Situação nas Malvinas deveria envergonhar Reino Unido, diz Kirchner

45

vinheta-clipping-navalA presidente da Argentina, Cristina Kirchner, afirmou nesta terça-feira que a postura britânica de manter “o último enclave colonial” no continente deveria “envergonhar” o Reino Unido. A afirmação foi feita durante o segundo e último dia de uma visita de Estado ao Peru.

“O último enclave colonial que ainda subsiste em nosso continente deveria envergonhar o Reino Unido porque vivemos no século XXI, enquanto cegamente ainda temos que suportar situações como essa”, disse, em um discurso diante do Congresso do Peru.

A presidente tocou no tema do litígio de seu país com a Grã Bretanha ao se referir ao apoio que o Peru deu à Argentina durante a guerra entre os dois países em 1982.

O tema das Malvinas esteve presente durante os dois dias da visita de Cristina Kirchner ao Peru, a primeira de um presidente argentino em 16 anos.

Antes, o chanceler argentino, Jorge Taiana, tinha afirmado que a tentativa unilateral britânica de explorar recursos naturais nas Malvinas era um fato grave que afetava não apenas seu país – que exige a soberania dessas ilhas – como toda a região.

“Me parece que apoiando a Argentina em sua rejeição a esse ato unilateral britânico, toda a região não apenas faz um ato solidário de justiça, como também se defende”, completou Taiana.

O início das atividades de uma petroleira britânica nas ilhas Malvidas produziu irritação na Argentina em fevereiro, que exige a soberania das ilhas, ocupadas pela Grã-Bretanha desde 1833.

Ambos os países protagonizaram em 1982 uma guerra de 74 dias nas Malvinas que foi encerrada com a rendição das tropas da Argentina, país que nessa época estava sob ditadura.

FONTE: AFP, via G1

Subscribe
Notify of
guest

45 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ilya Ehrenburg

A situação das “Malvinas” deveria envergonhar à ela, Kirchner!
Se as ilhas são um objetivo nacional da Argentina, urge a esta senhora dotar a nação da qual esta à testa, dos meios necessários para recuperá-las, e não chorar as fraquezas portenhas, como faz.

Daquilo que não possamos fazer, devemo-nos calar.

muscimol

Off topic ….mas algo que pode ajudar a contrabalancar o poder anglophone na ONU. ….O tom foi dado ontem, em Lisboa, no arranque oficial dos trabalhos do I Congresso Internacional de Advogados de Língua Portuguesa, onde o bastonário português, António Marinho e Pinto surpreendeu os presentes com o desafio de levar Lula da Silva a secretário-geral das Nações Unidas. “Exorto este congresso a apresentar à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), e a todos os chefes de Estado e de Governo dos países que a integram, uma proposta para que sejam desde já encetadas as diligências para apresentar a… Read more »

Clausewitz

Deveria envergonhar.também, o absurdo argentino de 82…
Não davam nem para largada…

Fábio  Mayer

O que está bem claro é que ela tenta desviar a atenção dos argentinos para as Falklands, escondendo que seu governo é:

a) corrupto;
b) incompetente;
c) entreguista, porque aceita as interferências políticas da Venezuela;
d) economicamente catastrófico;
e) paranóico;
f) antidemocrático.

As Falklands são o último refúgio dela e seu marido, na tentativa de fazê-lo presidente em outubro do próximo. Sorte que a Inglaterra é um país sério, e não entra nessa discussão de lavadeiras…

Patriota

Ilya Ehrenburg

Vc disse tudo !

A Argentina é o país mais medíocre da America Latina .

Nick

Primeiro ela deveria estabilizar economicamente a Argentina e faze-la crescer e modernizar as FAs. Inglaterra ta “***ando e andando” para o que ela disser.

[]’s

Bernardo R.

