Fragata ‘Niterói’ encalha em Arraial do Cabo

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Fragata Niterói encalhada

vinheta-clipping-navalRIO – A Fragata Niterói (F-40), da Marinha de Guerra, encalhou, na manhã desta terça-feira, num banco de areia entre a Prainha e a Ilha do Farol de Cabo Frio, onde fazia manobras, próximo ao porto de Arraial do Cabo. Por volta das 10h30m, o rebocador Ivan Barreto, da Petrobras (sic), tentou desencalhar a fragata, mas não conseguiu. O comando de Operações Navais da Marinha do Brasil, então, deslocou o rebocador de alto-mar Almirante Guillobel, do Primeiro Distrito Naval, para o local, que fica a cem metros da costa, na Reservar Extrativista de Arraial do Cabo. Por volta das 14h, um helicóptero da Marinha começou a resgatar técnicos que estavam a bordo da fragata.

Profissional de resgate, Jorge Luís de Paula, que já trabalhou em mais de cem resgates na área onde o navio encalhou, disse que já foram feitas várias tentativas em vão de desencalhe da fragata:

– Estão puxando a fragata pela popa. Está errado. Ela tem que ser puxada pela proa. Do jeito que estão fazendo, há risco de o navio bater nas pedras e causar um desastre ambiental – alertou.

Segundo o arrais Erick Barreto, a fragata encalhou por volta de 7h no Baixio da Coroa, onde a profundidade média é de quatro metros. Ele acredita que vai ser difícil desencalhar a embarcação militar porque a maré está baixando e só volta a subir depois das 16h. O rebocador da Marinha leva oito mergulhadores para auxiliar no trabalho de desencalhe da embarcação. Uma equipe especializada em desencalhe de embarcações também está seguindo para Arraial do Cabo.

A Fragata Niterói F-40, comandada pelo Capitão-de-Fragata Gilberto Chaves da Silva, foi construída em Hampshire, na Inglaterra, e incorporada à Marinha Brasileira em 1976. O navio possui 129,2 metros de comprimento e consegue atingir a velocidade máxima de 30,5 nós com seus quatro motores a diesel e suas duas turbinas a gás. Ela carregava uma tripulação de aproximadamente 200 militares e costuma participar de operações no Brasil e no exterior, como a Operação Unitas, com as Marinhas dos Estados Unidos, Uruguai e Argentina.

A fragata estava na Enseada do Forno para embarcar uma equipe de especialistas do Centro de Armas da Marinha. Eles iriam realizar testes operacionais específicos de alinhamento dos sistemas de bordo da embarcação militar.

FONTE: O Globo

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Tarkus

Já está na hora de atualizarem as cartas náuticas…

corsario01

Se é sabido que tem 4 metros e a Fragata tem 6 de calado, o que ela estava fazendo ali?

Rodrigo RRT

Acho que alguém vai perder o emprego!!

Manock

Isso demonstra o profissinalismo de nossa marinha!

jsilva

Isso se chama “Navegação em águas restritas” e não se aprende em manual de treinamento. Na hora do “Pra valer” não dá para pedir Tempo Técnico pro juiz. Perder o emprego também é demais, primeiro deve ser feita a analise do que aconteceu. Não vamos começar com a mania do tem que ter um culpado. Isso sim é o complexo de “Vira Latas” que alguns gostam de ficar enchendo o saco aqui. Porque essa mania de Caça as Bruxas. Para os desavisados na minha “querida” U.S.Navy isso acontece toda hora, não fiquem pensando que foram só aqueles do Hartford e… Read more »

fullcrum

Um erro ou acidente não serve de parâmetro para avaliar a capacidade da MB. Se fosse assim a US Navy tava mal pelos conhecidos erros, acidentes e incidentes, inclusive com Sub aqui mesmo noticiado.

Tanan

A embarcação acabou de ser reformada, e seus equipamentos foram modernizados, acho que um CJ vem por ai….

Manock

* profissionalismo

Zelito.

A “Pioneira” tem e sempre teve profisionais qualificados. O fato de acontecer esse tipo de acidente, não quer dizer que alguém tem culpa. Muita calma nessa hora antes de crucificar alguém…

Alexandre

Pronto! Começou a malhação do Judas.

gerson carvalho

caros amigos, o sonar devia ta desligado!

Manock

Alguns “acidentes” simplesmente não podem acontecer, e quando acontecem apontam problemas muito mais profundos e complexos que que os danos materiais decorrentes do fato. Não se trata de malhar o judas e sim elogiar os acertos e criticar os erros. A realidade está aí, na frente de todos, alguns escolhem analisar criticamente outros babam ovo!

