Home Tecnologia Equipamentos que facilitam a vida do PN Online – ‘AIS’

Equipamentos que facilitam a vida do PN Online – ‘AIS’

281
11

f42-ais-190310-ze

Posição exata do “URSO” (PWCO), em Santos/SP, hoje, dia 19 de março às 1438h, quando de passagem em frente ao canal 7, tendo a Compesca pelo través de BE, sob monitoramento do  AIS – Automatic Identification Systen.

O AIS é um dos equipamentos que nos ajuda muito acompanhar a movimentação  dos navios, as vezes sendo plotados desde Itaguaí ao norte ou Itajaí ao sul, dependendo das condições meteorológicas, ferramenta indispensável para o PN-Santos

Colaboração; MO” Lopes e J “Jacahead” Silva – NAW (A(n)EW) 1/69 “De Olheitors“.

Tela AIS: J. “Jacahead” Silva

11
Deixe um comentário

avatar
11 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
6 Comment authors
Wiltgenivancorsario01MOTarkus Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Alexandre Galante
Admin
Famed Member

Muito legal Zé! Obrigado por compartilhar conosco.

Tarkus
Visitante
Tarkus

Também pode se acompanhar pelo site Marine Traffic que é um projeto de umas univesidades gregas, eles até ensinam a fazer uma estação receptora dos sinais AIS.

http://www.marinetraffic.com

ivan
Visitante
ivan

Muito interessante! Como sou leigo em nevegação, mesmo que passando mais de 3 meses no mar, da Russia a Antartica, da passagem de Drake a San Diego, entendi que esse é um mapa que mostra posição do navio e sua relação com diversos pontos em terra. Seria isso? Aproveito o grande conhecimento do M. O. e dos amigos do blog para perguntas: a) há alguns anos visitei a ponte do Infinity Constellation(92000t, 292 m). Mostraram alguns instrumentos que me impressionaram. Na tela é possível ver todo o tráfego em torno do navio, a distância, sentido, velocidade, etc. dos outros navios,… Read more »

Tarkus
Visitante
Tarkus

MO

O “terceiro equipamento” pode ser um radar ARPA (Automatic Radar Plotting Aid) é um radar que faz a previsão do rumo das embarcações detectadas.

Ele aparece nestas fotos do PSV CBO Isabella.

http://picasaweb.google.com/alfeumorais/PSV#

Tarkus
Visitante
Tarkus

MO

Pode usar as fotos.

Abrços

corsario01
Visitante
Member
corsario01

E o CBO Ana Luisa está começando a tomar forma. Vejo dia a dia sua construção.
Uma pena eu nunca ter ido on board. Quem sabe um dia? 🙂

ivan
Visitante
ivan

Marcelo e amigos Obrigado pelas ótimas respostas. É interessante saber que aquele equipamento que vi no Constellation é padrão IMO. E que não se fala “ponte” e sim “passadiço” em Portugues. Legal! O passadiço do Constellation é bem impressionante, e os oficiais foram muito legais em mostrar os equipamentos em funcionamento. Estavamos no Báltico e lá tem trafego intenso. Curioso é que me recordo da velocidade: 23 knots( a máxima é 24). Acho que eles estavam forçando um pouquinho os motores a gás, rsssss. Quanto ao almoço no Constellation(ou Millenium ou Infinity) vou avisar ao pessoal. Está convidado! Afinal já… Read more »

Wiltgen
Visitante

Bravo Zulu “De Olheitors”, ou seriam os “De Xeretators”? rsrsrsrs

Brincadeiras a parte, muito interessante o AIS em operação a bordo. A FINDEP estva operando com ele e o pessoal do passadiço me mostrou as funcionalidades, a quantidade de infomações disponíveis impressiona.

Abraços,