Guarnição do N.R.P. ‘João Coutinho’ festeja os quarenta anos do navio

8

Corveta "João Coutinho"

A guarnição da corveta “João Coutinho” festejou hoje, atracada em Ponta Delgada, o 40º aniversário do navio. A data de entrega do navio à marinha portuguesa foi 7 de Março, mas devido aos constragimentos operacionais, só hoje lhes foi possível organizar a festa. Apesar de todos terem cantado os ´”Parabéns a você” não se desejaram “muitos anos de vida”, porque o verdadeiro desejo é que os novos navios cheguem depressa e aliviem a “velhinha” CORTINHO dos esforçados trabalhos que continua realizando ao serviço de Portugal.

Corveta "João Coutinho"

Sendo um navio do século XX, portanto podendo considerar-se recente, a corveta “João Coutinho” é um dos navios mais simbólicos da odisseia marítima dos portugueses. Desenhada por um português, o engenheiro construtor naval Rogério de Oliveira, hoje contra-almirante na reforma, a corveta simbolizou a modernização naval na década de 70 e constituiu uma referência no desenho de navio de guerra até às 2000 tons que foi seguido por muitas outras marinhas. São exemplo disso as corvetas classe “Descubierta”, “D’Estiénne d’Orves” e “Comandante Espora”.

Considerada pelos marinheiros que nela navegaram e por aqueles que ainda hoje nela navegam como um excelente navio, o desenho “João Coutinho” honra as centenárias tradições navais portuguesas.

Parabéns também por isso, CORTINHO!

Corveta João Coutinho

Foto do armamento da corveta em 1970: copyright Blog Barcoavista

Subscribe
Notify of
guest

8 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Hernâni Fidalgo

Fui para a Marinha de Guerra Portuguesa em 1979, fiquei por lá quase nove anos.Este navio foi o meu primeiro embarque, um estágio de apenas quinze dias!
Parabéns João Coutinho por teres honrado as tradições navais portuguesas!

MO

Parabens ao Comte, Oficiais e Guarnição do Coutinho

Bons mares os levem !

Abs
MO

Barco à vista

Deixo um link de um artigo sobre esta classe de Corvetas: http://barcoavista.blogspot.com/2009/11/corvetas-da-classe-joao-coutinho.html, para os nossos amigos brasileiros conhecerem um pouco melhor o navio.

Cumprimentos
Blog BARCO À VISTA

Ivan 2

Apesar de todos terem cantado os ´”Parabéns a você” não se desejaram “muitos anos de vida”, porque o verdadeiro desejo é que os novos navios cheguem…

Muito boa!!

Defourt

Parabéns à iniciativa do Blog de se inserir na comunidade LUSÓFUNA nos presenteando também com informações de Portugal, em suas postagens, com quem temos ligações históricas importantes!

Defourt

Perdão era para ter saido LUSÓFONA.
Obrigado!

Horácio Barata

Após 38 anos ainda tenho saudades da João Coutinho. Foi a minha casa e a guarnição a minha família mais próxima durante cerca de dois anos e meio. Embarquei na Roberto Ivens em Feveriro de 1970 para Kiel Alemanha para fazer parte da 1ª guarnição da Cortinho. Largámos para Moçambique em Agosto de 1970, onde permanecemos até Agosto de 72. Passamos bons momentos. Boa camaradagem em que o lema era um por todos e todos por um. Gostaria ainda de um dia poder voltar a confraternizar com os elementos ainda existentes da 1ª guarnição.

Samuel Duarte

Sou “Filho da Escola” cumpri o meu S.M.O. (Serviço Militar Obrigatório) Servindo a Armada de 1989 a 1991 tendo feito parte da Guarnição do NRP João Coutinho F-475, com muita honra e orgulho. Servi como 1º Grumete CM e lembro-me bem do espírito de camaradagem e familiar que se sentia a bordo apesar de algumas situações menos boas que eventualmente sucederam.
Portanto é com muitas saudades que desejo a todos os que fizeram parte dessa Gde Família um Bem haja!!!