Walderson

Caro Sr. Manock, penso sinceramente que o senhor deve rever os seus conceitos. Por onde vai, nossa Marinha é sempre elogiada. Agora há pouco, participou de um exercício com a OTAN. Se fosse tão incompetente assim, não participaria de diversos exercícios desta natureza. Inclusive, participação esta que sempre nos rende elogios. Não entendo o porque de nós os brasileiros não valorizarmos o que temos. a U.S. Navy sempre tem problemas desta natureza, nem por isso é tida por incompetente. Na boa, com todo o respeito que lhe devo, bem como aos demais, muitas vezes nós brasileiros malhamos sem fundamento e… Read more »

Aluga

A notícia embora preocupante, trata de um fato de risco muito corrente e que apontam para o grau de adestramento de uma gloriosa tripulação, devemos entender que incidentes como esse ocorrem quando se busca a excelência. se bem me recordo, nessa região se situa a raia de aferição acústica, se é que posso definir assim o local onde a MB mede a intensidade de ruido de suas naves e submarinos. Dentre as varias corridas de medição, uma delas se dá com o ecobatimetro e sonar desligado, risco necessário e calculado, mas também sujeito a enteperes e revezes da maré o… Read more »

MO

Srs. antes de começar o festival de perolas como nos posts do Parnaiba, Caboclo e recentemente dr. montenegro, sugiro primeiramente a averiguar como e em quais situ decorreu este incidente atentar ao termo navegar em aguas restritas quanto a USN, claro que ela comete erros, sim, ela navega, quanto ela não aprendeu com estes erros (desconsiderendo particulariedades geograficas e hidrograficas dos locais acidentados), pois genericamente fatos de navegação não acontecem com navios atracados Menos pessoal, menos para não virarem outros Jaique Sparrows da vida E Tks Good and St Expedito a MB esta fazendo isso, ie = navegando cada vez… Read more »

Unknow

Isso e responsabilidade dos Oficiais que dão serviço de oficial de Manobra eles não estão capacitados, a marinha Não forma oficial e sim Principes. Uma coisa e certa so sabem mandar mas pra mandar seu subordinado a fazer alguma coisa tem que ter ao menos um pouco de conhecimentos coisa que eles não chegam a bordo assim.

LOBO DO MAR

Será que houve avaria no sonar? O sonar das classe “Niteroi” tem um domo que sobressai do casco, que, em caso de encalhe, é o primeiro a sofrer a avaria.

Erik

Onde se lê: “o rebocador Ivan Barreto, da Petrobras, está tentando desencalhar a fragata.”

Seria o “AHTS Ivan Barreto, da Delba Maritima”, que trabalha a serviço da Petrobras.

Obrigado e sucesso na manobra…
E so uma sugestão aos colegas militares, chamem a Smit Salvage enquanto ainda da tempo, 120 anos só fazendo salvamento no mar, não são 120 dias.

Ex-CN

IÇA “EJAC” POR BOMBORDO!

Diego

Atolou … 😀

Tito

Dr. Montenegro encalha, 64 posts
Dr. Montenegro desencalha, 16 posts

Niteroi encalha, já passamos dos vintão
Niteroi desencalha…

Pois é, né 🙂

Alfabravo

Tomara que saia sem danos e sirva para elevar o nível de alerta em águas restritas.

tangoalfa

A Marinha possue muito mais sucesso que derrota…
Precisamos ser cuidadosos, e ter respeito as pessoas que neste momento estão trabalhando fortemente para reverter o ocorrido. São militares brilhantes, com certeza, em todos os niveis, de praças a oficiais.
Não sou baba ovo, só entendo que devemos manter o espirito de grupo e apoiar, os campanhas, os irmãos de armas, ou então os “meros” seres humanos…

Respeito… isso é primordial!!!

Vader

Putz, só faltava essa…

Que maré que a MB tá pegando hein? Deve ser praga alemã… ou francesa… 🙂

AlfaPapa

Não dá pra citar o encalhe do NAsH Montenegro no mesmo balaio que esse incidente da F Niterói, apesar da navegação em águas restritas…

Manock

Walderson,

só estou alertando para o fato de que nossa marinha não é tão gloriosa e profissional quanto dizem por aí. Tem muita coisa boa sim, claro, mas incidentes ou acidentes como este demonstram que muita coisa precisa ser mudada e acredite, não se trata apenas de investimento em tecnologia. Reconhecer os acertos e perceber os defeitos é o único caminho para construir uma marinha grande! E é bom que isto ocorra em tempos de paz!