Pois é senhores….. novamente o chororô!!! Parece o Botafogo…. NÃO Kirchner, Maradona não foi melhor que pelé… NÃO Kirchner, Messi não dará o tri para seu país… NÃO Kirchner, as Falklands não são Malvinas… Falklands e pronto, até que a Argentina possa tomá-las, algo que eu duvido muito, agora que se sabe do rico petrolinho!! Só um detalhe, vi um documentário da BBC certa vez, em que mostrava altos oficiais britânicos falando sobre a guerra e eles respeitaram muito os soldados e pilotos argentinos, inclusive um deles afirmou que eles(os britânicos) estavam a 2 semanas de largar de mão, por… Read more »

Mario

realmente um enclave colonial, e todos os paises latino americanos deveriam se unir para libertar o povo oprimida daquelas ilhas! Certamente a resistencia nas ilhas se compara a sua congenere francesa contra os alemães na segunda guerra.

governos argentinos agora sempre que tem problemas internos usam as falklands para desviar o foco!

Andre de POA

Kirchner esqueceu da Guiana francesa, memória seletiva como todos os politicos, eca..

André

Isso mesmo, Fábio Mayer. Essa questão da ilha é o refúgio dos canalhas.
Sds.

Bernardo R.

Andre de POA,

Só uma pequena correção, A Guiana Francesa é na verdade um departamento ultramarino, ou seja, é mais do que uma mera colônia!!!

Por exemplo, a população vota, tem representatividade na própria França, usa o Euro e etc…. é território francês como qualquer outro estado ou província!! Só que fica longe…. assim como o Alaska e Hawaii para os EUA….
Compreendido??

Bernardo R.

apesar de que o Alaska e Hawaii não serem assim chamados tb….

Marine

Birra de menina chorona que nao ganhou a Barbie do Papai Noel… Que papelao!

Bernardo R.

Marine…. um off topic, e responda apenas no caso de se sentir à vontade para falar!!!

Eu vi uma vez num tópico antigo que vc era sargento da USMC, e vc tb respondeu uma pergunta minha uma outra vez, falando que mudou ainda adolescente pros EUA, se naturalizou e pôde se alistar, correto??

Aí vai minha dúvida de agora, continua sargento ou já é oficial?
E em qualquer caso de resposta, o quão longe um extrangeiro como você pode chegar em escalão?? Faz diferença vc ter nascido fora?

jacubao

Se a Argentina quiser tomar as ilhas da inglaterra, terá que reequipar suas FAs de forma extraordinária, e isso inclui comprar equipamentos da China e Rúsia, para não sofrer embargos como o imposto pela França em 82 com os S. Étandard e Exocet.
Algumas desenas de SU-30 equipados com os Brahamos já deixaria a Royal Navy/ RAF na m…

Paulo

O presidente Lula tomou partido a favor do pleito argentino. Com isto perdeu pontos junto aos EUA e Inglaterra quanto ao sonho do assento permanente no CS da ONU. Dos 5 membros, só a França nos apóia. Isto por enquanto. E mesmo assim não conseguiu nenhum apoio da Argentina, nem quanto ao mesmo CS, e nem quanto a temas políticos e comerciais envolvendo o Mercosul. Embarcamos numa canoa furada. Já vai longe o tempo em que nossa diplomacia ficava de boca fechada, seguindo a secular política de não se envolver em assuntos internos de outros países. Dar palpite sempre acaba… Read more »

Ricardo

Vergonha é a Argentina não ter nem meios para pressionar a Inglaterra por um acordo.

Galileu

Eu não critico os Hermanos, porque a terra da banana consegue ser pior que a argentina.

Ilya Ehrenburg

Antes de tudo, preciso dizer ao Sr. Bernardo R. “Chororô” é um termo chulo, inventado pela imprensa esportiva, para encobrir o claro favorecimento que há, das arbitragens e da imprensa, em favor do Clube de Regatas Flamengo. Quem possui o senso crítico, portanto é capaz de ter discernimento equilibrado, entenderá bem o que se passa na mídia, principalmente, no que tange aos atletas rubro-negros, afeitos à apologia ao crime, mas que ganham da emissora detentora dos direitos de transmissão esportiva (futebol), defesa argumentativa, como se advogada dos mesmos, fosse. Portanto, não envolva uma entidade esportiva correta, como BFR, nas vossas… Read more »

Andre de POA

É verdade Bernado R. valeu!

