Submarino é suspeito de afundamento de corveta sul-coreana

26

cheonan pohang recovered

Na quinta-feira da semana passada a seção da popa da corveta Cheonan foi retirada do Mar Amarelo. Depois da recuperação desta parte do casco, aumentaram as suspeitas de uma explosão externa, provocada por torpedo ou mina.

Autoridades e especialistas acreditam que um torpedo seria a causa mais provável, devido à extensão dos estragos. A arma teria sido lançada por um submarino de 325 toneladas da classe “Shark” (imagem abaixo).

A Coreia do Sul diz que sua inteligência reportou a ausência de um ou dois submarinos da classe em seu porto base, no Cabo Bipagot, quando a Cheonan foi afundada.

sang-o_01

SAIBA MAIS:

Subscribe
Notify of
guest

26 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
M1

suspeitava desde o princípio!

defourt

Confesso estar meio ansioso sobre este caso.

Parece que isso tá começando a dar pano pra manga…

airacobra

partiu a corveta ao meio, realmente deve ter sido um torpedo pela proporsao dos estragos

Patriota

Esta foi a primeira coisa que me veio a cabeça !
Estes micro-submarinos podem ficar posicionados de maneira estratégica
apenas aguardando a chance de disparar ( as dimensões reduzidas deste tipo de belonave podem torna-la difícil de ser detectada).

Outro ponto interessante é que o Irã diz poder fabricar este tipo de submarino .

massa

Os sul coreanos erraram em investirem muito em navios e submarinos de ataque deixando muito pouco pra forças anti-submarinas, ao contrários dos japoneses que possuem mais ou menos 100 aviões P3 Orion pra combaterem essas ameaças na região…
Depois dos EUA o Japão é o país que mais possuem aviões P3 Orion em serviço no mundo.

Antonio M

Mas foi como já dissera antes por aqui, alguém durmiu no sonar da corveta sul-coreana! Nem ao menos o rastro do torpedo foi identificado? Estava tão perto assim?

Não menosprezando o sub norte-corenao, como justificar então o investimento em navios dessa classe se mal pode se defender de um ataque desses?

corsario01

Em minha opinião, pelo fato da popa estar praticamente intacta, acho que foi uma mina. A outra opção seria explosão interna no paiol dos torpedos que fica naquela região.
Enfim, a verdade, talvez nunca saibamos, mas não creio que tenha sido submarino lançando torpedo no navio. Se fosse, as explosões subsequentes teriam deixado marcas visiveis de destruição nesta parte da popa.

Vamos aguardar o restante do navio ser içado para ver melhor.

Wolfpack

Isso ai se for verdade é quase um ataque terrorista… Se a corveta não estivesse em aguas territoriais norte coreanas.

Pedro

Poxa para quem ler livros de ficção sobre uma eventual 3ª Guerra Mundial, isso aí é um prato cheio para imaginação alheia.

ABRAÇOS.

Cronista

Pela foto podemos descartar uma erxplosão na popa, não? Essa era uma hipótese plausível dado o elevado número de armamentos ali concentrados… Fico pensando o seguinte: se o navio havia feito disparos contra algo que, logo depois, revelou-se ser uma revoada de pássaros, devia estar em prontidão, ainda mais por estar numa região especialmente sensível. Como se explica, então, que um torpedo temha se aproximado sem ser notado? Seria algo parecido com o ataque a OHP Stark (falha da tripulação na cobndução das operações)? Creio que não porque como toda a imprensa gosta de relebrar as Coréias estão, *tecnicamente*, em… Read more »

Cronista

Cara, a corveta foi içada no dia 15/04. Creio que é bastante simples verificvar se houve esplosão externa ou interna pela análise da borda do casco, não? À essa altura já devem saber se foi acidente ou um ataque……

Mauricio R.

E a especulação continua, nada definitivo ainda.

Hugo

Pessoal, para complementar a notícia: Nasty Little Suckers Fonte: Strategy Page April 16, 2010: North Korea has a fleet of over 60 mini-subs, and about 25 older Russian type conventional boats. North Korea got the idea for minisubs from Russia, which has had them for decades. One of their miniature subs are suspected of recently (March 26th) torpedoing a South Korean corvette. The South Koreans are retrieving the wreckage of the corvette, and that will enable them to determine what sank the ship. North Korea has developed several mini-sub designs, most of them available to anyone with the cash to… Read more »

Mahan

Faltou um desenho da banheira que coreanos queriam empurrar para o brasil para podermos comparar com a extensão dos estragos na foto.

ivan

SE foi assim, isso seria Guerra????