Agora, se aparecer um banco de areia sorrateiro no caminho, não receberemos tantos elogios em exercícios internacionais futuros…

Vader

Na verdade é um powta mico, seja lá por que se deu. Não é o caso de se desrespeitar a Marinha ou muito menos seus militares, mas foi até tragicômico (na reportagem da Band) uma moradora local dizendo que costuma ver traineiras e pesqueiros passarem por ali, mas nunca tinha visto um navio daquele porte. Vamos parar de ufanismo bocó senhores. Críticas construtivas devem ser benvindas e não rechaçadas sob alegações cretinas de “complexo de vira-latas” ou coisas do gênero, coé? A quem interessa tapar o sol com a peneira? Ao Brasil e à Marinha é que não… E quando… Read more »

jsilva

Ivan Barreto da PETROBRAS é boa hein?

jsilva

Erik, Bem vindo ao clube dos linxados por causa da Smit. Toda vez que falo da Smit o MO olha torto! Hehehehe Outra coisa, Pessoal o AHTS ai, o Ivan Barreto é o exemplo que o MO sempre lebra quando se fala em salvamento no mar. Esses meios, devidamente adaptados é que seriam os substitutos naturais dos nossos RbAM e das Imperial Marinheiro nas missoes do SALVAMAR. O fato de nao ter conseguido tirar a Pioneira do banco nao significa que nao seja capaz. O que pode ter acontecido é a Marinha nao tenha querido arriscar com um navio civil,… Read more »

Ricardo

É muito mais fácil criticar do que analisar

Infelizmente o povo é assim, lamentável…

[ ]´s

molleri

Quem nunca “correu” uma raia acústica (em Arraial) ou magnética (em Itaparica) que atire a primeira pedra! Ridículas as pseudo-piadas aventando que o “sonar” devia estar desligado. Como se se pudesse medir a profundidade com ele e não com o ecobatímetro.
Aliás, seria bom saber quem aqui conhece essas raias da Marinha “in loco” sem ser pelo NOMAR.

MO

é Molleri, é dificil mesmo … perdidos aqui si atrapalham, e o pior atrapalham e some da mesma forma como aparecem completando o correto raciocinio do Molleri, quem conhece a fundo tbm o termo “o ferro garrou” que tbm defina o numero de vezes que isso acontece Alias a geração dos “vergonha”,’ mediocre” e afins ja é outra, cara, não adianta esta praga não para nunca Sera bom se estes membros da Sapiencia navalis se interessasse mais pelo naval na mesma proporção que eles falam abobrinha quanto ao domo do sonar, se la for soft mud o fundo é capaz… Read more »

Erik

M.O . mandou bem de novo, então sem crise

Eles podem usar a TITAN Marine então, eu concordo o povo da Smit fuma demais erva estragada, esses holandeses sao doidos demais. rsrsrs

Sds Marítimas
Erik

MO

o Problema Erik, é que eu sempre fui da frota Estrela e o Zé sempre foi da Frota Zero, no nosso desenho de infância o Farol de Salty Esta briga vem desde criança … Assista, se não assistiu é legalzinhum pra cacete, principalmente para que é dos TUGS http://www.youtube.com/watch?v=CXnlBaZJHlQ&feature=related Pena não ter assitido o Theodore Tug Zé, em tempo, Frota Zero não tá com nada … (isso ja tem mais de 22 anos … ) erik o problema eh que ervaa parece com oregano .. rssss .. dai … desnecessario falar que a Smit virou a frota Zero, depois das… Read more »

MO

detalhe a ser observado

Comparar o tamanho do UT 722 YB em relação a “Pioneira’ e olha que o YB está mais distante

Meu, eu ja estive em um UT 722 L, o Bos Turmalina, so quem viu fica impressionado o que eles podem fazer, digital bridge então .. é brincadeira !!!!, ]

Até ops com ROV´s

diz ai Erik !!!!

Abs
MO

Jaique Sparro

Obriga MO por te lembrado de mim ,pra mim o assunto tv morto ,mas foi bom vc ter lembrado ;pois até hj fiquei com uma dúvida: vc desceu ,como visitante especial, junto com a FT- británica pro TO nas MALVINAS e conferiu navio por navio ,tendo acesso aos locais restritos, pra afirmar com tanta veemência que os ingleses não tinham só armamento convencional?