Marine

Bernardo R,

Respondendo sua pergunta, um estrangeiro como eu hoje naturalizado posso chegar ate mesmo a general 4 estrelas. O unico cargo que alguem como eu nao poderia ser e presidente, o resto nao ha restricao.

O meu caso em particular eu ainda sou sargento, cursando a universidade agora para depois me tornar oficial.

Semper Fidelis!

Alex Nogueira

A Argentina pagou o PATO por ter sido tão descuidada de ter quase todas suas FAs Baseadas em produtos de prateleira e por ter se envolvido com materiais bélicos de países membros da OTAN. Um país esperto desenvolve sua própria técnologia e não fica mendingando, um país esperto desenvolve o patriotismo desde os primeiros anos de escola e um país esperto se preocupa com o que acontece no restante do mundo e se mantém atualizado da melhor maneira possível. O que aconteceu na ARGENTINA poderia ter acontecido no BRASIL ou com qualquer outro país da AL. Torço para que nosso… Read more »

Supervaldo

Esta questão das Malvinas me interessa mais pelos desdobramentos da exploração econômica do que pela posse em sí, pelo conflito ou chororô… Acho que o pré sal se estende mais ao sul, e só não é anunciado porque não se anuncia o que se tem, se não se pode cuidar… A MB não se desfaz de jeito nenhum da Ilha do Terrapleno em Rio Grande, que é cobiçada para a ampliação do porto… Por que?… não seria a previsão de ampliação da base naval de Rio Grande? pode ser tudo especulação, “viagem”… “não creio em bruxas, mas que elas existem,… Read more »

Fábio  Mayer

Ilya Ehrenburg,

Corretíssimo!

Os caças “ching ling” podem ter mil defeitos, mas são caças de 4a geração e além disso, uma oportunidade de negócios para o país que os adquire.

Podem ter valor de combate limitado, mas têm e seriam novos.

E quanto ao Flamengo… nem adianta falar nada, a “poderosa plim plim” trata de esconder da opinião pública

Fábio  Mayer

Alex Nogueira,

Esqueça! Político brasileiro é ignorante,imbecil e desligado do mundo em que vive por natureza. É um pouco demais pedir para eles estdarem geografia, história e geopolítica.

Felipe Cps

Pois é, iria lembrar mas os colegas lembraram antes: E A GUIANA FRANCESA??? DESSA NINGUÉM LEMBRA? PELO MENOS AS FALKLAND SÃO ILHAS! E A COLÔNIA FRANCESA ENCRAVADA EM PLENO CONTINENTE? NOSSOS VIZINHOS NUCLEARES!

E ainda tem bolivariano pateta que defende “parceria” com a Da. França, mas critica as Falklands nas mãos inglesas. Dois pesos e duas medidas, como todo vermelhuxo…

No mais, quando vejo essa vac. falando só sinto duas coisas: pena (pelo povo argentino e pelo lindo país) e mêdo (de acabarmos indo pro mesmo caminho um dia).

Sds.

Ilya Ehrenburg

Sr. Felipe Cps; Desculpe-me interrogá-lo, mas… Que diabos a Guiana Francesa entra nesta história? Espanta-me a utilização dela, nesta coluna de comentários como âncora argumentativa, já que para isto, não vi sentido algum! Todavia, comento: A Guiana Francesa não é uma preocupação para nós, no sentido de que ela não é um fator de desestabilização na região, mas justamente o contrário. Além disto, pelo tratado firmado, nós, os brasileiros, nos comprometemos com a defesa daquele território ultramarino da República Francesa. Motivo decisivo, para que haja a transferência de tecnologias sensíveis (que serão pagas, como de praxe, a peso de ouro.… Read more »

brujhar

Felipe Cps,

De uma lida no link abaixo para entender melhor a situação da Guiana Francesa, que não e uma colónia, como aqui citado pelo Bernardo R..

http://pt.wikipedia.org/wiki/Guiana_Francesa

Assim como o Fábio Mayer alertou não podemos nos desligar do mundo a nossa volta e viver de “achismos”. Pesquisar e formar a próprias opinião, são as unicas formar de termos um país melhor e uma FA descente.

