Ex-militar afirma que foi perseguido pela ditadura e fugiu para o México

Felipe Pereira

vinheta-clipping-naval Aeroportos são lugares onde as pessoas nem ligam para lágrimas. Todo dia o local é palco de centenas despedidas e reencontros. Mas ontem, até os funcionários das lojas de aluguel de carros pararam para prestar atenção ao que se desenrolava no saguão do Aeroporto Internacional Hercílio Luz, em Florianópolis.

Edilton Swarovski, 69 anos, voltou a abraçar a mãe, Inês Zandavalli Swarovski, 92 anos, depois de praticamente 44 anos de separação (ele só veio ao país em 1980 para o enterro do pai). Ele afirma que foi perseguido pela ditadura do Brasil e precisou fugir para o México em 1966.

Sofrendo de Mal de Parkinson, voltou para cuidar da saúde. Edilton conta que foi marinheiro de primeira classe especializado em caldeira na época do golpe militar. Ele garante que estava na Revolta dos Marinheiros (veja quadro ao lado), foi perseguido e preso. Torturado, teve as unhas e os dentes arrancados. Assustado, buscou refúgio político no México.

A história dele ainda carece de confirmações oficiais. A Marinha brasileira só dará informações sobre o caso no final da semana. O adido de imprensa da Embaixada do México no Brasil, Bruno Rios, disse que a legislação restringe a divulgação de dados migratórios e proíbe a veiculação de informações sobre asilados.

Edilton podia voltar para o Brasil desde 1979, quando foi assinada a Lei da Anistia. Mas a esposa e as duas filhas e as lembranças da prisão prendiam o ex-marinheiro no México, onde passou por momentos difíceis.

– Houve épocas em que eu não tinha dinheiro para comer direito. Com três amigos, comprava uma lata de ração e recheava pães. O trabalho no comércio mudou minha situação e fiquei bem financeiramente.

Agora, viúvo, doente e afastado das filhas com quem teve um desentendimento voltou a precisar de ajuda. Ciente da realidade, a família se empenhou nos apelos para o retorno. Os convites eram reiterados há um ano. Mas nada do filho aceitar os apelos de dona Inês. Só com a piora na saúde ele cedeu. O Mal de Parkinson avançou e houve perda de peso. O homem chegou pesando 42 quilos. Ele vai morar em Balneário Camboriú. A prioridade é recuperar a saúde.

FONTE: Diário Catarinense

Subscribe
Notify of
guest

45 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Gabriel from reu

O bom filho a casa torna…
Cara, vou usar a ótica de um filho:
Crueldade ele podendo voltar, só volta em cima da hora doente, e com a mãe quase morrendo…

outro ponto de vista:
Se ele fez algo errado, e foi anistiado, ele voltaria sob vigilância mas acho difícil fazerem algo contra ele.

Joao

Mais um querendo mamar na bolsa-guerrilha

Wilhelm Canaris

Isto não tem cara de deserção?

OTV

se eu fosse uns 15 anos mais velho eu iria dizer que fui perseguido e torturado..e venha a grana.

Defourt

Meu Deus !

Pela ótica do juízo e da sabedoria de quem não faz parte do drama pessoal desta vida, que retorna, nem da própria justiça, os comentários até aqui são de uma infelicidade sem par, para dizer o mínimo.

Ele tem o DIREITO de procurar os seus FAMILIARES e DIREITOS.
E o Estado tem o DEVER de corrigir seus ERROS.

Os que estão a saquear verdadeiramente a nação estão justo no poder e a justiça não os punem. São os neo-intocáveis em nova versão.

Mas incrível mesmo é a inversão dos valores. Onde esta sociedade míope vai dar?

Defourt

Perdão!

Outra coisa: se fosse uma matéria contrária a algum tipo de ARMAMENTO “eleito” pela opinião das “panelinhas” de sempre, certamente haveria intermináveis comentários.

Como se trata de uma matéria onde está envolvido o aspecto HUMANO, o próprio Homem, não há engajamento…

Isso demonstra bem o que o câncer da cultura “BBB” faz de estrago em nossa sociedade.

Afinal, qualquer aparecimento “midiático” agora faz pensar aos “sábios” telespectadores se tratar de um jogo ou encenação para se “levar” algum prêmio pecuniário.

Fica meu desabafo contra a total inversão de valores.

