Na mesma semana, USS San Jacinto realiza duas ações antipirataria

1

 USS San Jacinto em ações antipirataria - foto USN

A Marinha dos EUA (USN) informou que, no dia 31 de maio, o cruzador de mísseis guiados USS San Jacinto (CG 56) impediu que nove piratas Somalis atacassem uma embarcação de bandeira maltesa, o M/V Avenue Beauty. Com essa ação, já são 22 piratas interditados pelo navio apenas esta semana.

O San Jacinto respondeu a um pedido de socorro do M/V Avenue Beauty, que estava sob ataque de piratas a 90 milhas ao norte da Somália. Ouvindo disparos de armas de fogo, o mestre do navio soou o alarme e comandou a tripulação para executar medidas contra pirataria, o que fez o barco pirata abortar seu ataque e fugir. O cruzador, respondendo à emergência, seguiu o barco pirata com seu helicóptero, acompanhando com o radar a fuga em alta velocidade rumo à costa da Somália.

Como o barco não respondeu às ordens do helicóptero para parar, um dos tripulantes da aeronave realizou disparos de advertência cruzando a proa e a popa da embarcação, convencendo os piratas a pará-la. Mais tarde, uma equipe com tripulantes do San Jacinto e membros da Guarda Costeira dos EUA (U.S. Coast Guard Law Enforcement Detachment) abordou o barco pirata, tomando controle do mesmo para realizar uma busca. Os piratas já haviam jogado ao mar suas armas, munição e outros equipamentos, e foram liberados após a equipe de abordagem confiscar um dos motores e diversos galões de combustível, o suficiente para alcançar a costa.

Dias antes, o cruzador libertou pequena embarcação, em poder de piratas.

No dia 26 de maio, o CG 56 já havia resgatado os tripulantes de uma pequena embarcação, em poder de 13 suspeitos de serem piratas somalis. A ação se deu 68 milhas a sudeste de Ras Fartak, no Iêmen, e os suspeitos foram entregues às forças navais do país.

Na ocasião, o cruzador realizava operações anti drogas, tendo despachado uma equipe de abordagem em dois barcos semirígidos para o dhow “Al Jawat” do Iêmen (dhow é uma embarcação de pequeno porte típica da região), para uma inspeção de rotina. Quando todo o pessoal estava reunido na proa da embarcação, a equipe realizou uma busca e descobriu uma pessoa escondida sob um cobertor, assim como quatro fuzis AK-47 e quatro granadas propelidas a foguete.

Conversando com o mestre do barco, a equipe pôde constatar que 13 suspeitos de pirataria estavam a bordo, tentando se passar como parte da tripulação. Estes foram identificados pelo mestre e foram detidos sem reagir. Tanto a tripulação do dhow quanto os suspeitos de pirataria permaneceram na embarcação enquanto autoridades do Iêmen eram contatadas. Uma barco patrulha da Marinha do Iêmen foi despachado de Al Mukalla para levar os suspeitos em custódia e interrogar a tripulação, cujo mestre também revelou que ficaram um dia em poder dos suspeitos de pirataria.

USS San Jacinto deixando Norfolk em janeiro de 2010 - foto USN

FONTE / FOTOS: USN (Marinha dos EUA)

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mikhail Aleksandrovitch Bakunin

Conversando com o mestre do barco, a equipe pôde constatar que 13 suspeitos de pirataria estavam a bordo, tentando se passar como parte da tripulação. Estes foram identificados pelo mestre e foram detidos sem reagir

Que estranho, pelo que eu lí em alguns comentários eles teriam o direito de linchar os soldados.