Abraços

Ps.: Só foi uma dica, sem quer humilhar ou ridicularizar. Estamos aqui para aprendermos e crescermos intelectualmente.

brujhar

correção

descente = Decente.
quer = querer

Vitor

So acrescentando ao comentario de Brujhar. Nem todos estamos aqui para aprender. No meu caso estou no meu lazer e passa tempo. Se aprender algo tudo bem para mim mas se não tudo bem também. 🙂 Acho que o principal aqui é ser cordial com o outro. Abraços.

claudio

Curiosamente nenhum lider do primeiro mundo tem ou teve ilusões de ser Secretário Geral da ONU, um cargo na minha opinião mais de protocolo do que qualquer outra coisa, que decide são os 05 grandes (no fundo amigos com interesses colonialistas convergentes e que brigam e discutem para acalmar a plebe)e isto vai continuar por muito tempo.

Quem deseja participar co C.S. e ter poder de veto, deve ter FFAA poderosas, ser amigo dos EUA, simpático a GB, amante da França, coleguinha da Russia e “abrir as pernas” para a China.

ps: desculpem a grosseria.

Paulo Costa

Havia a possibilidade de que as jazidas de petroleo na area,que
alias a cada dia cresce em tamanho,da ultima vez estava em 60 bilhões de barris,serem divididas em tres partes,Inglaterra,
Falklands ou Malvinas,e a Argentina.Neste momento atual ,depois da guerra,as conversações estão paralisadas, e a Argentina segundo
as ultimas informações não vai participar da divisão.
Como as reservas de Petroleo e gas da Argentina estão declinantes,existe uma possibilidade remota enquanto houver um governo democratico,de alguma solução militar a longo prazo de conquista territorial,para renovação das reservas.

Vader

Não venham dourar a pílula com nhém nhém nhém pra cima de mim não senhores: GUIANA FRANCESA É TÃO COLÔNIA EUROPÉIA QUANTO AS FALKLANDS! UMA VERGONHA! E PIOR: É NO CONTINENTE FÉRTIL, NÃO NUMAS ILHAS GELADAS NO MEIO DO MAR! E FICA DO NOSSO LADO! E POSSUI BOMBA ATÔMICA! Um peso e uma medida senhores, não sejamos hipócritas: Não é chamando elefante de borboleta que suas orelhas viram asas… A França pode chamar aquilo lá de departamento ultramarino, de estado, de território, de província, de conquista napoleônica, do que ela quiser: É COLÔNIA! E BOA! Até 1970 mandava seus presos… Read more »

Ilya Ehrenburg

A Guiana Francesa é um território ultramarino da República Francesa.
A diferença entre um território e uma colônia é abissal. A França não possui mais colônias.

Bernardo

Ok… feri um torcedor do Botafogo…. hahahaha
Mas não pretendo discutir futebol aqui!!! Só peguei o “gancho” pra evidenciar a semelhança…. sim, chororô besta argentino!!
nem torço pro Flamengo…
——————————–

Felipe Cps, concordo que a Guiana Francesa é um território indevidamente na mão dos franceses…. porém, lá tb a população quer se manter assim, então, como vc disse antes, um peso, uma medida….

Minha opinião? Guiana Fr deveria ser independente e sul-americana!!!

Mas apoio Falklands britânicas, e Guiana Francesa como estão, afinal sou a favor da soberania e auto-determinação dos povos!!!

Bernardo

Obrigado pelo esclarecimento Marine!!

Desejo sorte por aí!!

ivan

Já externei minha opinião sobre as Falklands(estive lá 30 dias atrás). a) a Guerra das Falklands foi uma das maiores humilhações sofridas por um país. Os britanicos foram lá e limparam a Ilha em 72 dias. b) dentre as inúmeras humilhações, lembro-me que os oficiais argentinos se pegaram para ver quem ia embora primeiro, de carona nos navios britânicos…no final deixaram os pobres soldados amadores com frio, fome, mendigando comida e agasalho aos britânicos. Vergonhoso! c) nada entendo de Equipamentos. Lembro-me que a Argentina estava numa pindura tão grande que tentou atacar navios britanicos com um avião cargueiro. O Foreign… Read more »