José Maria Bravo

Vai dar em fascismo, Defourt. Travestido de democracia, mas apenas em seus aspectos formais. Esse individualismo pseudo liberal é a essência do fascismo.

Defourt

Muito Obrigado José Maria!
De verdade!

Tem hora que eu penso ser um alienígena vivendo no meio de “homens”.

E quando ao menos uma voz, só mais uma voz, se junta ao meu grito de desespero ao menos torno-me ciente que não estamos sós…

Nem sei mais quem é o alienígena… já fomos “invadidos”…

Seria maravilhoso haver VIDA INTELIGENTE em outro lugar, talvez eles sejam HUMANOS, tomara!

Obrigado!
de Verdade!

Alexandre Galante

Defourt, você não está sozinho. Pode acreditar.

OTV

Não mudo uma virgula do que eu disse.

OTV

Fica meu registro contra a super valorização do fato do mesmo ter saído do Brasil em 1966 e que não voltou por medo. Só viu a mãe em 1980? Não veio mais vezes ou porque não quis ou não teve condições, mas não passou 44 anos fora do Brasil por medo. E aliais em 1966 nem estava havendo repressão pesada contra os “democráticos” de esquerda, isto só se mesmo apartir de 1968, que justifica o general Leônidas que foi em resposta ao atentado de Guararapes, a esquerda diz Guararapes foi uma resposta ao 31/03/64 (quem nasceu primeiro o ovo ou… Read more »

X-nobe

Quem comete um crime criminoso é não importa se é comunista, capitalista, cidadão, autoridade, traficante, policial, militar ou civil, e não digo isso como um civil, digo isso com ex-membro do Corpo de Fuzileiros Navais do Brasil. Os militares que participaram do golpe de 1964 são um bando de marginais, e diferente dos marginais nas ruas, que não tem comprometimento com nada, os militares que participaram do golpe de 64 são ainda piores, pois traíram a pátria a quem juraram defender. Quem apóia uma coisa errada apóia todas as coisas erradas, esse pessoal que fica apoiando esses bandinhos da ditadura… Read more »

X-nobe

Bandido é bandido, não adianta os defensores da ditadura dizerem que não, e tentarem transforma os marginais da ditadura em defensores da pátria, pois isso eles nunca foram e nunca serão.

DV

Defourt, totalmente de acordo, com cada linha escrita.

defourt

Obrigado mesmo Galante! de verdade! Obrigado! __x__ Aos demais colegas, Se há algo obscuro por parte deste cidadão, não cabe a mim, daqui e sem as devidas provas julgar, para isto existem as instituições específicas e competentes. A minha justificativa é baseada o tempo todo na boa fé! A própria Marinha afirmou que irá se pronunciar semana que vem. Então para que condená-lo antes? A matéria jornalística do blog em nenhum momento tendeu (ou derivou) para a direita ou esquerda (com direitos à trocadilhos de marujos) e sim manteve-se (o tempo todo) com o foco, no drama pessoal vivido por… Read more »

defourt

Perdão!

DV e demais colegas obrigado!

Sim! Viva a MARINHA!

Leônidas

OTV, parabéns. Os argumentos apresentados por você são irrespondíveis.
O pessoal que recebe mesada do Franklin Martins está em toda a web tentando defender o indefensável. Mas a lucidez de muitos não permitirá que a mentira prevaleça.
Só mais uma coisa: a dona Marisa Letícia (“a muda”) recebeu a Ordem do Rio Branco. A troco de que? Qual foi sua contribuição ao país?

Antonio M

De acordo que primeiro investiguem antes de condenar mas, anistia foi em 1979 e se colocou dificuldades até agora para voltar, pode ser algo pessoal e nem mesmo nada a ver com perseguição política, aí sim alegar isso para morder alguma indenização milionária mas, vamos aguardar. Agora, essa de ““este individualismo pseudo liberal é a essência do fascismo” foi de amargar. Baseado em afirmações idiotas dessas é que os Stalins, Fideis e Kim Jong-ils fazem suas “democracias”. Olha que bonito o lema da Coréia do Norte: “Cada um tem a certeza de ganhar se acreditar e depender do povo” Lindo… Read more »

gerso carvalho

Caros amigos, este cidadão é um tremendo mentiroso, se veio ao pais em 1980 para o enterro do pai e não foi preso, então não havia perseguição alguma! o que ele e muitos outros querem agora é o bolsa ditadura!!

