Marinha Portuguesa comemora os oitenta anos do Farol da Ponta da Barca

2

FPB 01

A Marinha portuguesa comemorou no passado dia 22 de Março o 80º aniversário de entrada ao serviço do Farol da Ponta da Barca nos Açores.

Os faróis da costa de Portugal, são conduzidos e mantidos pela Marinha, através das Capitanias e com o precioso apoio duma direcção técnica, a Direcção de Faróis.

Para operar os faróis, a Marinha dispõe dum quadro de pessoal militarizado, os faroleiros, cuja formação decorre sob a direcção da Escola de Autoridade Marítima.

O Farol da Ponta da Barca está edificado numa ponta da costa NE da ilha Graciosa, no meio de várias pequenas baías de lava e bagacina vermelha, numa paisagem ao mesmo tempo agreste e bela que inclui uma formação rochosa em forma de cetáceo, o ilhéu da Baleia.

No alto da sua torre de 23mts, a mais alta dos faróis dos Açores, acende-se uma luz que amplificada por uma óptica de Fresnel de 2ªordem, alcança cerca de 20 milhas náuticas.

FPB 02

FPB 03

Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Guilherme Poggio

João Gonçalves,

Obrigado por nos brindar com essas fotos maravilhosas e informações interessantes. Seus ‘posts’ são verdadeiras aulas de história e de marinha.

Defourt

Também gostaria de agradecer, na qualidade de leitor deste blog, ao João Gonçalves e ao Guilherme Poggio por este belo trabalho.