Essa história de navio bonito, navio feio, beleza não põe na mesa e os revolucionários navios da categoria dos “quadrados retângulos”, tem agitado os vermelhos, os azuis e até os cor-de-rosa (que ficam em cima do muro, exemplo “Eu concordo! Eu concordo!, Parabéns Galante, Bravo Zulu!), mas não é nova e sua gestação vem de longe.

No final dos anos 30, os contratorpedeiros da classe “Sims” apareceram apresentando o passadiço e a parte de vante da superestrutura arredondada com o propósito de, teoricamente, diminuir a resistência do navio ao vento quando navegando em altas velocidades. Se a idéia, depois aplicada também às classes “Benson/Gleaves” e as unidades iniciais da classe “Fletcher”, foi bem sucedida, ou não, não se sabe e também a pressão representada pelo início da 2º Guerra Mundial não deu essa oportunidade.

A classe Sims foi a última que teve sua construção concluída antes do início do conflito. Ela consistia de 12 navios que foram construídos em 7 estaleiros diferentes:

  • Sims (DD 409) 01/08/1939 – Bath Iron Works
  • Hughes (DD 410) 21/09/1939 – Bath Iron Works
  • Anderson (DD 411) 19/05/1939 – Federal
  • Hammann (DD 412) 11/08/1939 – Federal
  • Mustin (DD 413) 15/09/1939 – Newport News
  • Russell (DD 414) 03/11/1939 – Newport News
  • O’Brien (DD 415) 02/03/1940 – Boston Navy Yard
  • Walke (DD 416) 27/04/1940 – Boston Navy Yard
  • Morris (DD 417) 05/03/1940 – Norfolk Navy Yard
  • Roe (DD 418) 05/01/1940 – Philadelphia Navy Yard
  • Wainwright (DD 419) 15/04/1940 – Norfolk Navy Yard
  • Buck (DD 420) 15/05/1940 – Philadelphia Navy Yard

Algumas fotos aonde podem ser percebidos esses detalhes:

NOTA DO AUTOR: É expressamente proibida a utilização do Termo “Navios Quadrados Retângulos” sem autorização telepática especÍfica emitida pela “Liga das Ostras”, assim como o uso do termo classe “Gururu”. Quem desrespeitar essa diretriz será banido para os Reinos de Kim(g)  Dae Julien e viverá para sempre sob o tormento da “Turma do Aviãozinhum”.

Subscribe
Notify of
guest

21 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
MO

Lembrando que Retangulo é um quadrado long Hull ou um quadrado Batch II Lindos Zé os Sims, Fremm(netica) morrade inveja, coisa do Demo quadrada !!!!!!!!!!!! Este vai pra aqueles mais ou menos que conhecem os Fletcher, Sumner and Gering (apenas … ) ei o Roe não andou por Natal naum na IIGM ? O Hamman não foi aquele que foi pro saco no canal Fundo de Ferro no Combate das Ilhas Savo em 42 (Guadalcanal), quando afundou matou meio mundo quando as cargas de profundidade começaram a explodir, pois não estavam no Safe, deixaram eleas pre reguladas para determinadas profundidades… Read more »

Luan

Primo.

O Hamman que vc fala é o DD-412? pois fiquei interessado na historinha dele e fui pesquisar,vi que ele(o 412) esteve ainda em Coral sea e Midway.

Mas agora fiquei intrigado,estão me devendo o “causo” do navio cujo suas CP explodiram a tripulação dentro do mar.

[]’s

Bronco

Eu acho estes projetos “bico fino” realmente muito bonitos.

Marcaram época. Uma era inteira de projetos semelhantes e todos eles muito elegantes.

Agora eu gostei mais ainda da penúltima foto, do Wainwright, porque são raríssimas as fotos de navios americanos ostentando camuflagem. Especialmente navios deste porte.

Bronco

Aliás, por causa da camuflagem, lembrei de um que gosto muito.

Achei o desenho do casco dos Sims com camuflagem muito parecidos com os contemporâneos alemães classe Zerstörer 1934A, pelos quais eu nutro profunda admiração.

(http://www.german-navy.de/kriegsmarine/ships/destroyer/zerstorer1934a/z5pauljakobi/index.html)

Dalton

As classes Benson ,Gleaves e Bristol misturam-se dependendo das fontes, ao menos “Whitley” considera a classe Benson do DD 421 ao DD 444 , 24 navios, sendo que este ultimo foi comissionado em 17 de julho de 41 portanto para ele a classe Benson seria a ultima completada antes de Pearl Harbor em duas versões que diferenciavam-se pelas chaminés.

O Hammann na verdade foi afundado em Midway enquanto ao lado do USS Yorktown e as cargas de profundidade detonaram logo depois do impacto do torpedo matando ou mutilando os sobreviventes que estavam na agua.

abraços

MO

é isso ai Mestre Dalton

acertei o endereço, errei o CEP (de bate pronto as vezes eh punk)

Primo, ta respondido né ?

Abs
MO

Dalton

Bronco…

se vc quis dizer raras as fotos de destroyers camuflados, talvez refira-se ao padrão que o Wainwright usou no inicio da guerra quando ainda no Atlantico pois a marinha americana utilizava mais de 20 padrões de
camuflagem e o mesmo Wainwright acabou usando um measure 22
o casco azul marinho e a superestrutura cinza que aplicava quando costumava montar kits…por ser mais fácil mesmo!!

abraços

MO

risos, o meu Melvin (680) é measure 22, como ele eh 1/125, ficou facil …

Abs Mestres

MO

Bronco

Dalton,

Me referi a raridade de fotos dos navios camuflados.