Braziliano

Defourt citou: (…) Mas é preciso boa vontade, de todos os lados, para darmos início à cicatrização destas feridas e desarmarmos os espíritos! (…) Defourt, porque você não gasta o verbo com o Sr. Vanucchi sobre a pretensa comissão da verdade! Aproveite e faça um levantamento sobre o assalto ao erário público, resultante das indenizações bilionárias pagas aos pobrezinhos e ingênuos revolucionários marxistas em má hora nascidos no Brasil. Os mesmos que iriam transformar o Brasil em uma ditadura comunista. O seu pedido de boa vontade inclui concordar com isso também? (…) Fica meu desabafo contra a total inversão de… Read more »

ViniciusModolo

Ditadura por ditadura cada um defende a sua. Se for de direita é uma revolução patriótica, se for de esquerda, revolução proletária.
Os EUA defendendo a democracia e apoiando a ditadura no paquistão. Enquanto a URSS era uma perversa ditadura comunista, na america do sul tinhamos os seus párias na asa direita, que juravam defender a democracia.

Miopia por miopia….somos todos caolhos querendo um óculos nesse país

Alexandre Rodrigues

Primeiramente parabenizo ao DEFOURT pelos sensatos comentários!

MEU DEUS, QUE ESTÁ HAVENDO?

Alguém aqui tem dúvida sobre os tipos de tortura que rolavam nos calabouços dos quartéis???????????

Prender comunistas, tudo bem…mas torturá-los?

Gabriel e OTV, um aviso aqui vai:

OS RESPONSÁVEIS PELAS TORTURAS NA DITADURA UM DIA SERÃO JULGADOS….

Vc já percebeu que TODA a imprensa deu muita ênfase ao último MILITAR MALUCO julgado na Argentina (ex-presidente daquele país)????

É meus queridos…isso é um caminho sem volta,,,,,E NÃO SÃO OS PORRALOUCAS DO PT QUE ESTÃO FAZENDO ISSO…

UM ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIRETO PEDE ISSO!!!!!!!

Mahan

Mantenha o Blog limpo;
Não use este espaço para propaganda política…

X-nobe

ViniciusModolo

Correto e bem dito, ditadura é ditadura, não importa se é de direita ou de esquerda, e mau caráter é mau caráter, não importa se é civil ou militar. Os militares que participaram do golpe militar não agiram diferentes dos golpistas marxista, e agiram muito pior do que o governo de Chávez, pois Hugo Chávez é um legitimo ditador, mais pelo menos esta no poder de forma democrática, ao contrario da ditadura no militar que conquistou o poder dando um golpe em um governo legitimamente democrático.

AC

Esses comunistas, desde que se organizaram no Brasil a partir de 1922, não pararam um só momento de conspirar contra a democracia. Em 35 foram derrotados de forma rápida mas, infelizmente, não foram eliminados, e o erro foi repetido em 64. Em função da generosidade excessiva dos que os derrotaram em 64 estão aí de novo oferecendo perigo à SOBERANIA NACIONAL. O militares de 64 não traíram a pátria coisa nenhuma, agiram como deveriam ter agido.. Os terroristas e militantes do ParTido adoram abrir a boca com mau hálito pra dizer que foram torturados e que lutavam pela democracia, gostam… Read more »

Luiz Carlos

Pessoal, sem maiores discussões, mas esse cara é o maior 171, bas ler com atenção……e nem com as filhas ele se dá (!?!?!)……é por essas e outras que o Brasil fica nessa olhando para o passado……..vejam o exemplo da Alemanha e o Japão….tiveram os seus militares julgados e eliminados pelas potencias vitoriosas, e tocaram para frente e ninguem mais fala do assunto…..tenta conversar sobre a 2ª guerra com algum alemão e veja qual será a resposta……

Cuidado para não virar sal olhando para trás.

OTV

defourt não considero o filho pródigo um mentiroso, mas reafirmo que esta lei de indenizações, apesar de legal, é altamente imoral . E novamente digo: não retiro uma única vírgula do que expressei nas postagens anteriores. Alexandre Rodrigues analise sob a ótica jurídica alemã vigente no período da subida do poder dos nazistas até a derrocada em 1945, e você vera que as ações destes são respaldadas pelo ordenamento jurídico vigente naquela época, e os nazistas chegaram ao poder através de eleições livres, era um Estado Democrático de Direito; e nem por isto deixou de ser uma aberração da natureza.… Read more »

GUPPY

Defourt,

Apoio completamente suas considerações.