MO

Ivan, apenos discordo da palavra humilhação (em seu formato genérico qdo referido as Forças argentinicas)

em verdade, não foi bem assim, muito torcedor do Manchester United ficou com o”reto in the hand” qdo tocava General Quarter por detectarem A4, Daggers, Mirage lambendo as ondas em direção ao seu navio

E olha esses (argh) aviaozinhums fizeram um tremendo de um trabalho, com uma coragem impar, obtendo resultados muito acima do imaginavel considerando suas condições contra osistema AEW/AAW Britaniense

Quanto a parte politica, ai sim 100 % de razão

Abs Doc
MO

Ilya Ehrenburg

“Reto in the hands”??

Oh céus! (Céu socialista, bem entendido).

Tenho a guerra das Malvinas, como uma humilhação à nação platina, por mais que tenha havido atos de heroísmo e brilho, pois pareceu antes, uma ópera bufa do que uma tragédia. A humilhação, nestes casos, não só persiste, como é de maior crueza.

MO

Ilya digo a feitos militares, o resto não me interessa 🙂 que os britaniense se “evacuaram”, com a visao deles se aproximando, ah se Evacuraou ram e não houve epocler que desse jeito Me referia a isso, poois tem gente muito nova ou mau informada que desconhece esses feitos (tanto que negativaram muitos coments sobre isso, o mesmo ocorrendo quando se falou que a AVNaval da Armada era superior doutrinicamente ou em ensinamentos a nossapouco tempo atras) e flaa de uma maneira erronea o ponto de vista humilhação, repetindo, sob a otica de feitos militares nunca referindo-me a atos politicos… Read more »

Bernardo

Concordo com MO

Como disse lá em cima, vi um documentário da BBC(pra quem não sabe, rede britânica) em que altos oficiais ingleses, elogiavam a bravura e competencia das forças argentinas!!!
Principalmente de seus pilotos!!

E por 2 semanas, não se retiraram da ilha por não achar conveniente manter uma luta árdua por “pouco” a defender….

Se eu não me engano, o History Channel tem os direitos de transmissão desse documentário no Brasil, e quase com certeza, no site
http://www.eztv.it dá pra achar esse documentário(em inglês e sem legendas)

ivan

Só para explanar sobre a “humilhação”, vamos recordar: a) no final da guerra, os oficiais argentinos sairem no tapa para ver quem iria primeiro de carona nos navios da Royal Navy. Isso já mostra como eram os chefes…covardes que deixaram os pobres soldados para trás. Não é vergonhoso? Onde estava a hombridade desses oficiais? Homens de verdade protegeriam seus soldados e iriam por último! b) os pobres soldados argentinos mendigaram um prato de comida e agasalhos, por que estavam mortos de fome e frio. Isso é uma cena triste. Muito triste. Há muitas fotos, basta ver o site da Royal… Read more »

Nuno Castelo-Branco

Ridículo…. A Argentina tem tanto direito às Falkland, como Marrocos “tem direito” às Canárias ou à Madeira e Porto Santo”. Não existe população argentina no arquipélagp e este fica a centenas de quilómetros da costa da Patagónia. O caso é semelhante – em desvantagem para Buenos Aires – a Gibraltar: ninguém quer abdicar da soberania britânica. Os nossos aliados ingleses muito bem fazem em não ceder, até porque com o avolumar dos problemas no lado do sul do Mediterrâneo, a Royal Navy é uma força tranquilizadora, até porque a Espanha a ninguém oferece garantias de solidez.

Nuno Castelo-Branco

Para Ilya Ehrenburg:

O argumento que a França utiliza relativamente à Guiana, é exactamente o mesmo que Portugal utilizava para o Ultramar: Províncias e mais tarde, Estados do Ultramar. Não passa de mais um artifício de Paris.

MO

Em tese vc esta corretissimo, sim, pois se assim Antofogasta e Punta Arenas estariam brigando pelo IPTU pagos pelos seu bairro distante, a Nova Zelandia, que fica na periferia, Zona Oeste da região metropolitana de ambas

Ja pensou se esta moda pega, Haiti virasse (digo oficializasse como) distrito de Salvador ….

MO