzo

Excelente noticia, e da forma correta, com a iniciativa privada por trás, investindo… se há este interesse é porque vislumbra-se no futuro oportunidades de desenvolvimento da industria naval pela iniciativa privada, portanto, não ficará ao sabor das politicagens de nosso pais. Parabéns.

OTV

Meu nordeste sempre esquecido.

Noel

Algum dos “especialistas” que nagativaram minhas perguntas, poderiam responder, racionalmente, as mesmas? Por favor.
Lembro que não fiz juízo de valores ao estado de SC, caso alguém tenha interpretado dessa forma, mas creio que a EBX deve ter razões bem objetivas ao escolher o Estado, haja visto que outros estados possuem indústrias navais, possivelmente, iguais ou maiores. A menos que o Eike Batista tenha resolvido distribuir presentes gratuitamente, certamente que não, deve ter obtido alguma vantagem, ou não?

MO

Sim Noel Em SC há ao menos um estaleiro de porte, constriu navios e constroe grandes embarcações off shore: Shipbuilder Name Estaleiro Itajai S.A. (EISA) – Itajai Address Rua Herta Thieme 244, Primeiro Ditrito Industrial, Caixa Postal 217, 88305-620 Itajai SC Phone +55 47 344-1100 Web Fax +55 47 344-1937 Email Alias os primeiros Gaseiros/Quimicos construídos no Brasil foram feitos lá Forte de Copacabana, Forte de São Marcos e Foue rte de São Luis Segue a relação dos navios construidos pelo EISA Itajaí Ship No MMSI No Vessel Name Built Gross DWT Shiptype Operator Status 9274874 710001540 BOS TOPAZIO 2005… Read more »

Marco

Esse sistema de pontuação, aparentemente “qualificador” dos comentários, não cumpre o fim a que se destina.
Apesar de fazer uso do mecanismo, prefiriria que não existisse.
Alguns dos mais instigantes comentários e comentaristas irão desaparecer. Podem ver.

Noel

Valeu MO, mais uma vez.

OTV

Quem se importa com negativação ou positivação dos comentários?
Eu leio todos as postagens, inclusive as que estão “encolhidas” por negativação.

OTV

Aliais os “instigantes” só desaparecem quando o blog so permite comentários para assinantes.
É uma pena pois tem muita gente boa (999,99999999999%) comentando aqui.

wmpj

Escola superior particular, é isso que entendi?, se for, gostei da iniciativa independente do estado banhado pelo atlântico, obviamente que empresario não joga pra perder e deve ter tido incentivos fiscais para esta empreitada.
A UFRJ(rio de janeiro) tem o curso superior de engenharia naval muito bom e conceituado.

Abraços.

fsinzato

Iniciativa extremamente importante para a formação de massa crítica em projetos avançados em engenharia naval, seja defesa ou atividades relacionadas a exploração de petróleo.
Um belo exemplo de parceria público/privada.

Abs.