Abraços

Marco vaz

X-nobe disse: 21 de abril de 2010 às 3:06 Parabéns amigo!!!! Traidores da pátria são aqueles que a subjulgaram e tomaram o poder para si por meios inconstitucionais. Este discurso terrorista de “ataque preventivo” é a mesma piada que estes fascistas contam nos EUA (alguns republicanos), europa, israel……a verdade fática é que os pretensos golpistas de esquerda que foram desmantelados pela ditadura militar se reuniram, se armaram, exatamente após a ditadura, pretendendo enfrentá-la e, provavelmente, alguns seres desprezíveis (da mesma linha “eu sou o messias” dos militares da época) viram a oportunidade, aberta pelo golpe, de tomar o poder à… Read more »

X-nobe

AC Traíram sim, o exercito e a marinha ajudaram o Brasil a se transforma de uma Monarquia para Republica no século retrasado, e lutaram contra os inimigos dessa republica, e os militares de 64 pisaram em cima da republica que os militares do passado defenderam com a vida e ajudaram a construir. E daí que teve terrorista agindo naquela época, os militares eram autoridades, e autoridades devem agir com autoridades, quem age como terrorista, terrorista é, quem agem como criminoso, criminoso é. Autoridade deve servi a nação, e não aos seus próprios interesses, se não serão como mercenário, pois é… Read more »

Alexandre

Só posso ter pena de uma pessoa que vive assim. Embora seja contra a bolsa ditadura, não me parece que este homem tenha essa intenção. Fico pasmo como tem gente que ainda vê um ser humano nessas condições como um inimigo. E olha que não tenho amor nenhum pela esquerda. Mas achar que este Sr. é um aproveitador é demais. Que Deus tenha piedade dele nesse final de vida e aproveite para perduar esses radicas de plantão.

X-nobe

Marco vaz Eu não poderia ter dito melhor, infelizmente muitos que ainda não entendem que o trabalho das forças armadas do Brasil, e defender a Pátria, o Estado e o Povo, o Território e a Nação Brasileira, quem tem que governa o país é o governo, se o governo não é competente, isso não é problema das forças. O cão de guarda existe para obedecer o dono e proteger a casa, a competência de administra a casa e do dono, o cão de guarda não tem competência para dizer ao dono como cuidar da casa, muito menos querer tomar o… Read more »

defourt

Gente,

Em questões familiares eu não ouso. Eu não toco, não acuso, não avanço.

Como disseram vamos todos responder um dia…

Mas em questões de FAMILIA eu paro.
Tenho falhas e faltas que vou responder como todo ser humano.
Mas na família não, não toco…

O meu debate era o aspecto Humano e o perdão.
Os demais aspectos cabem às instituições verificarem.

Eu não sou uma pessoa leviana. A minha indignação foi pelo SER.
O “TER” será com as instituições específicas.
Finalizo aqui de minha parte. Já dei meu grito, Obrigado.

José Maria Bravo

Um único ponto:

Foram os comunistas que conspiraram contra a demcoracia em 1937, 1954, 1955, 1959, 1969, 1964 e, por fim, com o AI-5 em 1968? Ah tá.

Prezado Defourt

É difícil, mas não desistamos.

AC

X-nobe Você por acaso conhece algum militar daquela época que esteja com os bolsos cheios para chamá-los de mercenários?? Ou vc só sai repetindo as frases do ParTido?? Os únicos daquela época que estão com os bolsos cheios são os terroristas, se você conhece algum militar que ficou rico me diga o nome dele. Um ponto: O golpe de 64 aconteceu porque teve apoio popular através da “Marcha da Família com Deus pela Liberdade” que pediam claramente a deposição do atual presidente pelos militares, mas disso ninguém lembra e na Colômbia, “coincidentemente”, a guerra subversiva se iniciou à mesma época… Read more »

X-nobe

AC Um ponto: O golpe de 64 aconteceu porque teve apoio popular através da “Marcha da Família com Deus pela Liberdade” que pediam claramente a deposição do atual presidente pelos militares, mas disso ninguém lembra e na Colômbia, “coincidentemente”, a guerra subversiva se iniciou à mesma época da que aqui eclodiu, quando surgiram os primeiros focos de guerrilha, o estado colombiano vacilou em tomar decisões duras. O resultado são 50 anos de guerra civil, quase 50.000 mortos. Se não tivesse existido um atuação forte do exercito teríamos uma guerrilha como as FARCs ou virado uma maxi Cuba. Hahahahahaha. Meu caro… Read more »

X-nobe

Se você gosta de apoiar safadeza, tudo bem, é um direito seu de cidadão que vive em um país livre e democrático, mas não venha tentar justificar essas safadezas com lorotas ou inverdades.