Galileu

Pra mim foi uma explosão interna no paiol ou local onde ficam a munição do navio

airacobra

isso ainda vai dar muito oque falar quando do termino das investigações, mas numa coisa eu acredito, sozinho ele nao afundou, acredito que nao vai ficar como o caso do cruzador bahia, mal explicado

GUPPY

Se a inteligência sul-coreana reportou a ausência de um ou dois submarinos da classe “Shark” em seu porto base, no Cabo Bipagot, quando a Cheonan foi afundada, então aumentam as probabilidades desta ter sido alvo de um torpedo. Quanto a extensão dos estragos, é muito relativo. É melhor aguardarmos as conclusões finais embora, como falou o corsario01, a verdade talvez nunca saibamos. Outros interesses podem encobrir a veracidade das causas do afundamento.

Abraços

LBacelar

Wolfpack disse:
21 de abril de 2010 às 9:25

Wolf,

Se eu não me engano não foi assindado um tratado de paz entre as Coreias, então no papel elas continuam em guerra desde a década de 50.

Me corrijam se eu estiver errado,

abcs

gerso carvalho

Caros amigos, KD ….

(Nota dos Editores – MO) – Caro AMIGO, comentario deletado, pois aonde aqui, neste post) se fala de P3 da FAB ?

Andre de POA

Se fosse um torpedo é provavel que os danos fossem maiores, creio que foi acidente ou negligência interna, para não pegar mal se bota a culpa nos nortecoreanos. Chamar esse lanchão de corveta é elogio. Os subs nortecoreanos que eu tenha lido são cópias de um modelo italiano antigo e barulhento, lembram do mini-sub falcatrua iraniano? pois é, é da mesma familia. Outras classes de subs dos norte coreanos não tenho conhecimento. Mas como se fala, o maior inimigo de um sub é outro sub, e vcs tem duvídas sobre o resultado do embate entre essas velharias e os 209… Read more »

Santana

Por favor, alguém sabe me dizer se a Marinha da Coreia do Norte se resume a apenas submarinos? Outra coisa, este possível ataque a corveta sul coreana poderia ter sido executada por uma pequena embarcação tipo bote inflável lançando um míssel de ombro ou lança rojão ou algo do tipo IED a exemplo do ataque contra o navio norte americano no golfo pérsico ocorrido na década passada? Agradeço se alguém puder esclarecer.

MO

Santana

Não, Há mais unidades navais que subs

há um post sobre a Marinha Sul Coreense, em um dos comentários um participante , que lança todo o efetivo da Marinha Norte Coreense, supostamente na ativa em 2005 (Dados norte Coreenses são poucos divulgados, a única coisa comprovada é que lá, na DPRK está um dos portais que dão entrada para o ACRE)

Tente a busca, digitando Marinha Sul Coreense ou eventualmente Marinha Norte Coreense, se lhe interesar, que lá tem as unidades navais norte coreenses.

MO

Santana, segue uma das possiveis situ da Marinha Norte Coreense Detalhe, nem conferi, foi copia and cola mesmo SUBMARINES 26 .. SS PRC Type-031/Sov Romeo 22. SS Whiskey (Sov) 4 .. SMALL SUBMERSIBLES 71 .. SSC Sang-O 26 .. SSI 45 .. FRIGATES 3 .. FF Soho 1 .. FFL Najin 2 .. CORVETTES 6 .. PG Sariwon 4 .. Tral 2 .. MISSILE CRAFT 43 .. PTG Soju 15 .. PTG Osa (Sov) 8 .. PRC Huangfeng 4 .. PTG Sohung 6 .. PTG Komar 10 .. TORPEDO CRAFT 103 .. PT Shershen 3 .. PT Sinnam 8 ..… Read more »

Santana

Obrigado MO

[…] Submarino é suspeito de afundamento de corveta sul-coreana Tagged with: Cheonan • Pohang  Se você gostou desse post, compartilhe! […]