construção do California SSN 781 - foto Northrop Grumman

Marco na construção do California, da classe Virginia de submarinos nucleares de ataque, foi alcançado no dia 10 de maio

A Northrop Grumman inforou que foi atingido o marco de  “pressure hull complete” (casco de pressão completo) na construção do submarino nuclear de ataque California (SSN 781), da classe Virginia. Isso significa que todas as seções do casco de pressão do submarino foram unidas, cumprindo a última principal meta antes do batismo e lançamento do California, que deverá ocorrer ainda este ano.

O California, oitavo submarino da classe Virginia, teve sua quilha batida em maio de 2009, e sua entrega à USN (Marinha dos EUA) deverá ocorrer em 2011. Para a construção da classe, a Northrop Grumman, em sua unidade de Newport News, conta também com o trabalho da General Dynamics Electric Boat.

Estão em construção o Mississippi (SSN 782) e o Minnesota (SSN 783). Outros submarinos previstos para a classe são o North Dakota (SSN 784) e John Warner (SSN 785), sendo que, segundo a Northrop Grumman, este último deverá ser entregue como o primeiro navio do Block III, objeto de contrato recebido em 22 de dezembro de 2008.

A classe Virginia foi desenvolvida a partir de requerimentos da USN pós-guerra fria, com emprego de tecnologias avançadas para aprimorar o poder de fogo, a manobrabilidade e a furtividade. Os submarinos da classe têm 377 pés de comprimento (aproximadamente 115 metros) e são capazes de velocidades submersas superiores a 25 nós, podendo cumprir missões submersas de três meses de duração.

FONTE / FOTO: Northrop Grumman

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Alex Nogueira

>.> !! Ai está os EUA mantendo seu poderio.

Não entendo muito de Submarinos, mas para quem começou a construir um “monstro” destes em maio, até que já está bem adiantado.

Dalton

Alex…

o California está em construção desde 2006…portanto dentro do
plano que é de iniciar a construção e comissionar o submarino dentro de um prazo de 5 anos.

abraços