Erik

Realmente, não havia repressão para quem cuidasse da sua própria vida, trabalhando e estudando, quem precisasse do crédito educativo, bastava comprovar que o salário que recebia não era suficiente para pagar a faculdade, ou bastava provar com a baixa da carteira profissional que estava desempregado para adquirir o crédito educativo, isso mesmo! Era tudo rápido e sem burocracia. Além de lhe concederem o crédito, ainda lhe perguntavam se você queria receber o auxílio de um salário-mínimo. Os militares sabiam que o Brasil tinha grande necessidade de formar profissionais de nível universitário. Não havia bala perdida, saidinhas de banco e nada… Read more »

AC

Meu avo era militar e foi lutar na Itália na segunda guerra, meu pai foi militar e meu tio é atualmente militar e nunca ouvi nenhum deles se dirigirem a um outro militar do exercito como pilantras, malandros, vigarista, mercenário ou traidores. (Com exceção do Lamarca) Se os militares tivessem sido marginais o exercito não seria a instituição de maior credibilidade no pais, isso vc pode ver nos casos como da Argentina e Chile que as FA tem muita pouca credibilidade perante a sociedade.. E conheço muito bem a historia do exercito e se não fosse por ele o Brasil… Read more »

AC

A Marcha da Família com Deus pela Liberdade reuniu 500 mil em 19 de Março de 1964, e em 2 de abril de 1964 quase um milhão de pessoas participaram da Marcha no Estado da Guanabara, então não era só de um “pessoalzinho” existem fotos dela e mostram o grande números de manifestantes.

Mas como eu disse, estão mudando e reescrevendo a historia..

José Maria Bravo

Prezado AC As FFAA são instituições, e safadezas e pilantragens, corrupção e inidividualismo carreirista, existem em instituições, seja o Judiciário, o Parlamento, o Executivo, os partidos, a Fiesp, a CUT, e as FFAA também. Sou oficial naval da reserva (não mais passível de convocação pois já passei dos 45), e filho e sobrinho de militares. HIstórias de corrupção, de taiferios a almirantes, ouvi desde a infância e infelizmente presenciei em meu tempo de serviço. Porém, verdade seja dita, é uma certa injustiça adjetivar a Ditadura brasileira de 1964-1885 de mlitar. Simplesmente porque os militares foram instrumentos da acumulação do capital.… Read more »

X-nobe

AC

Você pode tentar dar os argumentos que você quiser, os militares golpistas são um bando de ladrões, safados e marginais, que traíram a nação que deveriam proteger, e mancharam a imagem das Forças Armadas na historia que outrora foi conduzida por homens honrados, e que sentiriam vergonha desses mercenários de 64.
Quem comente crime criminoso é, quem trai a pátria traidor é, não adianta os defensores dos bandidos de farda quererem distorcer a verdade, marginal é marginal, e sempre será, vocês podem esperniarem o quanto quiserem, que os vigaristas de farda sempre serão considerados pelo Brasil como criminosos.

X-nobe

José Maria Bravo Parabéns pelos seus argumentos, infelizmente muitos não conhecem o significado de honra, o que dirá conhecerem a dês-honra, nem se estiverem encima dela. Nós que somos da Marinha ou do Corpo de Fuzileiros Navais(que no caso sou eu),ao contrario de outros ex-militares aqui do blog, sabemos que não se faz uma instituição ou individuo magicamente, apenas vestindo uma farda, ou colocando uma boina ou quepe, isso só acontece quando existe trabalho duro e preservação pela dever que deve ser colocado acima de tudo. As forças armadas não corrigem ninguém, apenas os que são honestos conseguem ver isso,… Read more »

defourt

Ao José Maria,

BRAVO!

GUPPY

Viva o Marechal Henrique Teixeira Lott!
Golpe preventivo. Um golpe para evitar um golpe. Merece ser melhor lembrado pelos brasileiros.