Diz aí.

Cláudio

Não querendo malhar nenhum Judas !!!

Com toda parafernalha eletrônica da qual foi equipado recentemente, é triste ver um Navio desse porte encalhar a 100 metros da costa.

Fica nossa torcida para que não tenha ocorrido nenhum dano na estrutura do Navio, muito embora, creio que seja difícil de não ter ocorrido, haja vista o tamanho do Navio.

Erik

kkkk MO você desenterrou essa do fundo do porão, ou melhor tava la na Dala… Eu tenho vários desses salvos em CD, que baixei do youtube, rsrs não perdia um quando passava na Cultura, nos tempos em que estava estudando para tentar para Mercante rrss, ta no sangue ser vapozeiro! E o meu irmão trabalha la em NY em rebocadores como aquele do seriado rsrs, so você conferir la no blog mercante na seção fotos, Pior que ele ta na frota Zero, a empresa so tem museu rsrs, ele ta muito puto querendo voltar a empurrar água, nem que seja… Read more »

Mauricio Veiga

Sorte ter encalhado, senão o MALUCO bateria de frente no morro!!!

Abraço.

Elizabeth

Se fosse acidente com foguete eu conseguiria dar uma opinião técnica, mas de navegação não entendo nada para opinar

Então só me resta perguntar. Que tipo de erro causa uma situação como esta? É um erro grosseiro ou “perdoável”?

Carlos Alexandre

Gostaria de informar que é sempre perigoso quando um navio se aproxima de terra. Mesmo a existência de cartas naúticas atualizadas não impedem os acidentes. Uma falha de pessoal ou de material podem ocasionar graves danos, mas não se pode esquecer que uma mudança das condições meteorológicas como um rajada de vento pode afetar a navegação ainda mais em baixas velocidades. Dois comentários maldosos ou impensados me impressionaram: Que os oficiais são principes? É principe aquele que fica estudando por cinco anos em regime de internarto e depois ficará de serviço pelo menos uma vez por semana sem compensação e… Read more »

Nelson Lima

A MB vai dar um jeito. Brasileiro dá jeito pra tudo. Mas, imaginem a propaganda da Embratur no ano que vem: Visitem em Arraial a exposição estática de um navio de guerra de verdade! Cruzes!

Comentário Sério

As cartas náuticas estão atualizadas.

RJ

Só vai desencalhar esvaziando o navio e deixando a maré subir…

Só quem conhece o lugar para entender o que aconteceu.

marcandrey

Unknow disse: 4 de maio de 2010 às 17:13 Isso e responsabilidade dos Oficiais que dão serviço de oficial de Manobra eles não estão capacitados, a marinha Não forma oficial e sim Principes. Uma coisa e certa so sabem mandar mas pra mandar seu subordinado a fazer alguma coisa tem que ter ao menos um pouco de conhecimentos coisa que eles não chegam a bordo assim. Mauricio Veiga disse: 5 de maio de 2010 às 0:28 Sorte ter encalhado, senão o MALUCO bateria de frente no morro!!! Nelson Lima disse: 5 de maio de 2010 às 4:34 A MB vai… Read more »

MANDABALA

QUANDO SE LIGA OS APARELHOS (GPS, ECOBATIMETRO, RADAR), NÃO SE DEVE DESLEGAR-SE. . . .

Fábio  Mayer

Pouco entendo do assunto mas:

a) Bancos de areia não são móveis?
b) Casos como este não ensejam um inquérito policial militar para averiguar as responsabilidades?

Não há nada de incompetência da Marinha. Pode haver incompetência do oficial de comando da embarcação ou mesmo de uma parte da tripulação, mas o que acontece em um navio não pode denegrir a imagem de toda a força.

marcelo

Sinceramente, a MB tem que investigar isso. É erro PRIMÁRIO sim, até mesmo para arraes-amador, quanto mais para um capitão de fragata. Se foi falha de equipamento ou humana tanto faz, deve-se apurar para não acontecer de novo.
Porque o brasileiro é tão defensivo e ataca na primeira crítica? Se fosse assim ninguém erraria, não existiria falha e o mundo seria perfeito. calma lá.

marcandrey

Fábio Mayer disse:
5 de maio de 2010 às 9:30
Pouco entendo do assunto mas:

Casos como este não ensejam um inquérito policial militar para averiguar as responsabilidades?

Fabio, não um “inquérito policial militar” e sim um “processo administrativo” que ja esta sendo aberto para apurar as causas do acidente.