Nos sites por aí, mesmo nos oficiais de ex-tripulantes que procuram manter viva a memória dos navios, não é fácil ter registros fotográficos das camuflagens de navios americanos da segunda guerra, especialmente os de maior porte.

Dalton

Bronco…

estranho isso…na verdade o que mais tem é navio americano camuflado
mesmo na internet !

Mas concordo com vc quanto aos Tipo 34 e 34A e 36, um total de
22 unidades, os 22 iniciais que a Kriegsmarine começou a guerra
e que houve uma epoca sabia o nome de todos eles de cabeça…
era mais jovem então…bem mais jovem…(rs)

abraços

R_Cordeiro

hahahhahaha…

só podia ser o M.O mesmo!!!

Bronco

Dalton, Pela net eu já tinha visto um destróier classe Mahan (não lembro qual) com um padrão azul escuro muito bonito, que depois de uma pesquisada rápida descobri ser o “measure 21”. Também tenho uma foto muito bonita aqui do USS Hobson (DD 464) – o indicativo é quase da cor do cinza da camuflagem, mas ainda dá pra ver – com o padrão mais bonito dentre todos os que eu já vi (inclusive virou papel de parede aqui por muito tempo). Pesquisando na net vi que era o MS17 e o mesmo navio também usou o Measure 12 (não… Read more »

Bronco

Encontrei um site que tem a foto fotos do Hobston (diferente da que eu tenho) e do padrão MS21 na Mahan:

(http://www.shipcamouflage.com/camouflage_database.htm)

Clicando do lado esquerdo, nos botões, dá pra ter acesso a um acervo enorme de informações sobre todos os tipos de navios que empregaram camuflagens, tipos e fotos!

Tem até submarino! Classe por classe!

Hoje é dia de encher o HD de fotos!

Heheheh

Desculpe ao pessoal do blog por tantos links, mas fiquei muito empolgado com as “descobertas” (que pra muitos aqui devem ser velharias, mas pra mim são pérolas)!

Bronco

*Hobson (DD-464)

jsilva

Bronco,,os links que seguem o caminho http://www.history.navy.mil abrem para vc?

Para mim nao abrem mais nem com firefox, nem com ie, nem aqui em casa nem no serviço.

🙁

Bronco

Jsilva,

Sim, abrem. Mas já ouvi por aí que alguns sites americanos bloqueiam IPs brasileiros por conta dos constantes ataques à sítios do país.

A “solução” (entre aspas porque nem sempre funciona) é usar um programa que mascara seu IP. Tem para baixar pela net e não é difícil de usar, mas não raramente deixa sua internet um pouquinho mais lenta que o normal.

MO

Bronco, Dalton, o link dos Zerstörer não abriu, me causou uma certa confusão

Vcs estão ser referindo aos Z 23 ? (Zerstörer 1934 ?)

Abs
MO

Bronco

MO, Tira o ” ) ” do final do link. Na pressa não dei espaço, mas tirando o último parênteses ele abre direitinho. Quanto à denominação, o Z 23 já faz parte dos Zerstörer 1936A, construídos a partir de 1938. No site, aliás, tem um pequeno histórico do Z 23, incluindo seus comandantes e datas especiais, como comissionamento e descomissionamento: “Z23 was used as part of the 8th destroyer flotilla – also called the “Narvik” flotilla. Between June and October 1941 attached to the 6th destroyer flotilla in France, then stationed in Kirkens and used for unsuccessful operations along the… Read more »

MO

BRAVO Bronco !!!!!!!!!!! Só tinha eles com Z isso, Z aquilo, agora tenho os nomes Ai sim, fomos surpreendidos novamente … !!!! e grata surpresa , valeu mesmo hehehehe voiu imprimir tudo and anexar no “German Warships 1815-1945 – Volume One – Major Surface Vessels, do Erich Gröner, pois não tenho ovolume 2 !!!!!!! Valeu o meu dia já !!!!!!!!!!!!!!!! Sabia que este blog um dia me serviria pra algo !!!!! (heheheheheh-hohohohohoho-hihihihi – o boberol se dá ao real valor do achado, fiquei contente mesmo !!!!) ABS MO PS Sobre um chute do resultado de hoje entre Flamengo e Corinthians… Read more »

Bronco

MO,

Rapaz, tanto se fala de Bismarks e Yamatos que acabam se esquecendo que a guerra teve milhões de outros personagens.

Quanto ao jogo de hoje, é gamba fuçando lixo, tudo em casa. hahaha.

Mas (pra ficar naval) não ficaria triste se, na hora do jogo, houvesse os 4 Iowa na Baía de Guanabara treinando tiro ao alvo no maracanã. Rs

GUPPY

Dalton disse: O Hammann na verdade foi afundado em Midway enquanto ao lado do USS Yorktown e as cargas de profundidade detonaram logo depois do impacto do torpedo matando ou mutilando os sobreviventes que estavam na agua. Beleza Daltom. Somente para falar mais um pouco: O Hamman estava atracado à boreste do Yorktown fornecendo energia para as bombas que retiravam água dos compartimentos alagados deste, na tentativa de salvá-lo. Cinco outros destróieres cercavam o Yorktown, o Hamman e o rebocador da frota Vireo (que havia sido chamado para rebocar o porta-aviões) para protege-los de ataques submarinos. Foi quando o submarino… Read more »